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dc.creatorBraga, Lidiana Passos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5060757793150159por
dc.contributor.advisor1Soler, Zaída Aurora Sperli Geraldes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5490069125180541por
dc.contributor.advisor-co1Rodrigues, Luciene Cavalcanti-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9346178640224901por
dc.contributor.referee1Rondina, João Marcelo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9939262925159287por
dc.contributor.referee2Faria, Denise Gonzales Stelluti de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9332135747942968por
dc.contributor.referee3Irigoyen, Beatriz Barco Tavares Jontaz-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7729860618530583por
dc.date.accessioned2021-02-25T12:03:42Z-
dc.date.issued2019-06-12-
dc.identifier.citationBraga, Lidiana Passos. Proposta de simulador computacional para ensino de fatores mecânicos do parto. 2019. 78 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto.por
dc.identifier.doi1463por
dc.identifier.urihttp://bdtd.famerp.br/handle/tede/593-
dc.description.resumoTecnologia pode ser definida como a aplicação prática de um conhecimento científico. Com o surgimento de tecnologias voltadas para a informação e comunicação, o processo de ensino e aprendizagem em todas as áreas do conhecimento foi ampliado e facilitado. O interesse nesta temática coloca em consonância a formação profissional da pós-graduanda, da orientadora e coorientadora desta pesquisa. Na área de Obstetrícia, uma dificuldade que se revela é a compreensão dos fatores do parto para a sua condução adequada na realização do parto normal, ou seja, aprender a "partejar". O Brasil é citado, como um campeão em cesarianas e um dos aspectos mais relacionados à tal ocorrência é que se deixou de ensinar e aprender a partejar – acompanhar o trabalho de parto de parturientes de risco obstétrico habitual -, ação realizada via de regra, em todo mundo, pela obstetriz/enfermeira(o) obstetra, cabendo ao médico a atenção àquelas com agravos na gestação e parto. Objetivo: Propor um simulador computacional para o ensino dos fatores do parto com o desenvolvimento de quatro objetos virtuais de aprendizagem: (1) Pelve Obstétrica, (2) Cabeça Fetal, (3) Relações Útero-fetais, (4) Mecanismos do Parto na apresentação cefálica fletida. Método: Trata-se de uma pesquisa metodológica aplicada, utilizando-se de desenho instrucional proposto por Galvis-Panqueva para desenvolvimento de softwares educacionais, seguindo cinco estágios: Análise, Projeto, Desenvolvimento, Avaliação e Administração. A finalidade é facilitar a compreensão dos fatores do parto para uma atenção mais eficiente durante os seus períodos clínicos realizados via vaginal, contribuindo não só para o aumento dos partos normais e para a humanização do nascimento, mas também para destacar a importância da obstetriz/enfermeira(o) obstetra neste contexto. Resultados: Dentro das etapas da metodologia Galvis-Panqueva, executamos a de Análise, Projeto e Desenvolvimento. Levantamos os itens mais necessários para os objetos virtuais, foram verificados os softwares que poderiam ser utilizados para o desenvolvimento e, por fim, foram criadas animações para a apresentação dos conteúdos necessários para o aprendizado e atividades interativas para aplicação do conhecimento adquirido. Conclusão: Ao desenvolver estes recursos pudemos verificar a grande dimensão na área de criação de objetos virtuais de aprendizagem, permitindo um novo olhar para a área de Enfermagem Obstétrica e para o processo de partejar.por
dc.description.abstractTechnology can be defined as the practical application of a scientific knowledge. In addition to the advent of technologies focused on information and communication, the teaching and learning process has been expanded and facilitated in all areas of knowledge. The same interest on this theme has joined the professional education of the post-graduate student, the advisor and co-advisor of this research. The understanding of the childbirth factors for adequate conduction in the accomplishment of the normal childbirth, that is, to learn how to midwifery is a concern in the area of Obstetrics. Brazil is ponted out as a champion on cesarean section and one of the most related aspects to this occurrence is that teaching and learning on how to midwifery has been broken - to follow the women in labor of common obstetric risk -, an action usually carried out by the obstetrician / obstetrician nurse, besides the doctor's attention to those with problems in pregnancy and childbirth. Objective: To propose a computer simulator to teach the factors of childbirth with the development of four virtual learning objects: (1) Obstetric Pelvis, (2) Fetal Head, (3) Uterus-Fetal Relationships, (4) Mechanisms of Labor during flexed cephalic presentation. Method: This is an applied methodological research, using an instructional design proposed by Galvis-Panqueva for the development of educational software, following five stages: Analysis, Design, Development, Evaluation and Administration. The purpose is to facilitate the understanding of the factors of delivery for a more efficient attention during its clinical periods performed vaginally, contributing not only to the increase of normal births as well as the humanization of the birth, but also to highlight the importance of the obstetrician / nurse in this environment. Results: We have performed Analysis, Design and Development within the steps of the Galvis-Panqueva methodology. We have taken into account the most necessary items for the virtual objects, checked the software that could be used for development and, finally created animations for the presentation of the important contents for interactive learning and activity to apply the knowledge acquired. Conclusion: Developing these resources, we were able to observe the great dimension into the area of creation of virtual learning objects, allowing a new view on the area of Obstetric Nursing and the process of midwifery .eng
dc.description.provenanceSubmitted by Suzana Dias (suzana.dias@famerp.br) on 2021-02-25T12:03:42Z No. of bitstreams: 1 LidianaPassosBraga_Dissert.pdf: 2338793 bytes, checksum: 08085e4cecb27a6d29b14a16d898bc92 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-25T12:03:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LidianaPassosBraga_Dissert.pdf: 2338793 bytes, checksum: 08085e4cecb27a6d29b14a16d898bc92 (MD5) Previous issue date: 2019-06-12eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdade de Medicina de São José do Rio Pretopor
dc.publisher.departmentFaculdade 1::Departamento 2por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsFAMERPpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Enfermagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnfermagem Obstétricapor
dc.subjectObstetric Nursingeng
dc.subjectPartopor
dc.subjectParturitioneng
dc.subjectTreinamento por Simulaçãopor
dc.subjectSimulation Trainingeng
dc.subjectParto Obstétricopor
dc.subjectDelivery, Obstetriceng
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpor
dc.titleProposta de simulador computacional para ensino de fatores mecânicos do partopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

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