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dc.creatorGueroni, Laís Palotta Balderrama-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5210066530032416por
dc.contributor.advisor1Pompeo, Daniele Alcalá-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4860593259310768por
dc.contributor.referee1Pio, Danielle Abdel Massih-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8175317402673152por
dc.contributor.referee2Ferreira Junior, Marcos Antonio-
dc.date.accessioned2022-11-10T18:43:38Z-
dc.date.issued2021-10-14-
dc.identifier.citationGueroni, Laís Palotta Balderrama. Intervenções para fortalecimento da autoeficácia em universitários: revisão integrativa da literatura. 2021. 1651. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto.por
dc.identifier.doi1651por
dc.identifier.urihttp://bdtd.famerp.br/handle/tede/767-
dc.description.resumoA universidade se constitui um periodo de grande vulnerabilidade para o aparecimento de desequilibrios emocionais e a consolidação de doenças mentais. Esse cenário traduz a necessidade do fortalecimento de atributos positivos da saude mental, como a autoeficacia, que possui potencial para propiciar recursos importantes para o gerenciamento do estresse advindo de uma fase de transição. Objetlvos: Analisar as intervenções disponiveis na literatura sobre a promoção/melhora/fortalecimento da autoeficácia em estudantes do ensino superior. Método: Revisão Integrativa da Literatura, que seguiu o guideline Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analysis (PRISMA). A questão norteadora foi Quais são as intervenções descritas na literatura direcionadas a fortalecer/melhorar/promover autoeficácia em estudantes do ensino superior? Para a busca, as seguintes bases de dados foram utilizadas: Lilacs, PubMed, CinahL e Cochrane, combinando se os descritores autoeficácia, estudantes, ensino superior, promoção da saúde, cuidados de enfermagem, serviços de saude para estudantes e saúde mental, sem restrição do periodo de publicação. O processo de busca e analise dos estudos foi realizado por três profissionais com expertise no assunto, de forma concomitante. Resultados: Identificaram-se 10 estudos, sendo apenas dois conduzidos no Brasil e os demais na América do Norte (n=2), Europa (n2), Ásia (n-3) e Oceania (n=1). Quatro estudos não obtiveram resultados favoráveis em relação a melhora da autoeficácia após algum tipo de intervenção, sendo uma revisão sistemática (NE: I) e três ensaios clinicos randomizados (NE=II). Os demais (n=6) apresentaram resultados favoraveis (cinco estudos com NE: II e um com NE: II). A construção de programas efetivos para o fortalecimento da autoeficacia deve incluir abordagem temática na saúde mental positiva, por meio da estratégia de psicoeducação, em um periodo minimo de oito a 12 semanas e abarcando a realização de exercicios para casa. O número de participantes e a modalidade de apresentação, se presencial ou online, não interferiram na efetividade dos programas. Conclusão: A sintese das evidências dessa revisão integrativa apontou caminhos para a construção de um programa de fortalecimento da autoeficácia a ser implementado em universidades. Apesar de escassas, as intervenções para promoção/melhora/fortalecimento das crenças de autoeficácia em estudantes do ensino superior são efetivas. Todavia, a heterogeneidade entre os estudos relacionados aos objetivos, conteudos, estratégias, duração e amostra dificultam as conclusões. Esse estudo apresenta um avanço no contexto da prevenção primária, pois compreende o uso de recursos positivos para a prevenção de condições mentais negativas, iniciando-se pelas crenças de autoeficácia, que demonstram ser passiveis de modificação por meio de intervenções breves, além de diminuirem os sintomas de estresse, ansiedade e depressão.por
dc.description.abstractUniversity constitutes a period of great vulnerability for the appearance of emotional imbalances and the consolidation of mental illnesses. This scenario reflects the need to strengthen positive attributes of mental health, such as self-efficacy, which has the potential to provide important resources for managing the stress arising from a transition phase. Objectives: To analyze the interventions available in the literature on promoting/improving/strengthening self-efficacy in higher education students. Method: Integrative Literature Review, which followed the Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analysis (PRISMA) guideline. The guiding question was What are the interventions described in the literature aimed at strengthening/improving/promoting self-efficacy in higher education students? The following databases were used for the search: Lilacs, PubMed, CinahL, and Cochrane, combining the descriptors self-efficacy, students, higher education, health promotion, nursing care, student health services, and mental health, without restriction on publication period. The search and analysis of the studies was carried out concomitantly by three professionals with expertise in the subject. Results: We identified 10 studies, only two conducted in Brazil and the others in North America (n=2), Europe (n2), Asia (n-3) and Oceania (n=1). Four studies did not obtain favorable results regarding self-efficacy improvement after some type of intervention, being one systematic review (NE: I) and three randomized clinical trials (NE=II). The others (n=6) showed favorable results (five studies with NE: II and one with NE: II). The construction of effective programs for strengthening self-efficacy should include a thematic approach to positive mental health, through a psychoeducation strategy, over a minimum period of eight to 12 weeks and including home exercises. The number of participants and the type of presentation, face-to-face or online, did not interfere in the effectiveness of the programs. Conclusion: The synthesis of evidence from this integrative review pointed to ways to build a program to strengthen self-efficacy to be implemented in universities. Although scarce, interventions to promote/improve/strengthen self-efficacy beliefs in higher education students are effective. However, heterogeneity among studies related to objectives, content, strategies, duration, and sample make conclusions difficult. This study presents an advance in the context of primary prevention, since it comprises the use of positive resources for the prevention of negative mental conditions, beginning with self-efficacy beliefs, which have been shown to be amenable to modification by brief interventions, in addition to reducing symptoms of stress, anxiety, and depressioneng
dc.description.provenanceSubmitted by Suzana Dias (suzana.dias@famerp.br) on 2022-11-10T18:43:38Z No. of bitstreams: 1 LaisPalottaBalderrama_Dissert.pdf: 6388013 bytes, checksum: 8c5c335efe2c58443c258abe08a83bad (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-10T18:43:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LaisPalottaBalderrama_Dissert.pdf: 6388013 bytes, checksum: 8c5c335efe2c58443c258abe08a83bad (MD5) Previous issue date: 2021-10-14eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdade de Medicina de São José do Rio Pretopor
dc.publisher.departmentFaculdade 1::Departamento 2por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsFAMERPpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Enfermagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAutoeficáciapor
dc.subjectSelf Efficacyeng
dc.subjectSaúde Mentalpor
dc.subjectMental Healthpor
dc.subjectCentros Médicos Acadêmicospor
dc.subjectAcademic Medical Centerseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDEpor
dc.titleIntervenções para fortalecimento da autoeficácia em universitários: revisão integrativa da literaturapor
dc.typeDissertaçãopor
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Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

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