Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.famerp.br/handle/tede/559
Tipo do documento: Dissertação
Título: Processo de aprendizagem das inteligências múltiplas utilizando a pedagogia de projetos com adolescentes
Autor: Oliveira, Michele Fragua de 
Primeiro orientador: Cesarino, Cláudia Bernardi
Primeiro membro da banca: Vendramini, Silvia Helena Figueiredo
Segundo membro da banca: Gomes, Jomara Brandini
Resumo: As Doenças Renais (DR) podem muitas vezes levar a perda progressiva da função renal. Portanto, é importante o desenvolvimento de atitudes preventivas baseadas na cooperação, no respeito às singularidades, o estímulo à intersetorialidade e o compromisso com a integridade do ser humano. Assim, o ambiente escolar tem como missão primordial desenvolver processos de ensino aprendizagem e desempenhar papel fundamental na formação e atuação das pessoas em todas as circunstâncias da vida social. Objetivo: Analisar o processo de aprendizagem das Inteligências Múltiplas utilizando a Pedagogia de Projetos com adolescentes na prevenção de DR. Metodologia: Trata-se de pesquisa-ação, com abordagem qualitativa desenvolvida no ano de 2018. Fez parte da pesquisa uma amostra conveniente de cinco adolescentes escolares de 14 anos de idade, regularmente matriculados em escola de ensino fundamental. Foi utilizada para coleta de dados a questão norteadora “Conte-me como foi realizar esse trabalho em sua vida”. A pesquisa fundamentou-se no referencial teórico das inteligências múltiplas e usou como ferramenta a Pedagogia de Projetos. Para a análise dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo de Bardin. Resultados: As categorias observadas foram: prevenção de doenças renais, construção de conhecimento e qualidade de vida. O processo de aprendizagem das inteligências múltiplas utilizando a Pedagogia de Projetos com adolescentes atende a diversidade humana, visto que cada ser é único. Conclusão: Os participantes do estudo apresentaram protagonismo na elaboração de atividades de prevenção de doenças renais e possibilitou a promoção da saúde e prevenção de doenças renais no ambiente escolar entre adolescentes.
Abstract: Kidney Disease (KD) often leads to progressive loss of kidney function, thus a preventive procedure based on cooperation, respect for the patients’ particularities, encouraging intersectoral actions, and a commitment to the patients’ integrity is important. Therefore, schools’ primary mission is to develop teaching/learning process and play an essential role in the education of people in all aspects of social life. Objective: To analyze the Multiple Intelligences learning process applying the pedagogy of projects tool addressing the prevention of KD among adolescents. Methodology: This action research with a qualitative approach was conducted in 2018. It was part of a project that included a convenience sample composed of five adolescents, aged 14 years old and regularly enrolled in middle school. The following question guided data collection: “Tell me what it was like to perform this work in your life”. The study was based on the Multiple Intelligences Theory and employed the Pedagogy of Projects tool. Data were analyzed using Bardin’s content analysis. Results: Categories included kidney disease prevention and the construction of knowledge and quality of life. The Multiple Intelligences learning process using the Pedagogy of Projects among adolescents respects human diversity considering each individual is unique. Conclusion: The study’s participants played a leading role in the development of activities concerning the prevention of kidney diseases and enabled health promotion and prevention of kidney disease in the school environment of adolescents.
Palavras-chave: Nefropatias
Kidney Diseases
Aprendizagem
Learning
Adolescente
Adolescent
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Sigla da instituição: FAMERP
Departamento: Faculdade 1::Departamento 2
Programa: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Citação: Oliveira, Michele Fragua de. Processo de aprendizagem das inteligências múltiplas utilizando a pedagogia de projetos com adolescentes. 2018. 109 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 1443
URI: http://bdtd.famerp.br/handle/tede/559
Data de defesa: 11-Dez-2018
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MichelFraguadeOliveira_Dissert.pdfDocumento principal4,68 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.