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Tipo do documento: Tese
Título: Bullying e habilidades sociais em alunos do ensino fundamental
Autor: Magalhães, Cleber Perpetuo Pinto 
Primeiro orientador: Domingos, Neide Aparecida Micelli
Primeiro membro da banca: Gusman, Daniela Penachi Parolo
Segundo membro da banca: Branco, Leda Maria
Resumo: O bullying compreende um conjunto de comportamentos agressivos, em que sao praticadas, repetidamente, sem justificativa e de maneira intencional, agressoes fisicas, verbais, psicologicas e/ou sexual, em que o vitimado se caracteriza em desigual poder, o que impossibilita sua defesa. Aproximadamente um em cada dez estudantes e vitima frequente de bullying nas escolas e tem sua conduta mais perceptivel a partir da 2a serie, apesar de estar presente desde a tenra idade. Objetivo: avaliar alunos do ensino fundamental em relacao ao comportamento de bullying e habilidades sociais. Metodo: trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva transversal. Participaram 79 alunos do Ensino Fundamental, com idade entre sete e 13 anos (2o ao 8o ano), de ambos os sexos, de cinco escolas municipais de Santa Adelia/SP. A selecao foi feita por amostra estratificada, por meio de um sorteio simples. Para a realizacao da pesquisa foram aplicados dois instrumentos (Escala de Avaliacao do Bullying Escolar - EAB-E e Inventario de Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento e Competencia Academica para Criancas - SSRS) e uma ficha de identificacao. Resultados: a mostra foi composta por 46% de meninos e 54% de meninas e a maioria (29%) estavam na faixa de 13 anos. A auto avaliacao de habilidades sociais indicou que 31,39% dos alunos se denominaram abaixo da media inferior, no entanto, a analise realizada pelo professor identificou que 21,27% dos alunos tinham boas habilidades sociais; problemas comportamentais apareceram em 17,22% dos alunos, enquanto para competencia academica a classificacao foi media para 27,34% dos alunos; ha correlacao negativa moderada significante entre habilidades sociais e problemas comportamentais („R = 0,5280) e ha correlacao positiva moderada significante entre habilidades sociais e competencias academicas („R = 0,6745). Nao houve diferenca significante entre meninos e meninas nas variaveis vitima e agressor. Conclusao: Nao encontramos diferenca entre comportamento habilidoso, ser vitima ou agressor em relacao ao genero dos alunos avaliados. Os alunos se auto avaliam com menos habilidades sociais do que os professores. Ainda identificamos que alunos com maior competencia academica apresentam menos problemas comportamentais.
Abstract: Bullying comprehends a set of aggressive behaviors, in which physical, verbal, psychological and/or sexual aggressions are perpetrated, repeatedly, unjustifiably and intentionally, being the victims in unequal power, unable to defend themselves. Approximately, one in ten students is victim to frequent bullying in schools. This conduct becomes more perceptible after 2nd grade, but it is present from an early age. Objective: to evaluate bullying and social abilities in elementary and middle school students. Method: cross-sectional study. The participants were 79 elementary and middle school students, 7-13-year-olds (2nd to 8th grade), males and females, from five municipal schools of Santa Adélia/SP. The selection was a stratified sample, through a simple group draw. For the research, the instruments applied were a school bullying scale (Escala de Avaliação do Bullying Escolar - EAB-E), an inventory of social abilities, behavioral issues and academic competence for children (Inventário de Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento e Competência Acadêmica para Crianças - SSRS) and an identification form. Results: the sample was 46% of males and 54% of females, the majority (29%) was 13 years old. The self-evaluation of social abilities indicated that 31,39% of students defined themselves under the low average, however, teacher’s analysis identified 21,27% of students with good social abilities; behavioral issues appeared in 17,22% of students, while, for academic competence, 27,34% of students had an average classification; there is significant negative correlation between social abilities and behavioral issues ( = 0,5280) and there is significant positive correlation between social abilities and academic competences ( = 0,6745). There was no significant difference between males and females in the variable victim and aggressor. Conclusion: there is no difference between behaviors, being a victim or aggressor, among males and females, in the group of students observed. The students self-evaluate themselves with less social ability than recognized by the teachers. Also, students with higher academic competence present fewer behavioral issues.
Palavras-chave: Estresse Ocupacional
Occupational Stress
Bullying
Bullying
Experiências Adversas da Infância
Adverse Childhood Experiences
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Sigla da instituição: FAMERP
Departamento: Faculdade 2::Departamento 3
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citação: Magalhães, Cleber Perpetuo Pinto. Bullying e habilidades sociais em alunos do ensino fundamental. 2020. 49 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 1586
URI: http://bdtd.famerp.br/handle/tede/730
Data de defesa: 1-Jul-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

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