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Campo DCValorIdioma
dc.creatorParreira, Leiny Cristina Flores-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8667321304511852por
dc.contributor.advisor1Soler, Zaída Aurora Sperli Geraldes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5490069125180541por
dc.contributor.advisor-co1Cavalcanti, Luciene Rodrigues-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9346178640224901por
dc.contributor.referee1Somera, Elizabeth Abelama Sena-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2947589950952844por
dc.contributor.referee2Paula, Alexandre da Silva de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1680907438039947por
dc.contributor.referee3Rondina, João Marcelo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9939262925159287por
dc.contributor.referee4Sartori, Raquel Martins-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8645774729592438por
dc.contributor.referee5Jericó, Marli de Carvalho-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/0303502561696820por
dc.date.accessioned2023-05-17T16:21:14Z-
dc.date.issued2022-07-14-
dc.identifier.citationParreira, Leiny Cristina Flores. Ensino remoto emergencial e adoecimento em tempos da covid-19: análise em curso técnico integrado. 2022. 122 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto.por
dc.identifier.doi1666por
dc.identifier.urihttp://bdtd.famerp.br/handle/tede/785-
dc.description.resumoA pandemia da Covid-19 trouxe um cenário de isolamento social a todo o mundo em 2020, assim, o setor educacional começou a ofertar o Ensino Remoto Emergencial. Antes deste contexto já havia muitos casos de morbidade autorreferida entre os adolescentes escolares. Pensando na prática deste ensino, com o distanciamento social entre estudantes e professores, a dificuldade estrutural, tecnológica e a falta de uma diretriz geral da educação, surge um contexto com muitos desafios às instituições escolares. OBJETIVO: Verificar a percepção de adolescentes de curso técnico integrado quanto ao Ensino Remoto Emergencial durante a pandemia SARS-CoV-2 e a morbidade autorreferida neste período. MÉTODOS: Um total de 223 estudantes participaram do estudo cuja abordagem foi quantitativa, de caráter não experimental, descritivo e correlacional sobre o Ensino Remoto Emergencial ofertado em instituição de ensino técnico e tecnológico. O instrumento de pesquisa é constituído por três partes: características sociodemográficas, ensino remoto e os sentimentos vivenciado pelos estudantes. Aprovado pelo Comitê de Ética da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo. Analisou-se os dados por meio dos programas Microsoft Excel, JASP E Statistical Package for Social Science (SPSS). RESULTADOS: Identificou-se impactos negativos na organização do cotidiano de estudos dos estudantes, uma redução do poder econômico das famílias, 21,1% dos estudantes não participam das aulas síncronas, 20,6% não está satisfeito com o curso. Houve aumento de uso de medicamento. A diferença entre as médias de engajamento geral antes e depois da pandemia foi de 1,15, p-valor significante <0,001. Houve aumento em problemas de saúde como dores no estômago, dores de cabeça, outras dores, dificuldade de dormir e de permanecer dormindo, problemas de concentração, esquecimento, ansiedade, estresse, frustração, tédio, desânimo, fragilidade. O engajamento antes da pandemia já apresentava problemas relacionados a concentração na leitura de livros, depois da experiência com o ensino remoto surgiram mais pontos negativos quando se correlacionou o engajamento e a morbidade autorreferida, como dores no estômago, outras dores, náusea e vômito, dificuldade de dormir, problemas de concentração, esquecimento, tristeza, nervosismo, raiva, choro fácil, estresse, tédio, desânimo, fragilidade, cansaço físico e mental. CONCLUSÃO: Percebeu-se que as questões de morbidade relacionadas ao ensino já existiam antes da pandemia. O contexto de isolamento e prática do ensino remoto trouxe um agravamento dos problemas de saúde nos estudantes. As morbidades autorreferidas apontadas pelos estudantes indicam que as condições de saúde mental foram as mais afetadas pelo contexto vivenciado. Muitos aspectos educacionais precisam ser revistos e replanejados para que haja redução dos danos possíveis provados pela pandemia na educação.por
dc.description.abstractLa pandemia de Covid-19 trajo un escenario de aislamiento social a todo el mundo en 2020, por lo que el sector educativo comenzó a ofrecer Aprendizaje a Distancia de Emergencia. Antes de este contexto ya había muchos casos de morbilidad autodeclarada entre los adolescentes escolarizados. Pensando en la práctica de esta enseñanza, con la distancia social entre alumnos y profesores, la dificultad estructural, tecnológica y la falta de una directriz general de educación, surge un contexto con muchos desafíos para las instituciones escolares. OBJETIVO: Verificar la percepción de los adolescentes de un curso técnico integrado sobre el Aprendizaje a Distancia de Emergencia durante la pandemia de SARS-CoV-2 y la morbilidad autodeclarada en este período. METODOLOGÍA: 223 estudiantes participaron en este estudio cuantitativo, no experimental, descriptivo y correlacional sobre el Aprendizaje a Distancia de Emergencia ofrecido en una institución de educación técnica y tecnológica. El instrumento de investigación se compone de tres partes: características sociodemográficas, enseñanza a distancia y sentimientos experimentados por los alumnos. Fue aprobado por el Comité de Ética de la Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto y del Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo. Los datos se analizaron con los programas Microsoft Excel, JASP y Statistical Package for Social Science (SPSS). RESULTADOS: Se identificaron impactos negativos en la organización de la vida diaria de los estudiantes de los estudios, una reducción del poder económico de las familias, el 21,1% de los estudiantes no participan en las clases sincrónicas, el 20,6% no están satisfechos con el curso. Hubo un aumento en el uso de medicamentos. La diferencia entre las puntuaciones medias del compromiso general antes y después de la pandemia fue de 1,15, con un valor p significativo <0,001. Aumentaron los problemas de salud como el dolor de estómago, el dolor de cabeza, otros dolores, la dificultad para dormir y permanecer dormido, los problemas de concentración, los olvidos, la ansiedad, el estrés, la frustración, el aburrimiento, el desánimo, la fragilidad. El compromiso antes de la pandemia ya presentaba problemas relacionados con la concentración al leer libros, después de la experiencia con el aprendizaje a distancia surgieron más puntos negativos al correlacionar el compromiso y la morbilidad autodeclarada, como dolores de estómago, otros dolores, náuseas y vómitos, dificultad para dormir, problemas de concentración, olvido, tristeza, nerviosismo, ira, llanto fácil, estrés, aburrimiento, desánimo, fragilidad, cansancio físico y mental. CONCLUSIÓN: Se constató que los problemas de morbilidad relacionados con la enseñanza ya existían antes de la pandemia. El contexto de aislamiento y la práctica docente a distancia agravaron los problemas de salud de los alumnos. Las morbilidades autodeclaradas por los estudiantes indican que las condiciones de salud mental son las más afectadas por el contexto vivido. Es necesario revisar y rediseñar muchos aspectos educativos para reducir los posibles daños que la pandemia pueda causar en la educación.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Suzana Dias (suzana.dias@famerp.br) on 2023-05-17T16:21:14Z No. of bitstreams: 1 LeinyCristinaFloresParreira_Dissert.pdf: 3491979 bytes, checksum: 642c286dd0285b1eaa386bc9e6392c34 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-17T16:21:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LeinyCristinaFloresParreira_Dissert.pdf: 3491979 bytes, checksum: 642c286dd0285b1eaa386bc9e6392c34 (MD5) Previous issue date: 2022-07-14eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdade de Medicina de São José do Rio Pretopor
dc.publisher.departmentFaculdade 1::Departamento 2por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsFAMERPpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Enfermagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCiências da Saúdepor
dc.subjectHealth Scienceseng
dc.subjectCOVID-19por
dc.subjectCOVID-19eng
dc.subjectEducação a Distânciapor
dc.subjectEducation, Distanceeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDEpor
dc.titleEnsino remoto emergencial e adoecimento em tempos da covid-19: análise em curso técnico integradopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

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