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dc.creatorMantovani, Silvana-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9730304058612817por
dc.contributor.advisor1Martins, Marielza Regina Ismael-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0028610488774308por
dc.contributor.referee1Bastos, José Alexandre-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0321781565043120por
dc.contributor.referee2Cruz, Luciana Aparecida Nogueira da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1613440770082861por
dc.contributor.referee3Santos Junior, Randolfo dos-
dc.contributor.referee4Ribeiro, Rita de Cássia Helú Mendonça-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3382026798255936por
dc.date.accessioned2021-04-07T13:06:50Z-
dc.date.issued2020-09-10-
dc.identifier.citationMantovani, Silvana. Ocorrência dos processos cognitivos de leitura e escrita e habilidades percepto-visuais em escolares com dislexia visual. 2020. 104 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto.por
dc.identifier.doi1473por
dc.identifier.urihttp://bdtd.famerp.br/handle/tede/605-
dc.description.resumoOs subtipos de dislexia do desenvolvimento nao sao diferenciados, a maioria dos diagnosticos incidem em uma abordagem generalizada, nao contemplando as caracteristicas de cada subtipo. OBJETIVOS: Avaliar, comparar e classificar as ocorrencias dos processos cognitivos de leitura, escrita e habilidades perceptivas-visuais em escolares com dislexia visual. METODO: Trata.se de um estudo observacional, transversal, descritivo, amostra de 80 escolares; ambos os sexos; divididos em dois grupos: 40 escolares diagnosticados com Dislexia do Desenvolvimento (GI), com media de idade de 11,22}1,4 anos e 40 escolares com bom desempenho escolar (GII), com media de idade de 11,37}1,28 anos; Teste t foi utilizado para comparar GI e GII, com nivel de significancia p<0.05. Utilizaram.se os instrumentos: Prova de Avaliacao dos Processos de Leitura (PROLEC), Teste das Habilidades Perceptuais Visuais (TVPS.3) e subteste (7 e 8) de Proficiencia Motora de Bruininks-Oseretsky (TPMBO). RESULTADOS: Em uma primeira etapa os escolares de GI, comparados com grupo GII apresentaram desempenho inferior em todas as provas do PROLEC., no TVPS.3; apresentaram resultados: Muito/ Baixo e Baixo/Medio e, nos subtestes de coordenacao visuomotora (TPMBO), o GI resultou inadequado. Na segunda etapa foram classificados os dislexicos visuais, resultando 12 (30). de dislexicos visuais. Foram observadas as preferencias por rotas de leitura e classificados os erros na leitura em voz alta. CONCLUSAO: Conclui-se que a relevancia em caracterizar o subtipo da dislexia pode ser fundamental, porque a aplicacao das tecnicas terapeuticas, intervencoes preventivas, eficazes, dependera do correto enfoque das alteracoes observadas e diagnostico exato e multidisciplinar.por
dc.description.abstractDyslexia subtypes of the development are not differentiated; most diagnoses concentrate on a generalized approach; moreover, the characteristics of each subtype are not considered. OBJECTIVES: To evaluate, compare and classify the occurrences of cognitive processes of reading, writing and perceptual-visual skills in students with visual dyslexia. METHOD: This is an observational, cross-sectional, descriptive study, sample of 80 students, both sexes, divided into two groups: 40 schoolchildren diagnosed with Developmental Dyslexia (GI), with a mean age of 11.22 ± 1.4 years and 40 students with good schooling performance (GII), with a mean age of 11.37 ± 1.28 years. T Test was used to compare GI and GII, with significance level p <0.05. Instruments used: Proof of Reading Processes Assessment (PRPA), Visual Perceptual Skills Test (VPST – 3) and Bruininks-Oseretsky Motor Proficiency subtest (7 and 8) (TPMBO). RESULTS: In a first stage, the students of GI, as compared to the GII group presented inferior performance in all the PROLEC tests; they presented results in TVPS-3: Very/ Low and Low/Medium and, in the visuomotor coordination subtests (TPMBO), the GI resulted inadequate. In the second stage the visual dyslexics were classified, resulting in 12 (30). The preferences for reading routes were observed and errors in reading aloud were classified. CONCLUSION: It is concluded that the significance in characterizing the dyslexia subtype can be essential, because the application of therapeutic techniques, preventive interventions, effective, will depend on the correct approach of the observed disorders and accurate and multidisciplinary diagnosis.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Suzana Dias (suzana.dias@famerp.br) on 2021-04-07T13:06:50Z No. of bitstreams: 1 SilvanaMantovani_Dissert.pdf: 2011336 bytes, checksum: 32945c248aae792e030915b039329404 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-04-07T13:06:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SilvanaMantovani_Dissert.pdf: 2011336 bytes, checksum: 32945c248aae792e030915b039329404 (MD5) Previous issue date: 2020-09-10eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdade de Medicina de São José do Rio Pretopor
dc.publisher.departmentFaculdade 1::Departamento 2por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsFAMERPpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Enfermagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDislexiapor
dc.subjectDyslexiaeng
dc.subjectNootrópicospor
dc.subjectNootropic Agentseng
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectReadingeng
dc.subjectEscrita Manualpor
dc.subjectHandwritingeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpor
dc.titleOcorrência dos processos cognitivos de leitura e escrita e habilidades percepto-visuais em escolares com dislexia visualpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

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