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Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensino e aprendizagem sobre atendimento inicial da parada cardíaca e reanimação cardiopulmonar para estudantes de ensino médio
Autor: Sereno, Perpétua Mendes Magalhães 
Primeiro orientador: Beccaria, Lúcia Marinilza
Primeiro coorientador: Rodrigues, Cléa Dometilde Soares
Primeiro membro da banca: Godoy, Moacir Fernandes de
Segundo membro da banca: Parro, Maria Claudia
Terceiro membro da banca: Ribeiro, Rita de Cássia Helú Mendonça
Quarto membro da banca: Braga, Maria Rita
Resumo: As manobras de reanimação cardiopulmonar visam manter artificialmente o fluxo arterial cerebral e outros órgãos vitais até que a circulação espontânea se restabeleça, portanto, o atendimento da parada cardiorrespiratória deverá ocorrer em até quatro minutos para que não ocorram danos cerebrais irreversíveis. Se esse atendimento de socorro for realizado de forma correta, aumenta em 70% a sobrevivência da pessoa. Objetivos: Identificar o conhecimento prévio de estudantes de ensino médio sobre parada cardiorrespiratória e reanimação cardiopulmonar, verificar o grau de aprendizado imediatamente e, após três meses do treinamento teórico-prático em suporte básico de vida. Métodos: Estudo prospectivo, longitudinal, com abordagem quantitativa. A população foi constituída por 142 estudantes de ensino médio de uma instituição privada e 83 de uma pública. Os dados foram coletados através de questionário estruturado, segundo as diretrizes da American Heart Association (2015), com questões abertas e de múltipla escolha, aplicado antes do treinamento teórico-prático sobre suporte básico de vida, imediatamente após e passados três meses do primeiro encontro. A estatística foi feita com análise descritiva e no âmbito inferencial, foi usado o Teste Friedman e Mann Whitney para analisar a significância estatística entre os períodos. Resultados: Constatou-se eficácia do treinamento por meio da análise dos scores pré, pós-imediato e pós-tardio nas duas instituições. Na avaliação prévia, a instituição privada apresentou melhor desempenho em relação à pública. Nas avaliações imediata e tardia, não houve diferenças estatísticas significantes entre as instituições. Os estudantes pesquisados possuíam conhecimento insuficiente sobre suporte básico de vida e após a intervenção houve aumento significativo no aprendizado desses alunos. A análise dos períodos pós-treinamento demonstrou que existem questões específicas que obtiveram maior absorção de aprendizado: número do serviço médico de emergência, como facilitar a respiração de uma pessoa em parada cardiorrespiratória, atitude ao encontrar alguém inconsciente, conceito de reanimação cardiopulmonar e local/posição da vítima para realizar a massagem cardíaca também questões com menos retenção de conhecimentos: sinais de parada cardiorrespiratória, manobras corretas de reanimação cardiorrespiratória e passos para utilização do desfibrilador externo automático. Nas duas instituições, a questão sobre o número de atendimento de urgência no Brasil apresentou um aumento muito significativo de acertos nos períodos pós-treinamento. Entretanto, estimava-se maior número de respostas corretas no período pré-treinamento, considerando-se que a desinformação leva à demora no acionamento dos serviços de emergência médica e contribui para o aumento de mortes e possíveis sequelas por falta de atendimento especializado. Conclusões A escola de ensino médio mostrou-se ideal para a disseminação de informações, pois o estudante treinado torna-se capaz de realizar atendimento de parada cardiorrespiratória. Os treinamentos são pertinentes e devem ser instituídos sistematicamente. Ressalta-se a atuação do enfermeiro em programas de educação permanente sobre suporte básico de vida para estudantes de ensino médio ou inserção deste conteúdo como parte integrante da grade curricular das escolas, visando propiciar melhoria no atendimento às vítimas em ambiente extra- hospitalar.
Abstract: Cardiopulmonary resuscitation maneuvers aim to artificially maintain the cerebral arterial flow and other vital organs until the spontaneous circulation is restored, therefore, the attendance of the cardiorespiratory arrest should occur in up to four minutes so that irreversible brain damage does not occur. If this help is promply provided, it increases the survival of the person by 70%. Objectives: To identify the prior knowledge of high school students on cardiorespiratory arrest and cardiopulmonary resuscitation, to verify the degree of learning immediately and after three months of theoretical-practical training in basic life support. Methods: Prospective, longitudinal study with a quantitative approach. The population comprised 142 high school students from a private institution and 83 from a public one. Data were collected through a questionnaire structured according to the American Heart Association Guidelines (2015), with open and multiple choice questions, applied before the theoretical-practical training on basic life support, immediately after and after three months of the first meeting. The statistic was performed with descriptive analysis and in the inferential scope; Friedman and Mann Whitney Tests were used to analyze the statistical significance between the periods. Results: The training effectiveness was verified through the analysis of pre, post-immediate and post-late scores in both institutions. In the previous evaluation, the private institution performed better than the public one. In the immediate and late evaluations, there were no statistically significant differences between the institutions. The students evaluated had insufficient knowledge about basic life support and, after the intervention there was a significant increase in their learning. The analysis of the post-training periods showed that there are specific issues that have obtained greater absorption of learning: emergency medical service amount, how to ease a person's breathing during a cardiorespiratory arrest, attitude to find someone unconscious, concept of cardiopulmonary resuscitation and local / position of the victim to perform cardiac massage; and also issues with less retention of knowledge: signs of cardiorespiratory arrest, correct cardiorespiratory resuscitation maneuvers and steps to use the automatic external defibrillator. In both institutions, the question about the amount of emergency care in Brazil showed a very significant increase in the number of appointments in the post-training periods. However, a greater number of correct responses were estimated in the pre-training period, considering that the disinformation leads to the delay on the activation of emergency medical services and contributes to the increase of deaths and possible sequels due to lack of proper care. Conclusions: High school education was ideal for disseminating information since the trained student can be able to perform the attendance on cardiorespiratory arrest. The trainings are pertinent and should be systematically provided. Emphasis is placed on nurses' performance in continuum education programs on basic life support for high school students or insertion of this content as an integral part of the school curriculum framework, aiming to provide better care for victims in extra-hospital settings.
Palavras-chave: Parada Cardíaca
Heart Arrest
Reanimação Cardiopulmonar
Cardiopulmonary Resuscitation
Infarto do Miocárdio
Myocardial Infarction
Assistência Ambulatorial
Ambulatory Care
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Sigla da instituição: FAMERP
Departamento: Faculdade 1::Departamento 2
Programa: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Citação: Sereno, Perpétua Mendes Magalhães. Ensino e aprendizagem sobre atendimento inicial da parada cardíaca e reanimação cardiopulmonar para estudantes de ensino médio. 2018. 95 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 1444
URI: http://bdtd.famerp.br/handle/tede/562
Data de defesa: 21-Nov-2018
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

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