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Tipo do documento: Dissertação
Título: Liderança como competência gerencial do enfermeiro
Autor: Neves, Gabriela Duran das 
Primeiro orientador: Paschoal, Vania Del' Arco
Primeiro coorientador: Werneck, Alexandre Lins
Primeiro membro da banca: Santos, Álvaro da Silva
Segundo membro da banca: Soler, Ana Claudia Parra
Resumo: Analisar a lideranca como competencia gerencial do enfermeiro. Metodo: Trata-se de uma pesquisa transversal com delineamento descritivo, abordagem quantitativa do tipo analitica com correlacao entre variaveis. O cenario da pesquisa foi uma instituicao hospitalar filantropica de ensino situada no interior paulista. A populacao da pesquisa foi constituida por 62 enfermeiros da instituicao. A amostragem foi nao probabilistica em sequencia, ou seja, participaram da pesquisa todos os enfermeiros da populacao acessiveis no periodo de marco a junho de 2021, em cargos gerenciais e assistenciais, no exercicio de suas atividades. Os criterios de exclusao foram os enfermeiros de ferias, licenca medica ou similar. A pesquisa foi anonima, realizada pela Plataforma Google, com o App Google FormsR, usando midia social. Na abertura do questionario virtual foi inserido um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). O instrumento de coleta de dados apontou informacoes sobre o perfil pessoal, de formacao academica e profissional para a avaliacao das liderancas, utilizou-se o Questionario de Lideranca Autentica (ALQ). Apos o formulario respondido pelos enfermeiros participantes foi realizado a tabulacao dos dados coletados, e para esta pesquisa, dois escores foram criados pelos presentes autores: tirou-se a media da pontuacao maxima alcancada e se somou 40% atingindo a pontuacao de 70 e se considerou a lideranca real valores pontuados <70 (os valores foram menores do esperado) e a lideranca ideal a pontuacao . 70 (ponto esperado). Foram exercidas duas funcoes de analises estatisticas: descritiva e inferencial. A pesquisa foi aprovada pelo Comite de Etica em Pesquisa da Faculdade de Medicina de Sao Jose do Rio Preto. Resultados: A pesquisa foi predominante pelo sexo feminino, com faixa etaria predominante entre 31 e 40 anos. Entre esses profissionais, a Liderança Ideal, prevaleceu nos enfermeiros com experiência na assistência. A pesquisa mostrou que os enfermeiros cursaram Especialização em escolas privadas, estes apresentaram um escore de Liderança Ideal. O tempo de serviço na instituição prevaleceu acima de 9 anos, o de formação entre 11 a 15 anos, influenciando os resultados de Liderança Ideal. Dentre os setores de o maior número de enfermeiros encontra-se na Terapia Intensiva, no Pronto-Socorro e na Enfermaria, com maior escore de Liderança Ideal. Conclusão: Em relação à Liderança Ideal, a maioria dos profissionais era do sexo feminino, com faixa etária predominante entre 31 e 40 anos, com Score de Liderança com tendência de menor idade e, prevaleceu nos enfermeiros com experiência na assistência. Os enfermeiros que cursaram especialização em escolas privadas apresentaram um escore de Liderança Ideal. Observamos que as variáveis não possuem tendência estatística de significância para Mestrado. O tempo de serviço na instituição, acima de 9 anos, influenciou os resultados de Liderança Ideal. Houve maior score de Liderança com tendência de maior tempo de formação e de serviço na instituição. Verificamos que três setores de trabalho na instituição com maior destaque no perfil de Liderança Ideal: a Terapia Intensiva, o Pronto-Socorro e a Enfermaria. Como impacto a pesquisa mostrou que a avalição da liderança para enfermeiros é um instrumento eficaz pois indica caminhos para se aumentar a eficiência dos profissionais.
Abstract: Objective: Analyze leadership as a managerial competence of nurses. Method: We carried out a cross-sectional study with a descriptive design, using a quantitative approach of the analytical type with a correlation between variables. The research setting was a philanthropic teaching hospital in São Paulo State inland. The study population was composed of 62 nurses working in the institution. The sample was non-probabilistic in sequence, i.e., all nurses of the population accessible from March to June 2021, in managerial and care positions, in the exercise of their activities, participated in the research. The exclusion criteria were nurses on vacation, sick leave, or similar. The survey was anonymous, carried out by the Google Platform, with the App Google Forms®, using social media. The data collection instrument identified the personal profile and academic and professional training for evaluating leadership. We used the Authentic Leadership Questionnaire (ALQ). Based on the participants who answered the Questionnaire, we created two scores. We calculated the average of the maximum score, and we added 40%, reaching the score of 70. The actual competence score values were <70.00 (values were below the expected), and the superior competence score was ≥ 70.00 (desired point). We performed two functions of statistical analysis: descriptive and inferential. The local Research Ethics Committee approved the study. Results: The study population was predominantly female, with a predominant age range between 31 and 40. Among these professionals, Ideal Leadership prevailed among nurses with experience in assistance. The research showed that the nurses who attended Specialization courses in private schools presented a score of Ideal Leadership. The time of service in the institution prevailed above nine years, and the time of training between 11 and 15 years, influencing the results of Ideal Leadership. Among the sectors with the highest number of nurses, the Intensive Care, the Emergency Room, and the Ward had the highest Ideal Leadership scores. Conclusion: Regarding Ideal Leadership, most professionals were female, with a predominant age range between 31 and 40 years old, a Leadership Score with a tendency of younger age, and prevailing among nurses with experience in assistance. The nurses who took Specialization courses in private schools presented an Ideal Leadership Score. We observed that the variables have no statistical significance trend for Master. Nurses' length of service in the institution was above nine years, influencing the Ideal Leadership scores. A Higher Leadership score is related to a Longer Time of Education. There was a tendency for a higher Leadership score with a Tendency for a Longer Length of Service in the institution. We verified that three work sectors in the institution with a higher score in the Ideal Leadership profile: the Intensive Care, the Emergency Room, and the Infirmary. As an impact, the research showed that the assessment of leadership for nurses is an effective instrument as it indicates ways to increase the efficiency of professionals.
Palavras-chave: Papel do Profissional de Enfermagem
Nurse's Role
Gestão de Recursos Humanos
Personnel Management
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Sigla da instituição: FAMERP
Departamento: Faculdade 1::Departamento 2
Programa: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Citação: Neves, Gabriela Duran das. Liderança como competência gerencial do enfermeiro. 2022. 57 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 1663
URI: http://bdtd.famerp.br/handle/tede/792
Data de defesa: 27-Out-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

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