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Tipo do documento: Dissertação
Título: Programa reduzido de mindfulness: manejo do estresse e auxílio no aprendizado de alunos de medicina
Autor: Quessada, Fernanda do Nascimento Pessatto 
Primeiro orientador: Miyazaki, Maria Cristina de Oliveira Santos
Primeiro membro da banca: Cursino, Lucia Lopes
Segundo membro da banca: Zanin, Carla Rodrigues
Resumo: A formação médica está associada a estresse, instabilidade e desgaste emocional, que por sua vez contribuem para déficit de atenção, baixo rendimento acadêmico e aumento à vulnerabilidade para problemas psíquicos. Objetivo: avaliar sintomas de estresse, atenção concentrada e autopercepção de estudantes de medicina pré e pós-participação em programa reduzido de Mindfulness (5 sessões). Método: estudo quase experimental, quali e quantitativo, com alunos de medicina que responderam a Questionários (inicial e final), Inventário de Sintomas de Stress para adultos de LIPP-ISSL, Freiburg Mindfulness Inventory – FMI, Teste de Atenção Concentrada – TEACO-FF antes e após a participação no programa. Para análise de dados adotou-se nível de significância p<0,05. Resultados: concluíram o programa 34 acadêmicos, 73,5% (n = 25) do sexo feminino, 9 (26,47%), com média de idade de 22,8 anos (± 3,87). Houve redução significante do estresse (p = 0,0017), aumento significante da atenção (p = 0,0017) e dos fatores presença (p = 0,0017), aceitação (p = 0,0160) e total (p = 0,0041) de mindfulness. Conclusão: Houve redução significativa do estresse, bem como a melhora da atenção concentrada e do fator presença e aceitação após programa reduzido de mindfulness.
Abstract: Medical education is associated with stress, instability and emotional distress, which in turn contribute to attention deficit, poor academic performance and increased vulnerability to mental problems. Objective: To evaluate stress symptoms, concentrated attention and self-perception of medical students before and after participation in a reduced Mindfulness program (5 sessions). Method: quasi-experimental, qualitative and quantitative study with medical students who answered Questionnaires (initial and final), LIPP-ISSL Adult Stress Symptom Inventory, Freiburg Mindfulness Inventory - IMF, Concentrated Attention Test - TEACO-FF before and after participation in the program. For data analysis, a significance level of p <0.05 was adopted. Results: 34 students completed the program, 73.5% (n = 25) female, 9 (26.47%), with a mean age of 22.8 years (± 3.87). There was a significant reduction in stress (p = 0.0017), a significant increase in attention (p = 0.0017) and presence factors (p = 0.0017), acceptance (p = 0.0160) and total (p = 0) factors, 0041) of mindfulness. Conclusion: There was a significant reduction in stress, as well as improvement in concentrated attention and the presence factor and acceptance after a reduced mindfulness program.
Palavras-chave: Atenção Plena
Mindfulness
Processos Mentais
Mental Processes
Estresse Psicológico
Stress, Psychological
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Sigla da instituição: FAMERP
Departamento: Faculdade 2::Departamento 3
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citação: Quessada, Fernanda do Nascimento Pessatto. Programa reduzido de mindfulness: manejo do estresse e auxílio no aprendizado de alunos de medicina. 2019. 63 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 1588
URI: http://bdtd.famerp.br/handle/tede/728
Data de defesa: 16-Out-2019
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

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