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Tipo do documento: Dissertação
Título: Complexidade na educação: a pedagogia Maria Peregrina como direcionamento para acesso ao ensino superior
Autor: Toledo, Vitor Mendonça de 
Primeiro orientador: Gregorio, Michele de Lima
Primeiro membro da banca: Vendramini, Silvia Helena Figueiredo
Segundo membro da banca: Silva, Ricardo Scucuglia Rodrigues da
Terceiro membro da banca: Godoy, Moacir Fernandes de
Quarto membro da banca: Perinelli Neto, Humberto
Resumo: Verificar se houve influência da Pedagogia da Escola Maria Peregrina nas escolhas de curso para ingresso no Ensino Superior feitas por ex-alunos da instituição, manifestando a inclinação dos discentes a determinadas inteligências específicas, bem como, identificar os possíveis caminhos inicialmente imprevistos que surgiram no decorrer da realização dos projetos e suas consequências no percurso escolar dos alunos até o ingresso na faculdade. Métodos: Estudo qualitativo de associação baseado na análise descritiva dos dados obtidos em questionários constituídos de catorze perguntas diretas que foram encaminhados aos sujeitos do estudo via e-mail. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Maria Peregrina, uma organização não governamental localizada em São José do Rio Preto, SP. A instituição desenvolve seu trabalho a partir da singularidade de cada estudante, por esta razão, as turmas são compostas por poucos alunos. O número total dos alunos que concluíram o Ensino Médio na instituição foi dez. Os critérios estabelecidos para selecionar os alunos que participaram desta pesquisa foram: ter sido regularmente matriculado na Escola Maria Peregrina desde o início dos Anos Finais do Ensino Fundamental, ter cursado inteiramente e concluído o Ensino Médio na Escola Maria Peregrina, ter ingressado no Ensino Superior e concordar em participar do estudo assinando o Termo de Consentimento. O número de alunos incluídos na pesquisa foi quatro. Os dados foram examinados a partir dos pressupostos da Teoria das Inteligências Múltiplas e da Complexidade. Resultados: Foi verificada uma influência significativa da Pedagogia de Projetos no autoconhecimento dos alunos acerca dos temas e áreas de sua predileção para estudos e pesquisas. Além disso, ao se referenciarem na Teoria das Inteligências Múltiplas, puderam identificar suas potencialidades e inteligências mais desenvolvidas, o que os orientou na escolha de curso para ingresso no Ensino Superior. A integração dos Projetos de Pesquisa à Teoria das Inteligências Múltiplas, a partir da perspectiva da Complexidade, contraria as perspectivas mecanicistas de causa e efeito vinculadas ao determinismo social, psicológico ou biofísico, sugerindo uma mudança de paradigma à ciência pedagógica, pois, em um sistema complexo, uma pequena alteração pode gerar consequências significativas. A Pedagogia da Escola Maria Peregrina difere dos modelos educacionais de Educação Básica que transpõem a fragmentação da ciência moderna para seu modelo constituinte, pois promove a integração de disciplinas e evita a fragmentação do ambiente escolar em séries, faixas etárias e salas de aula, elementos que caracterizam a educação tradicional. Conclusão: A Pedagogia da Escola Maria Peregrina permitiu aos alunos ampararem-se cientificamente em suas tendências vocacionais para optar entre o que iriam estudar. Portanto, pode-se afirmar que ela contribui para o desenvolvimento existencial dos alunos/indivíduos e também para a solução de questões de ordem comunitária e social, pois colabora para a resolução de um problema comum à maioria dos alunos brasileiros, que desde cedo são pressionados para discernir seu futuro educacional e profissional, mas não possuem o autoconhecimento necessário para optar adequadamente e não encontram cursos superiores que traduzam suas preferencias.
Abstract: To verify if there was an influence of the Pedagogy of Maria Peregrina School in the course choices for enrollment in Higher Education by former students of the institution, manifesting the students' inclination to certain specific intelligences, as well as, to identify the possible initially unforeseen paths that emerged during the accomplishment of the projects and their consequences in the students' school path until they entered college. Methods: Qualitative association study based on the descriptive analysis of data obtained from questionnaires consisting of fourteen direct questions that were sent to the study subjects via e-mail. The research was developed at Escola Maria Peregrina, a non-governmental organization in São José do Rio Preto, SP. The institution has been developing its work from the uniqueness of each student; for this reason, the classes comprises few students. The total number of students who completed high school at the institution was ten. The criteria established to select the students who participated in this research were: to have been regularly enrolled at Escola Maria Peregrina since the beginning of the Final Years of Elementary School, to have fully attended and completed High School at Escola Maria Peregrina, to have entered Higher Education and agree to participate in the study by signing the consent form. The number of students included in the survey was four. Data were examined from the assumptions of the Theory of Multiple Intelligences and Complexity. Results: A significant influence of Project Pedagogy on students' self-knowledge about the themes and areas of their predilection for studies and research was verified. In addition, by making use of the Theory of Multiple Intelligences, they were able to identify their potentialities and more developed intelligences, which guided them in choosing a course to enter Higher Education. The integration of Research Projects to the Theory of Multiple Intelligences, from the perspective of Complexity, contradicts the mechanistic perspectives of cause and effect linked to social, psychological or biophysical determinism, suggesting a paradigm shift to pedagogical science, because, in a system complex, a small change can have significant consequences. The Pedagogy of Maria Peregrina School differs from the educational models of Basic Education that transpose the fragmentation of modern science to its constituent model, as it promotes the integration of disciplines and avoids the fragmentation of the school environment in grades, age groups and classrooms, elements that characterize traditional education. Conclusions: The Pedagogy of Maria Peregrina school allowed students to scientifically rely on their vocational tendencies to choose according to what they would study. Therefore, it can be said that it can improve the existential development of students/individuals. Also to the solution of community and social problems, as it helps to solve a common issue that accounts the majority of Brazilian students These students from an early age are pressured to discern their educational and professional future, but do not have the necessary self-knowledge to choose this appropriately and do not find courses in higher education that scan uit their preferences.
Palavras-chave: Ensino
Teaching
Modelos Educacionais
Models, Educational
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Sigla da instituição: FAMERP
Departamento: Faculdade 1::Departamento 2
Programa: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Citação: Toledo, Vitor Mendonça de. Complexidade na educação: a pedagogia Maria Peregrina como direcionamento para acesso ao ensino superior. 2023. 100 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 1674
URI: http://bdtd.famerp.br/handle/tede/801
Data de defesa: 10-Mar-2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

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