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Tipo do documento: Dissertação
Título: Transição do cuidado na alta hospitalar: tempo dedicado pela enfermagem e gestão do processo
Autor: Zanetoni, Tatiane Cristina 
Primeiro orientador: Perroca, Marcia Galan
Primeiro coorientador: Cucolo, Danielle Fabiana
Primeiro membro da banca: Bernardino, Elizabeth
Segundo membro da banca: Lima, Maria Alice Dias da Silva
Terceiro membro da banca: Costa, Maria Fernanda Baeta Neves Alonso Da
Quarto membro da banca: Acosta, Aline Marques
Resumo: Examinar a gestão do processo de alta responsável conforme profissionais que atuam na transição do cuidado em instituições de cuidados de saúde. Métodos: Misto de estratégia explanatória sequencial. Etapa 1- construção de listagem de atividades a serem realizadas pelos enfermeiros na alta hospitalar responsável através de múltiplas fontes; validação das atividades geradas através da técnica Delphi (consenso pré-estabelecido em 0,80 e calculado o índice de validade de conteúdo - IVC); Etapa 2 - estudo qualitativo abordando as ações interprofissionais no processo; realizou-se entrevistas semiestruturadas individuais com 12 profissionais atuantes em unidade médico-cirúrgica e de cuidados paliativos de um hospital de ensino de porte especial do interior do estado de São Paulo. Os relatos foram submetidos à análise de conteúdo. Etapa 3 - web survey conduzida junto a hospitais de ensino, públicos e privados do Estado de São Paulo com boas práticas em saúde comprovada por acreditações nacionais e internacionais. Elaborou-se um questionário a partir de listagem de atividades validadas por especialistas considerando frequência, momento em que ocorrem, profissionais envolvidos e tempo estimado. As coletas de dados ocorreram entre abril e agosto de 2020 (Etapa 1); de outubro a novembro de 2020 (Etapa 2); e, de forma descontinua, de fevereiro a setembro de 2021 (Etapa 3). Resultados: Foram construídas 14 atividades. Na Delphi 1, o IVC variou de 0,70 (contato pós alta e agendamento de visita domiciliar) a 1,0 e na Delphi 2, encontrou-se variação de 0,60 (contato telefônico pós alta) a 1,0 sendo validadas 13 delas (Etapa 1). Apenas duas atividades (acompanhamento por telefone e visita domiciliar) não eram realizadas por membros da equipe interprofissional; A "comunicação e o envolvimento do paciente/familiar/cuidador no plano de alta" foi a atividade mais sinalizada. Seis temas emergiram das entrevistas: Sobrecarga de trabalho - demanda de atendimento e tempo dedicado; Articulação das ações interprofissionais e trabalho em rede; Planejamento antecipado da alta; Orientações ao paciente/familiar/cuidador; Avanços e aspectos restritores das ações interprofissionais e Repercussões das ações para continuidade do cuidado (Etapa 2). Houve participação de 71 enfermeiros vinculados a 29 instituições de cuidados de saúde localizadas em nove cidades do Estado de São Paulo. A maior parte das atividades era conduzida com regularidade nos primeiros quatro dias de internação. Agendamento de visita domiciliar, identificação de problemas pós alta e acompanhamento do paciente/família através de contato telefônico pós-alta nunca eram realizados, respectivamente, por 44(63,7%), 41(58,6%) e 51(71,8%) dos enfermeiros. O contato telefônico foi considerado importante 70(98,5%) e viável 41(57,8%). O enfermeiro, individualmente, ou como parte da equipe realizou (as) todas as atividades. O somatório do tempo estimado para o processo representou 257,5 (variação 205-410) minutos (Etapa 3). Conclusão: As atividades validadas podem auxiliar a gestão na melhoria do processo de alta responsável. Para maior efetividade, questões estruturais e processuais precisam ser aprimoradas e intervenções pós alta, sistematizadas. Confirma-se o papel central do enfermeiro identificando o tempo dedicado, a força de trabalho e as ações necessárias para qualificar a prática, prevenir readmissões e gastos desnecessários, sobretudo, promovendo a continuidade e integralidade do cuidado.
Abstract: To examine the management of the responsible discharge process according to professionals working in the transition of care in health care institutions. Methods: Mixed sequential exploratory strategy. Stage 1- construction of list of activities to be performed by nurses at discharge from hospital through multiple sources; validation of the activities produced through the Delphi technique (consensus pre-established at 0.80 and calculated content validity index - CVI); Stage 2 - qualitative study approaching the interprofessional actions in the process; individual semi-structured interviews were carried out with 12 professionals working in medical-surgical and palliative care units of a special sized school hospital in the interior of São Paulo state . The reports were submitted to content analysis. Stage 3 - web survey was conducted with public and private school hospitals in the state of São Paulo with good health practices certified by national and international accreditations. A questionnaire was developed from a list of activities validated by experts considering frequency, time at which they occur, professionals involved and estimated time. Data collection was carried between April and August 2020 (Stage 1); from October to November 2020 (Stage 2); and, discontinuously, from February to September 2021 (Stage 3). Results: Fourteen activities were developed. In Delphi 1, the CVI ranged from 0.70 (post discharge contact and home visit scheduling) to 1.0 and in Delphi 2, a range of 0.60 (post discharge telephone contact) to 1.0 was found and 13 of them were validated (Stage 1). Only two activities (telephone follow-up and home visit) were not performed by members of the interprofessional team; "communication and patient/family/caregiver involvement in the discharge plan" was the most signaled activity. Six themes emerged from the interviews: Work overload - care demand and dedicated time; Articulation of interprofessional actions and networking; Advance discharge planning; Guidance to the patient/family/caregiver; Advances and restrictive aspects of interprofessional actions and Repercussions of the actions for continuity of care (Stage 2). Seventy-one nurses linked to 29 care institutions located in nine cities in São Paulo state have participated in the study. Most of the activities was regularly conducted in the first four days of hospitalization. Scheduling home visits, identifying post discharge problems and following-up the patient/family through post discharge telephone contact were never carried out, respectively, by 44(63.7%), 41(58.6%) and 51(71.8%) of the nurses. Telephone contact was considered important 70(98.5%) and feasible 41(57.8%). The nurse, individually, or as part of the team has been performing all activities. The sum of the estimated time for the process represented 257.5 (range 205-410) minutes (Step 3). Conclusion: The validated activities can contribute to improve the management of the discharge process. For more effectiveness, structural and procedural issues have to be improved and post discharge interventions systematized. The key role of nurses was strengthened, identifying the time dedicated, the work force and the necessary actions to qualify the practice, prevent readmissions and unnecessary expenses, mainly by promoting continuity and integrity of care.
Palavras-chave: Alta do Paciente
Patient Discharge
Assistência ao Paciente
Patient Care
Hospitalização
Hospitalization
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Sigla da instituição: FAMERP
Departamento: Faculdade 1::Departamento 2
Programa: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Citação: Zanetoni, Tatiane Cristina. Transição do cuidado na alta hospitalar: tempo dedicado pela enfermagem e gestão do processo. 2022. 145 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 1644
URI: http://bdtd.famerp.br/handle/tede/781
Data de defesa: 21-Fev-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

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