???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdtd.famerp.br/handle/tede/453
Tipo do documento: Dissertação
Título: Avaliação comportamental de crianças pré-escolares em programa de natação
Autor: Ferreira, Maria Fernanda Lopes 
Primeiro orientador: Nagamine, Kazuo Kawano
Primeiro membro da banca: Forni, José Eduardo Nogueira
Segundo membro da banca: Miyasaki, Maria Cristina de Oliveira Santos
Resumo: Estudos constatam a alta prevalência de transtornos mentais na população infanto-juvenil no Brasil e no mundo. Investigações sobre o comportamento de crianças em idade escolar, no interior do estado de São Paulo, Brasil, identificaram uma prevalência de 12,5% de crianças com problemas de comportamento. Objetivo: avaliar o desenvolvimento comportamental de crianças pré-escolares em um programa de natação. Método: estudo longitudinal, com amostra de conveniência de 45 participantes, com analise quanti-qualitativa, realizado em uma escola de natação, na cidade de São José do Rio Preto. Os responsáveis pelos participantes responderam ao questionário Child Behavior Check List CBCL / 1 12⁄ e 5 anos, antes e depois do programa de natação, classificando-os como portadores de problemas “clínicos” e “não clínicos”, e para análise de dados adotou-se nível de significância p<0,05. Resultados: os resultados comparados pré e pós o programa mostraram uma melhora significativa em 6 síndromes das 15 comtempladas pela CBCL. Descobriu-se pouca melhora significativa no comportamento das crianças em geral e, observando por gênero, as meninas obtiveram uma melhora mais significativa em comparação com os meninos. Conclusão: houve melhora no comportamento das crianças após o programa de natação proposto, observando-se melhora considerável, na análise descritiva, em comparação com a análise estatística.
Abstract: Studies have shown a high prevalence of mental disorders in child and adolescent population in Brazil, and in the world. Investigations on pre-school children behavior in the state of São Paulo, Brazil, have identified a 12.5 % prevalence of children with behavioral problems. Objective: to evaluate the behavioral development of pre-school children in a swimming program. Method: convenience sample longitudinal study, through quantitative-qualitative analysis, performed at a swimming school in the city of São José do Rio Preto. One parent or responsible for the participants has answered to CBCL / 1 1/2 and 5-year questionnaire, before and after the swimming program, classifying the children as having "clinical" or "non-clinical" problems. A p < 0. 05 significance has been used for data analysis. Results: comparing results before and after the program, children have shown a significant improvement in 6 syndromes out of the 15 assessed by CBCL. A little significant improvement has been observed in the kids’ general behavior, and, considering gender, girls have presented a slightly more important improvement than boys. Conclusion: after the proposed swimming program, the descriptive analysis has shown significant improvement in the children’s behavior compared to the statistical analysis.
Palavras-chave: Adolescent Behavior
Neurodevelopmental Disorders
Swimming
Comportamento do Adolescente
Transtornos do Neurodesenvolvimento
Natação
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::8765449414823306929::600
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Sigla da instituição: FAMERP
Departamento: Faculdade 2::Departamento 3::2806819863218485658::500
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia::2588426296948062698::500
Citação: Ferreira, Maria Fernanda Lopes. Avaliação comportamental de crianças pré-escolares em programa de natação. 2018. 55 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 1379
URI: http://bdtd.famerp.br/handle/tede/453
Data de defesa: 16-May-2018
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MariaFernandaLopesFerreira_dissert.pdfDocumento principal1,17 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.