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Tipo do documento: Dissertação
Título: Avaliação do método de ensino-aprendizagem da disciplina gestão empreendedora e plano de negócios
Autor: Dias, Moisés Faustino 
Primeiro orientador: Beccaria, Lúcia Marinilza
Primeiro membro da banca: Ralio, Vanise Rafaela Zivieri
Segundo membro da banca: Bolçone, Orlando José
Terceiro membro da banca: Paschoal, Vânia Del Arco
Resumo: Avaliar a efetividade do método de ensino-aprendizagem da disciplina gestão empreendedora e plano de negócios em um curso de Administração de Empresas. Método: Pesquisa transversal, abordagem quantitativa, delineamento descritivo e analítico, com correlação entre as variáveis, realizado em uma instituição de ensino superior privado, com 41 egressos do curso de Administração de Empresas dos anos 2017, 2018 e 2019. Na primeira etapa, foram estruturados os grupos de trabalhos para discussão, pesquisas de oportunidades e desenvolvimento dos projetos. Foram estabelecidos prazos para a criação, elaboração e apresentação de novas oportunidades de negócios que deveriam ser a solução de algum problema ou necessidade do consumidor, de forma geral, com a premissa de possuir pelo menos uma inovação em produto, serviço, tecnologia, processo, canal de vendas ou embalagens. Para cada uma das etapas, foram ministradas aulas teóricas e, em seguida, os conhecimentos eram aplicados à prática. Cada parte do plano de negócios foi apresentada ao professor e aos estudantes em sala de aula, para análise, avaliação, correção e direcionamento sobre os conceitos e a viabilidade. No segundo momento, foi elaborado um questionário com 40 questões estruturadas para identificar o conhecimento teórico, as habilidades práticas e as atitudes dos estudantes para realizar, observar, ser proativo, tomar decisão e ser autoconfiante, e questões sobre os pontos fortes e frágeis da disciplina, envolvendo a percepção e a contribuição dessa experiência para a vida profissional, classificando cada questão a partir de uma escala de 1 a 5, sendo 1 insuficiente, 2 fraco, 3 regular, 4 bom e 5 excelente. Para análise estatística, utilizou-se os testes Correlação de Spearman e U de Mann-Whitney e os de independência entre as variáveis propostas, por meio da análise entre o valor de P (significância). Resultados: A realização de um plano de negócios favoreceu o desenvolvimento do espírito empreendedor, por meio da criação e execução de novos produtos e serviços, potencializando a capacidade e a competência para inserção do profissional no mercado de trabalho. O método possibilitou o desenvolvimento do empreendedorismo, por meio da análise da viabilidade econômica e financeira do mercado, estratégias de marketing, planejamento estratégico, o que proporcionou maior proatividade e protagonismo do estudante para a busca de mudança e inovação. Conclusão: A avaliação do método de ensino-aprendizagem da disciplina gestão empreendedora e plano de negócios mostrou-se eficiente e eficaz na percepção dos egressos, com destaque para os pontos fortes relacionados ao protagonismo dos estudantes, capacidade de criar e inovar e desenvolvimento do perfil empreendedor. A contribuição do estudo é que o método pode ser utilizado em outras áreas e outros cursos de nível superior das áreas exatas, humanas e biológicas, para o desenvolvimento e inovação em produtos e serviços, contribuindo para resolução de problemas, maior proatividade e empreendedorismo dos futuros profissionais. Sugere-se a aplicação do método no processo ensino aprendizagem sobre empreendedorismo, desde a educação básica até à universidade, para despertar nos estudantes a crença na sua capacidade de criar de acordo com as necessidades de mudança e inovação, com impacto positivo para a sociedade.
Abstract: To assess the effectiveness of the teaching-learning method of the discipline entrepreneurial management and business plan in a Business Administration Course. Method: Cross-sectional research, quantitative approach, descriptive and analytical design, with correlation between the variables, carried out in a private higher education institution, with 41 graduates from the Business Administration course in the years 2017, 2018 and 2019. In the first stage, working groups were structured for discussion, research opportunities and project development. Deadlines were established for the creation, elaboration and presentation of new business opportunities that should be the solution of some issue or consumer need, in general, with the requirement of presenting at least one innovation in product, service, technology, process, channel sales or packaging innovation. For each of the steps, theoretical classes were taught, afterwards, the knowledge was applied to practice. Each part of the business plan was presented to the professor and the students in class, for analysis, evaluation, correction and direction about the concepts and feasibility. In the second moment, a questionnaire was prepared with 40 structured questions to identify the students' theoretical knowledge, practical skills and attitudes to perform, to observe, be proactive, make decisions and be self-confident, and questions about the strengths and weaknesses of the discipline, regarding the perception and contribution of this experience to professional life, rating each question from a scale of 1 to 5, being 1 insufficient, 2 weak, 3 regular, 4 good and 5 excellent. For statistical analysis, Spearman's Correlation and Mann-Whitney's U tests were used, as well as the tests for independence between the proposed variables, by analyzing the P value (significance). Results: The development of a business plan has favored the development of the entrepreneurial spirit, through the creation and implementation of new products and services, enhancing the capacity and competence to introduce the professional in the labor market. The method has enabled the development of entrepreneurship, through the analysis of the market's economic and financial viability, marketing strategies, and strategic planning, which has provided the student with more proactivity and protagonism in the search for change and innovation. Conclusion: The assessment of the teaching-learning method of the discipline entrepreneurial management and business plan has proven to be efficient and effective in the perception of the graduates; highlighting the main points related to the protagonism of the students, the ability to create and innovate, and the development of an entrepreneurial profile. The contribution of this study is that the method can be used in other areas and other higher level courses in the exact, human, and biological areas, for the development and innovation in products and services, by contributing to problem solving, greater proactivity, and entrepreneurship of future professionals. We suggest the application of the method in the teaching-learning process on entrepreneurship, from basic education to university, to awaken in students the belief in their ability to create according to the needs of change and innovation, with a positive impact on society.
Palavras-chave: Educação
Education
Empreendedorismo
Entrepreneurship
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Sigla da instituição: FAMERP
Departamento: Faculdade 1::Departamento 2
Programa: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Citação: Dias, Moisés Faustino. Avaliação do método de ensino-aprendizagem da disciplina gestão empreendedora e plano de negócios. 2022. 125 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 1669
URI: http://bdtd.famerp.br/handle/tede/784
Data de defesa: 20-Set-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

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