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Tipo do documento: Dissertação
Título: Ansiedade e medo no tratamento odontológico em crianças na rede municipal de São José do Rio Preto/SP
Autor: Marcelo, Caroline Cal de Castro 
Primeiro orientador: Branco, Leda Maria
Primeiro membro da banca: Alonso, Maria Beatriz Carrazzone Cal
Segundo membro da banca: Zanin, Carla Rodrigues
Resumo: O medo e a ansiedade infantil no tratamento odontológico são alvo de investigação de muitos pesquisadores, pois o conhecimento da existência destes sentimentos em crianças torna os profissionais mais preparados para a realização de um tratamento de boa qualidade. Tendo em vista tais aspectos, este trabalho possui o objetivo de avaliar a presença do medo e da ansiedade em crianças submetidas ao tratamento odontológico. Trata-se de uma pesquisa descritiva e transversal em uma amostra de conveniência. Participaram do estudo 50 crianças de ambos os sexos com idade de quatro a doze anos, atendidos na Escola Municipal Mario Altenfelder Moraes Silva e na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Solo Sagrado, ambas localizadas em São José do Rio Preto. Os instrumentos usados foram um questionário, denominado Children’s Schedule – Dental Subscale (CFSS-DS) para medir o medo e a ansiedade e o teste Venham Picture Test (VPT) para medir a ansiedade infantil no tratamento odontológico, sendo este aplicado antes e após o tratamento. Os dados foram tabulados no Microsoft Office Excel e submetidos ao teste X2 ao nível de significância (p< 0,05). Vale ressaltar que a mostra foi composta por 68% de meninas e 32% de meninos. Na avaliação dos resultados obtidos no teste VPT, quanto à presença de ansiedade antes e depois do tratamento, no sexo feminino, resultou em p=0,9974 sem ansiedade e p= 0,5597 com ansiedade, demonstrando que as meninas, tanto antes como após o tratamento odontológico, não apresentaram ansiedade. No sexo masculino, o resultado foi muito semelhante, sendo p= 0,9906, sem ansiedade e p= 0,5588 com ansiedade. Além disso, os resultados demonstraram que as meninas são um pouco mais ansiosas que os meninos, mas não apresentaram diferença significativa entre eles. Na análise total da amostra (n=50), sem diferenciar o sexo, o resultado foi de p=0,9999 sem ansiedade e p=0,3367 com ansiedade, demonstrando que a maioria das crianças não apresentou ansiedade no tratamento odontológico. Portanto, em síntese, o público infantil avaliado não apresentou nível de ansiedade e de medo antes ou após o procedimento odontológico e não houve diferença significativa entre meninas e meninos.
Abstract: Children’s fear and anxiety on dental treatment are an investigation target of many researchers, for the knowledge of the existence of these feelings in children makes the professional more prepared for performing a good quality treatment. Objective: evaluate the presence of fear and anxiety in children submitted to dental treatment. Methodology: This is a descriptive, transversal survey in a convenience sample. Fifty 11 to 14-year-old children of both genders took part in this survey and were treated at the EM Mario Altenfelder Moraes Silva Maternity Hospital and at the UBS Solo Sagrado Healthcare Unit. The instruments used were: Children’s Schedule – Dental Subscale survey form (CFSS-DS) for measuring fear and anxiety, and Venham Picture Test (VPT) for measuring children’s anxiety in the dental treatment, this last one applied before and after the treatment. Data were tabulated in Microsoft Office Excel and submitted to test X2 at the level of significance (p <0.05). Results: the sample was composed of 68% girls and 32% boys. In the evaluation of the results obtained in the VPT test, regarding the presence of anxiety before and after the treatment, the female gender showed p=0,9974 with no anxiety and p= 0,5597 with anxiety, demonstrating that girls, either before or after the treatment, don’t show anxiety. The male gender showed a very similar result, being p= 0,9906, with no anxiety and p= 0,5588 with anxiety. The results showed that girls are a little more anxious than boys, but there are no significant differences between them.
Palavras-chave: Ansiedade
Anxiety
Odontopediatria
Pediatric Dentistry
Medo
Fear
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Sigla da instituição: FAMERP
Departamento: Faculdade 2::Departamento 3
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citação: Marcelo, Caroline Cal de Castro. Ansiedade e medo no tratamento odontológico em crianças na rede municipal de São José do Rio Preto/SP. 2020. 45 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 1572
URI: http://bdtd.famerp.br/handle/tede/708
Data de defesa: 7-Dez-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

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