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Tipo do documento: Dissertação
Título: Engajamento e qualidade de vida entre estudantes de graduação em enfermagem e medicina
Autor: Spina, Giovana 
Primeiro orientador: Pinto, Maria Helena
Primeiro membro da banca: Martins, Marielza Regina Ismael
Segundo membro da banca: Beccaria, Lucia Marinilza
Resumo: Este estudo teve como objetivos avaliar o engajamento e a qualidade de vida dos estudantes de graduação em Enfermagem e Medicina; investigar possível associação entre o sexo e o curso com o engajamento e a qualidade de vida relacionada à saúde dos estudantes e investigar possível correlação entre engajamento e a qualidade de vida relacionada à saúde destes estudantes. Método: Trata-se de um estudo observacional analítico, transversal, com abordagem quantitativa, realizado em uma instituição de ensino superior privada, do interior do Estado de São Paulo. Participaram do estudo 48 estudantes do curso de graduação em Enfermagem e 171 da Medicina, que estavam matriculados regularmente no curso, presentes em sala de aula no período entre 08 a 18 de setembro de 2019, que responderam de forma voluntária três questionários: um com dados sociodemográficos, o Utrech Work Engagement Scale (UWES-s) e o Short-Form Health Survey (SF-36). Foram respeitados todos os princípios da Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. Os dados foram analisados, conforme preconizado nos respectivos manuais dos instrumentos utilizados e com o auxílio do software Programa IBM-SPSS, versão 24.0 para Windows (SPSS, Inc., Chicago, IL, USA), atreladas as funcionalidades da ferramenta Excel®, versão 2016. Testou-se a normalidade pelo teste de Kolmorov Smirnov. No âmbito inferencial realizou-se dentro dos padrões esperados os testes estatísticos Mann – Whitney para a análise bivariada entre os domínios da qualidade de vida - SF-36 e as variáveis sexo e curso; e a Correlação de Spearman entre as dimensões do Engajamento e os domínios do SF-36. Resultados: A partir da amostra foi possível verificar que 76,06% dos estudantes eram do sexo feminino, com média de idade de 21,82 anos; 94,98 % solteiros; 3,20 % sem filhos. O nível de engajamento foi considerado médio com média de escores 3,57± 0,92, e a qualidade de vida dos estudantes com pontuação média maior que 50; os testes estatísticos evidenciaram correlação moderada entre a dimensão Vigor do Engajamento com o domínio de qualidade de vida Vitalidade (r = 0,50) e Saúde mental (r=0,332); assim como Vitalidade e a dimensão Dedicação (r = 0,40) e Vitalidade e a dimensão Absorção (r = 0,31). As demais correlações apresentaram-se menores que 0,30, que mesmo quando estatisticamente significantes, não apresentaram relevância clínica. Conclusão: Concluiu-se que o nível de engajamento geral dos estudantes de Medicina e Enfermagem foi médio; os scores dos domínios de qualidade de vida foram maiores entre os estudantes do sexo masculino, mas ambos os cursos apresentaram nível de qualidade de vida ruim, menor que 50 nos domínios vitalidade e aspectos emocionais. A correlação foi moderada entre os níveis de engajamento e a qualidade de vida relacionada à saúde entre os estudantes. Este estudo contribui para a compreensão a respeito da qualidade de vida relacionada à saúde dos universitários especialmente em relação à vitalidade e aspectos emocionais, além de repensar estratégias de ensino para manutenção ou incentivo ao engajamento dos estudantes de Medicina e Enfermagem, como promover maior interação professor-estudante e valorização das potencialidades dos estudantes.
Abstract: This study aimed at evaluating the engagement and quality of life of undergraduate students from Nursing and Medicine courses; to investigate possible association between sex and course with engagement and health-related quality of life of students and to observe possible correlation between engagement and health-related quality of life of these students. Method: This is an analytical, cross-sectional observational study with a quantitative approach carried out in a private higher education institution in the interior of São Paulo state. The study comprised 48 undergraduate Nursing students and 171 Medical students, regularly enrolled in the courses, attending the classroom from September 8th to 18th , 2019, who voluntarily answered three questionnaires: one with sociodemographic data, Utrech Work Engagement (UWES-s) and the Short-Form Health Survey (SF-36). All principles of Resolution 466/12 of the National Health Council were respected. Data were analyzed as recommended in the respective manuals of the instruments used and with the help of the IBM-SPSS Program software, version 24.0 for Windows (SPSS, Inc., Chicago, IL, USA), linked to the features of the Excel® tool, version 2016. Normality was tested using the Kolmorov Smirnov test. In the inferential scope, the Mann - Whitney statistical tests were performed within the expected standards for the bivariate analysis between the domains of quality of life SF-36 and the variables sex and course, and Spearman's Correlation between the dimensions of Engagement and the domains of the SF-36. Results: From the sample, it was possible to verify that 76.06% of the students were female; mean age of 21.82 years; 94.98% single; 3.20% without children. The level of engagement was considered medium with an average score of 3.57 ± 0.92, and the quality of life of students with an average score higher than 50; the statistical tests showed a moderate correlation between the Strength of Engagement dimension with the domain of quality of life Vitality (r = 0.50) and Mental health (r = 0.332); as well as Vitality and the Dedication dimension (r = 0.40) and Vitality and the Absorption dimension (r = 0.31). The other correlations were lower than 0.30, which, even when statistically significant, did not have clinical relevance. Conclusion: It was concluded that the level of general engagement of Medical and Nursing students was medium; the scores for the quality of life domains were higher among male students, but both courses had a poor quality of life level, less than 50 in the vitality and emotional aspects domains. The correlation was moderate between engagement levels and health-related quality of life among Medical and Nursing students. This study has contributed to the understanding of the health-related quality of life of university students, especially in relation to vitality and emotional aspects. In addition to rethinking teaching strategies to maintain or stimulate the engagement of Medical and Nursing students, such as promoting better teacher-student interaction and enhancing the potential of students.
Palavras-chave: Qualidade de Vida
Quality of Life
Bacharelado em Enfermagem
Education, Nursing, Baccalaureate
Estudantes de Medicina
Students, Medical
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Sigla da instituição: FAMERP
Departamento: Faculdade 1::Departamento 2
Programa: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Citação: Spina, Giovana. Engajamento e qualidade de vida entre estudantes de graduação em enfermagem e medicina. 2021. 49 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 1626
URI: http://bdtd.famerp.br/handle/tede/769
Data de defesa: 23-Ago-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

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