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dc.creatorQuessada, Fernanda do Nascimento Pessatto-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9064264953509381por
dc.contributor.advisor1Miyazaki, Maria Cristina de Oliveira Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9924379303292356por
dc.contributor.referee1Cursino, Lucia Lopes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4365093743661456por
dc.contributor.referee2Zanin, Carla Rodrigues-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0275240487610930por
dc.date.accessioned2022-09-12T18:17:44Z-
dc.date.issued2019-10-16-
dc.identifier.citationQuessada, Fernanda do Nascimento Pessatto. Programa reduzido de mindfulness: manejo do estresse e auxílio no aprendizado de alunos de medicina. 2019. 63 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto.por
dc.identifier.doi1588por
dc.identifier.urihttp://bdtd.famerp.br/handle/tede/728-
dc.description.resumoA formação médica está associada a estresse, instabilidade e desgaste emocional, que por sua vez contribuem para déficit de atenção, baixo rendimento acadêmico e aumento à vulnerabilidade para problemas psíquicos. Objetivo: avaliar sintomas de estresse, atenção concentrada e autopercepção de estudantes de medicina pré e pós-participação em programa reduzido de Mindfulness (5 sessões). Método: estudo quase experimental, quali e quantitativo, com alunos de medicina que responderam a Questionários (inicial e final), Inventário de Sintomas de Stress para adultos de LIPP-ISSL, Freiburg Mindfulness Inventory – FMI, Teste de Atenção Concentrada – TEACO-FF antes e após a participação no programa. Para análise de dados adotou-se nível de significância p<0,05. Resultados: concluíram o programa 34 acadêmicos, 73,5% (n = 25) do sexo feminino, 9 (26,47%), com média de idade de 22,8 anos (± 3,87). Houve redução significante do estresse (p = 0,0017), aumento significante da atenção (p = 0,0017) e dos fatores presença (p = 0,0017), aceitação (p = 0,0160) e total (p = 0,0041) de mindfulness. Conclusão: Houve redução significativa do estresse, bem como a melhora da atenção concentrada e do fator presença e aceitação após programa reduzido de mindfulness.por
dc.description.abstractMedical education is associated with stress, instability and emotional distress, which in turn contribute to attention deficit, poor academic performance and increased vulnerability to mental problems. Objective: To evaluate stress symptoms, concentrated attention and self-perception of medical students before and after participation in a reduced Mindfulness program (5 sessions). Method: quasi-experimental, qualitative and quantitative study with medical students who answered Questionnaires (initial and final), LIPP-ISSL Adult Stress Symptom Inventory, Freiburg Mindfulness Inventory - IMF, Concentrated Attention Test - TEACO-FF before and after participation in the program. For data analysis, a significance level of p <0.05 was adopted. Results: 34 students completed the program, 73.5% (n = 25) female, 9 (26.47%), with a mean age of 22.8 years (± 3.87). There was a significant reduction in stress (p = 0.0017), a significant increase in attention (p = 0.0017) and presence factors (p = 0.0017), acceptance (p = 0.0160) and total (p = 0) factors, 0041) of mindfulness. Conclusion: There was a significant reduction in stress, as well as improvement in concentrated attention and the presence factor and acceptance after a reduced mindfulness program.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Suzana Dias (suzana.dias@famerp.br) on 2022-09-12T18:17:44Z No. of bitstreams: 1 FernandadoNascimentoPessattoQuessada_Dissert.pdf: 933159 bytes, checksum: 1560a9e86136d320ba4801c481adecbb (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-12T18:17:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FernandadoNascimentoPessattoQuessada_Dissert.pdf: 933159 bytes, checksum: 1560a9e86136d320ba4801c481adecbb (MD5) Previous issue date: 2019-10-16eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdade de Medicina de São José do Rio Pretopor
dc.publisher.departmentFaculdade 2::Departamento 3por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsFAMERPpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAtenção Plenapor
dc.subjectMindfulnesseng
dc.subjectProcessos Mentaispor
dc.subjectMental Processeseng
dc.subjectEstresse Psicológicopor
dc.subjectStress, Psychologicaleng
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDEpor
dc.titlePrograma reduzido de mindfulness: manejo do estresse e auxílio no aprendizado de alunos de medicinapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

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