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dc.creatorSilva, Ligia Maria da-
dc.contributor.advisor1Domingos, Neide Aparecida Micelli-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9513700900323880por
dc.contributor.referee1Miyazaki, Eduardo Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9595735792113947por
dc.contributor.referee2Santos Junior, Randolfo dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6577785031007806por
dc.date.accessioned2022-09-12T17:30:09Z-
dc.date.issued2019-09-27-
dc.identifier.citationSilva, Ligia Maria da. Programa de redução de estresse baseado em mindfulness em professores do ensino técnico profissionalizante. 2019. 70 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto.por
dc.identifier.doi1590por
dc.identifier.urihttp://bdtd.famerp.br/handle/tede/726-
dc.description.resumoO trabalho docente vem sendo alvo de muitas investigações pela frequência de estressores psicossociais relacionados à natureza da função. Se persistentes e sem a utilização de estratégias adequadas de enfrentamento a esses estressores, aumentam a vulnerabilidade a Síndrome de Burnout. Uma abordagem que ganhou reconhecimento crescente para a redução do estresse é o treinamento de mindfulness, que consiste em habilitar o indivíduo a responder de forma habitual às situações que acontecem no momento presente. Objetivo: O objetivo do presente estudo foi identificar a presença de burnout, qualidade de vida e atenção e consciência plena em professores de ensino técnico profissionalizante e verificar o impacto de um programa de redução do estresse baseado em mindfulness em docentes com sintomas da síndrome. Método: Trata se de uma pesquisa descritiva e quase experimental, pré e pós teste. O estudo foi dividido em dois momentos. Participaram do primeiro momento 42 docentes de uma instituição de ensino técnico profissionalizante. No segundo momento, 5 docentes com alteração em alguma dimensão de burnout compondo o grupo intervenção (GI) e 24 docentes para o grupo controle (GC). Adultos, com idade superior a 18 anos de ambos os sexos. Para as medidas quantitativas foram aplicadas escalas que avaliam o burnout (Maslach Burnout Inventory - MBI), a qualidade de vida (WHOQOL-Bref) e a atenção e consciência plena (MAAS) dos docentes. Foram realizadas análises estatísticas descritivas em todas as fases do trabalho, inferência estatística utilizando testes de normalidade e comparações com testes de Wilcoxon, Mann Whitney ou Qui-Quadrado. Resultados: Predominaram participantes do sexo feminino (59,5%), casados (66,7%), pós-graduados (59,5%) e com idade média de 35-43 anos. A maioria dos participantes apresentou alteração em alguma dimensão de burnout. Após intervenção, observou-se diferença significativa para a dimensão exaustão emocional. Para as avaliações de qualidade de vida e atenção e consciência plena, não houve diferença significativa, porém o GI apresentou melhora quando comparado ao GC. Conclusão: Apesar do resultado quantitativo da pesquisa não ter apresentado diferença significativamente relevante, a avaliação qualitativa mostrou que as práticas de mindfulness podem reduzir o cansaço e melhorar o bem-estar dos profissionais.por
dc.description.abstractTeaching work has been the target of many studies, by the frequency of psychosocial stressors related to the nature of the function. If persistent and without the use of appropriate strategies to cope with these stressors, the vulnerability to Burnout syndrome increases. An approach that gained increasing recognition, for stress reduction, is mindfulness training, which consists in enabling the individual to respond in a habitual manner to situations that happen in the present moment. Objective: The aim of this study was to identify the presence of burnout, quality of life, attention and full awareness in vocational technical education teachers and to verify the impact of a mindfulness-based stress reduction program on teachers with symptoms of the syndrome. Method: This is a descriptive and quasi-experimental study. 42 teachers of a vocational technical school participated, 5 teachers with some degree of burnout syndrome made up the intervention Group (IG) and 24 teachers were used for the control group (CG). They were all adults over 18 years old, from both sexes. For quantitative measures, scales evaluating burnout (Maslach Burnout Inventory-MBI), Quality of life (WHOQOL-Bref) and full attention and consciousness (MAAS) of the teachers were applied. Descriptive statistical analyses were performed at all phases of the xiii study, statistical inference using normality tests and comparisons with Wilcoxon, Mann Whitney or chi-squared tests. Results: Most participants were female (59.5%), married (66.7%), postgraduates (59.5%) with a mean age of 35-43 years. The majority of participants presented alterations in some aspects of the burnout syndrome. After intervention, a significant difference was observed for the emotional exhaustion aspect of the syndrome. For quality of life assessments and even for attention and full consciousness, there was no significant difference, but the IG showed improvement when compared to the CG. Conclusion: Although the quantitative result of the research did not show significant difference, the qualitative evaluation showed that mindfulness practices can reduce fatigue and improve the well-being of teaching professionals.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Suzana Dias (suzana.dias@famerp.br) on 2022-09-12T17:30:09Z No. of bitstreams: 1 LigiaMariadaSilva_Dissert.pdf: 1192543 bytes, checksum: 21f4ab0290aba7d3c8043142eb6ec56c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-12T17:30:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LigiaMariadaSilva_Dissert.pdf: 1192543 bytes, checksum: 21f4ab0290aba7d3c8043142eb6ec56c (MD5) Previous issue date: 2019-09-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdade de Medicina de São José do Rio Pretopor
dc.publisher.departmentFaculdade 2::Departamento 3por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsFAMERPpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAtenção Plenapor
dc.subjectMindfulnesseng
dc.subjectPsicoterapiapor
dc.subjectPsychotherapyeng
dc.subjectAngústia Psicológicapor
dc.subjectPsychological Distresseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDEpor
dc.titlePrograma de redução de estresse baseado em mindfulness em professores do ensino técnico profissionalizantepor
dc.typeTesepor
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