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Tipo do documento: Tese
Título: Realidade da sala de recursos utilizada no aprendizado de crianças com deficiência: percepção dos pais e professores
Autor: Feitosa, Denise Caroline 
Primeiro orientador: Araújo Filho, Gerardo Maria de
Primeiro membro da banca: Zanin, Carla Rodrigues
Segundo membro da banca: Ávila, Lazslo Antônio
Resumo: Diante da pulsante necessidade de acolher com qualidade as crianças com deficiência na rede de ensino regular, foi criado pelo Ministério da Educação o "Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais", a fim de ampará-las assegurando seu desenvolvimento social, cognitivo e intelectual. O plano de atividades é desenvolvido de forma unitária buscando atrativos e interesses. Utiliza-se como um dos instrumentos a tecnologia que, faz parte da atualidade e está presente no contexto educacional, possibilitando que a aprendizagem se torne leve e prazerosa. Diante da carência existente, no meio familiar, de atender as necessidades das crianças, é primordial a ajuda de profissionais, de organizações sociais e do Estado para solucioná-las ou ao menos minimizá-las. Objetivo: Analisar se os suportes tecnológicos e psicológicos interferem positivamente no desenvolvimento educacional de crianças com deficiências. Método: Participaram da pesquisa 6 professoras especialistas em educação especial e 14 pais de crianças com deficiência que frequentam a sala de recursos. Os instrumentos utilizados foram: um questionário para os educadores, composto por 13 questões; dois questionários destinados aos pais, sendo um sociodemográfico estruturado com 6 questões e outro com 12 perguntas sobre a tecnologia e apoio psicológico. Resultados: Esta pesquisa demostrou a precariedade tecnológica que as escolas enfrentam nas referidas salas de recursos e evidenciou a importância do acompanhamento multidisciplinar dos pais e professores, em especial, por parte da Psicologia. Apresentou, ainda, como decorrência da fragilidade dos instrumentos disponibilizados e aplicados, as amplas dificuldades enfrentadas na aprendizagem, no ensino e nos relacionamentos entre pais, professores e crianças deficientes. Conclusão: Ainda é preciso percorrer um longo caminho para que sejam efetivadas as diretrizes de assistência à saúde mental de forma satisfatória e sejam implantados os recursos educacionais necessários para o desenvolvimento adequado das crianças com deficiências. Desta forma, apresenta-se como necessária a emissão de um alerta visando à mobilização social para que o Poder Público cumpra seu dever, no âmbito do ensino municipal e estadual. Sugere-se, como subsídio, que outros estudos semelhantes sejam realizados.
Abstract: In view of the pulsating need to welcome children with disabilities into the regular education network with quality, the Ministry of Education created the “Program for the Implementation of Multifunctional Resource Rooms”, in order to support them, ensuring their social, cognitive and intellectual development. The activity plan is developed in a unitary way, looking for attractiveness and interests, employing technology as one of the instruments that, in addition to being part of the current situation and being present in the educational context, presents itself as a fun and ludic way, making learning light and pleasant. In view of the existing need to meet the needs of children in the family environment, it’s essential to get some professional help and support from social organizations and the State in order to solve them or at least minimize them. Objective: To analyze whether technological and psychological supports interfere positively in the educational development of children with disabilities. Method: Six teachers specialized in special education and 14 parents of children with disabilities who attend the resource classroom participated in the research. The instruments used were a questionnaire for educators, composed by 13 questions; two questionnaires for parents, one sociodemographic questionnaire structured with 6 questions and the other with 12 questions about technology and psychological support. Results: This research demonstrated the technological precariousness that schools face in the referred resource classrooms and highlighted the importance of multidisciplinary monitoring of parents and teachers, especially by Psychology. It also presented, due to the result of the weakness of the instruments made available and applied, the wide difficulties faced in learning, teaching and in the relationships between parents, teachers and disabled children. Conclusion: There is still a long way to go to ensure that the guidelines for mental health care are executed in a satisfactory manner, and the necessary educational resources for the proper development of children with disabilities are implemented. Thus, it is necessary to issue an alert aiming at social mobilization so that the Public Power can fulfill its duty, within the scope of municipal and state education. It is suggested that other similar studies are conducted as a subside.
Palavras-chave: Crianças com Deficiência
Disabled Children
Transtornos do Neurodesenvolvimento
Neurodevelopmental Disorders
Aprendizagem
Learning
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Sigla da instituição: FAMERP
Departamento: Faculdade 2::Departamento 3
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citação: Feitosa, Denise Caroline. Realidade da sala de recursos utilizada no aprendizado de crianças com deficiência: percepção dos pais e professores. 2020. 74 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 1603
URI: http://bdtd.famerp.br/handle/tede/696
Data de defesa: 14-Fev-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

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