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dc.creatorAlves, Danilo de Miranda-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8946821768551226por
dc.contributor.advisor1Pompeo, Daniele Alcalá-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4860593259310768por
dc.contributor.referee1Lourenção, Luciano Garcia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3473337207560444por
dc.contributor.referee2André, Júlio César-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8954013807560316por
dc.date.accessioned2023-05-25T13:58:15Z-
dc.date.issued2022-11-01-
dc.identifier.citationAlves, Danilo de Miranda. Saúde mental e autoeficácia percebida de estudantes do ensino superior durante a crise da covid-19. 2022. 73 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto.por
dc.identifier.doi1658por
dc.identifier.urihttp://bdtd.famerp.br/handle/tede/802-
dc.description.resumoAvaliar as crenças de autoeficácia geral de universitários da área de saúde durante o enfrentamento da Covid-19 e analisar se este constructo é influenciado pelas características sociodemográficas, bem-estar psicológico e sintomas ansiosos e depressivos. Métodos: Estudo correlacional, desenvolvido com alunos de graduação em Enfermagem, Medicina e Psicologia de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública de um munícipio do interior de São Paulo. A amostra foi de 329 participantes, que responderam aos seguintes instrumentos: Caracterização sociodemográfica, Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão, Escala de Autoeficácia Geral e Percebida e Questionário de Saúde Geral (GHQ-12). A coleta de dados foi realizada no segundo semestre de 2022, de forma remota, por meio do Google Forms. Empregou-se o teste de Mann-Whitney para comparar os escores de autoeficácia e QSG-12 com as variáveis de caracterização amostral de até dois níveis e o teste de Kruskal-Wallis para as variáveis de caracterização amostral com mais de dois níveis com posterior teste de comparação múltipla de Dunn quando P<0,05. Para verificar a associação entre os sintomas de ansiedade e depressão e as variáveis de caracterização amostral foi utilizado o teste qui-quadrado. A correlação entre os escores de autoeficácia e QSG-12 foram verificadas por meio do teste correlativo de Spearman. O nível de significância adotado para os testes foi de 0,05 ou 5%. Resultados: Os participantes apresentaram níveis moderados de autoeficácia geral e percebida (34,32± 7,49), os quais foram associados ao sexo (p=0,001), moradia (p=0,033), curso (p<0,001), ano da graduação (p<0,006), realização com o curso (p=0,001), sobrecarga de atividades (p<0,001), estresse (p<0,001), prática de exercícios físicos (p<0,001), lazer (p<0,001), autolesão (p<0,025), ideação suicida (p<0,003) e pandemia (p<0,001). Maiores escores de crenças de autoeficácia foram correlacionados a níveis elevados de bem-estar psicológico (p<0,001; r= -,582) e ausência de sintomas ansiosos (p<0,001) e depressivos (p<0,001). Grande parte dos participantes afirmou que a pandemia prejudicou a sua saúde mental (85,71%), 56,84% apresentaram sintomas de ansiedade e 31% de depressão. Além disso, 16,72% dos acadêmicos relataram ideias de suicídio. Conclusão: As crenças de autoeficácia geral dos estudantes da área da saúde apresentaram-se em níveis moderados e foram influenciadas pelo bem-estar psicológico e pelos sintomas de ansiedade e depressão. Na percepção dos estudantes, a pandemia por Covid-19 impactou de forma negativa a sua saúde mental. Esses achados demonstram a experiência educacional universitária como um espaço para intervenções psicoeducativas universais voltadas à promoção de recursos pessoais. O fortalecimento das crenças de autoeficácia nas universidades pode ajudar a melhorar os comportamentos de saúde dos estudantes e prevenir doenças mentais.por
dc.description.abstractTo assess health university students' general self-efficacy beliefs during coping with Covid-19 and to analyze whether this construct is influenced by sociodemographic characteristics, psychological well-being, and anxious and depressive symptoms. Methods: Correlational study, developed with undergraduate students of Nursing, Medicine and Psychology from a public Higher Education Institution (HEI) in a city in the interior of São Paulo state. The sample comprised 329 participants, who responded to the following instruments: Sociodemographic Characterization, Hospital Anxiety and Depression Scale, General and Perceived Self-Efficacy Scale and General Health Questionnaire (GHQ-12). Data collection was carried out in the second half of 2022, remotely, through Google Forms. The Mann-Whitney test was used to compare the self-efficacy and GHQ-12 scores with the sample characterization variables of up to two levels and the Kruskal-Wallis test for the sample characterization variables with more than two levels with a subsequent test of Dunn's multiple comparison when P<0.05. To verify the association between anxiety and depression symptoms and the sample characterization variables, the Chi-Square test was used. The correlation between self-efficacy scores and GHQ-12 were verified using Spearman's correlative test. The significance level adopted for the tests was 0.05 or 5%. Results: Participants have showed moderate levels of general and perceived self-efficacy (34.32± 7.49), which were associated with gender (p=0.001), housing (p=0.033), course (p<0.001), year of graduation (p<0.006), accomplishment with the course (p=0.001), overload of activities (p<0.001), stress (p<0.001), physical exercise (p<0.001), leisure (p<0.001), self-harm (p<0.025), suicidal ideation (p<0.003) and pandemic (p<0.001). Higher scores of self-efficacy beliefs were correlated with high levels of psychological well-being (p<0.001; r= -.582) and absence of anxious (p<0.001) and depressive symptoms (p<0.001). Most of the participants said that the pandemic harmed their mental health (85.71%), 56.84% had symptoms of anxiety and 31% of depression. In addition, 16.72% of academics reported suicidal thoughts. Conclusion: Health students' general self-efficacy beliefs were at moderate levels and were influenced by psychological well-being and symptoms of anxiety and depression. According to the students' perception, the Covid-19 pandemic had a negative impact on their mental health. These findings have demonstrated the university educational experience as a space for universal psychoeducational interventions aimed at promoting personal resources. Strengthening self-efficacy beliefs in universities can be useful to improve student´s health behaviors as well as to prevent mental disorders.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Suzana Dias (suzana.dias@famerp.br) on 2023-05-25T13:58:15Z No. of bitstreams: 1 DanilodeMirandaAlves_Dissert.pdf: 754383 bytes, checksum: f7f69bd190e2f68ae1f48d96e8eeae90 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-25T13:58:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DanilodeMirandaAlves_Dissert.pdf: 754383 bytes, checksum: f7f69bd190e2f68ae1f48d96e8eeae90 (MD5) Previous issue date: 2022-11-01eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdade de Medicina de São José do Rio Pretopor
dc.publisher.departmentFaculdade 1::Departamento 2por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsFAMERPpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Enfermagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSaúde Mentalpor
dc.subjectMental Healtheng
dc.subjectCOVID-19por
dc.subjectCOVID-19eng
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDEpor
dc.titleSaúde mental e autoeficácia percebida de estudantes do ensino superior durante a crise da covid-19por
dc.typeDissertaçãopor
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