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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Marina Peixoto da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4850947098063775por
dc.contributor.advisor1Gregório, Michele Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4277444414065282por
dc.contributor.referee1Godoy, Moacir Fernandes de-
dc.contributor.referee2Klein, Ana Maria-
dc.contributor.referee3Vendramini, Silvia Helena Figueiredo-
dc.contributor.referee4Scucuglia, Ricardo-
dc.date.accessioned2022-11-11T14:13:03Z-
dc.date.issued2021-12-17-
dc.identifier.citationSilva, Marina Peixoto da. Avaliação do desenvolvimento da complexidade da linguagem escrita por meio da entropia da informação. 2021. 77 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto.por
dc.identifier.doi1632por
dc.identifier.urihttp://bdtd.famerp.br/handle/tede/771-
dc.description.resumoA aprendizagem ativa, como a desenvolvida por meio da metodologia de projetos, é um tema bastante abordado no ambito educacional; neste caso, com o intuito de averiguar o desenvolvimento da complexidade da linguagem escrita. Objetivos: Analisar e verificar a eficácia da medotodologia de projetos para o desenvolvimento da complexidade da linguagem escrita, utilizando a Entropia da Informação (de Shannon) como ferramenta. Métodos: Foram selecionados 14 alunos (do terceiro ao nono ano do Ensino Fundamental) da Escola Maria Peregrina- São José do Rio Preto/SP, para avaliação do nível médio de entropia de cada um de seus textos em comparação à entropia média da língua-brasileira-portuguesa, utilizando-se os pressupostos da Teoria da Informação e aferição do nível de entropia da informação de Shannon. Para a realização da analise comparativa dos níveis médios de entropia, foram utilizados a Análise de Variância (ANOVA), com o pós-teste de Tukey. Resultados: Foram observados 70 textos, cinco de cada aluno, referentes aos temas dos projetos escolhidos pelos mesmos. Desses alunos, seis pertenciam ao Grupo 1, (idades: oito a 10 anos) e oito pertenciam ao Grupo 2 (idades: 11 a 14 anos). Analisando-os conjuntamente, identificou-se que o Texto de Introdução [a] apresentou Entropia Média de 4,24 ± 0,13; o Texto 1 – conceito [b], Entropia Média de 4,26 ± 0,11; o Texto 2 [c], Entropia Média de 4,34 ± 0,19; o Texto 3 [d], Entropia Média de 4,47 ± 0,16 e o Texto de Conclusão [e], Entropia Média de 4,22 ± 0,04. Apresentaram diferença estatisticamente significante os Textos de Introdução, Texto 1 e Texto de conclusão em relação ao Texto 3 (P=0,0005, P=0,0013 e P=0,0001, respectivamente). O Grupo 1 apresentou, no Texto de Introdução [a], Entropia Média de 4,13 ± 0,06; no Texto 1 – conceito [b], Entropia Média de 4,22 ± 0,12; no Texto 2 [c], Entropia Média de 4,38 ± 0,27; no Texto 3 [d], Entropia Média de 4,35 ± 0,17 e no Texto de Conclusão [e], Entropia Média de 4,18 ± 0,00; portanto, não houve diferença estatisticamente significante entre quaisquer textos. O Grupo 2 apresentou, no Texto de Introdução [a], Entropia Média de 4,32 ± 0,08; no Texto 1 – conceito [b], Entropia Média de 4,28 ± 0,09; no Texto 2 [c], Entropia Média de 4,3 ± 0,11; no Texto 3 [d], Entropia Média de 4,56 ± 0,08 e no Texto de Conclusão [e], Entropia Média de 4,25 ± 0,03; houve diferença estatisticamente significante, neste caso, entre os Textos de Introdução, Texto 1, Texto 2 e Texto de conclusão em relação ao Texto 3 (P<0,0001 para todos). Conclusão: Foi possível demonstrar a ocorrência de um comportamento dinâmico da Entropia de Shannon nos textos produzidos pelos alunos, diferenciada basicamente no grupo de maior idade, nos quais foi observada diferença estatisticamente significante na complexidade dos textos. Esta ferramenta de análise poderá se tornar um meio efetivo de avaliação da evolução do processo cognitivo dos estudantes.por
dc.description.abstractActive learning, such as that developed through the methodology of projects, is a topic widely discussed in the educational field; in this case, in order to investigate the development of written language complexity. Objectives: To analyze and verify the effectiveness of project methodology for the development of written language complexity, using Information Entropy (Shannon's) as a tool.Method: Fourteen students (from the third to nineth year of Elementary School) were selected from Maria Peregrina School - São José do Rio Preto/SP, obtaining the average level of entropy of each text compared to the average entropy of the Brazilian-Portuguese language, using the assumptions of Information Theory and Shannon's entropy level measurement. To carry out the comparative analysis of mean entropy levels, Analysis of Variance (ANOVA) with Tukey's post-test was used. Results: Seventeen texts were analyzed, with five texts from each student referring to the theme of the chosen projects. Of these students, six were from to Group 1 (ages: 08 to 10 years old) and eight students from Group 2 (ages: 11 to 14 years old). Analyzing them together, it can be identified that the Introduction Text [a] presented the Mean Entropy of 4.24 ± 0.13; Text 1 – concept [b] Mean Entropy of 4.26 ± 0.11; Text 2 [c] Mean Entropy of 4.34 ± 0.19; Text 3 [d] Mean Entropy of 4.47 ± 0.16 and Conclusion Text [e] Mean Entropy of 4.22 ± 0.04. The Introduction Texts, Text 1 and Conclusion Text had a statistically significant difference in relation to Text 3 (P=0.0005, P=0.0013 and P=0.001, respectively). Group 1 presented in the Introduction Text [a] the Mean Entropy of 4.13 ± 0.06; in Text 1 – concept [b] Mean Entropy of 4.22 ± 0.12; in Text 2 [c] Mean Entropy of 4.38 ± 0.27; Text 3 [d] Mean Entropy of 4.35 ± 0.17 and Conclusion Text [e] Mean Entropy of 4.18 ± 0.00, demonstrating that there was no statistically significant difference between any texts. Group 2 presented in the Introduction Text [a] the Mean Entropy of 4.32 ± 0.08; in Text 1 – concept [b] Mean Entropy of 4.28 ± 0.09; in Text 2 [c] Mean Entropy of 4.3 ± 0.11; Text 3 [d] Mean Entropy of 4.56 ± 0.08 and Conclusion Text [e] Mean Entropy of 4.25 ± 0.03. There was a statistically significant difference between the Introduction Texts, Text 1, Text 2 and Conclusion Text in relation to Text 3 (P<0.0001 for all). Conclusion: It was possible to demonstrate the occurrence of a dynamic behavior of Shannon's Entropy in the texts produced by the students, basically differentiated in the older group, in which a statistically significant difference was observed in the complexity of the texts. This analysis tool could become a useful way for assessing the evolution of the students' cognitive process.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Suzana Dias (suzana.dias@famerp.br) on 2022-11-11T14:13:03Z No. of bitstreams: 1 PPGE FAMERP - Marina Peixoto da Silva.pdf: 1535773 bytes, checksum: 82a662756293f387930598e62e3b3f1c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-11T14:13:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PPGE FAMERP - Marina Peixoto da Silva.pdf: 1535773 bytes, checksum: 82a662756293f387930598e62e3b3f1c (MD5) Previous issue date: 2021-12-17eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdade de Medicina de São José do Rio Pretopor
dc.publisher.departmentFaculdade 1::Departamento 2por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsFAMERPpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Enfermagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEntropiapor
dc.subjectEntropyeng
dc.subjectEstudos de Linguagempor
dc.subjectLanguage Artseng
dc.subjectDesenvolvimento da Linguagempor
dc.subjectLanguage Developmenteng
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDEpor
dc.titleAvaliação do desenvolvimento da complexidade da linguagem escrita por meio da entropia da informaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
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