Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.famerp.br/handle/tede/562
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSereno, Perpétua Mendes Magalhães-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2753476374334925por
dc.contributor.advisor1Beccaria, Lúcia Marinilza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9454722257798034por
dc.contributor.advisor-co1Rodrigues, Cléa Dometilde Soares-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3012346880869433por
dc.contributor.referee1Godoy, Moacir Fernandes de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5801024266432265por
dc.contributor.referee2Parro, Maria Claudia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6090977724483059por
dc.contributor.referee3Ribeiro, Rita de Cássia Helú Mendonça-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3382026798255936por
dc.contributor.referee4Braga, Maria Rita-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8981345706754621por
dc.date.accessioned2019-07-10T18:36:32Z-
dc.date.issued2018-11-21-
dc.identifier.citationSereno, Perpétua Mendes Magalhães. Ensino e aprendizagem sobre atendimento inicial da parada cardíaca e reanimação cardiopulmonar para estudantes de ensino médio. 2018. 95 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto.por
dc.identifier.doi1444por
dc.identifier.urihttp://bdtd.famerp.br/handle/tede/562-
dc.description.resumoAs manobras de reanimação cardiopulmonar visam manter artificialmente o fluxo arterial cerebral e outros órgãos vitais até que a circulação espontânea se restabeleça, portanto, o atendimento da parada cardiorrespiratória deverá ocorrer em até quatro minutos para que não ocorram danos cerebrais irreversíveis. Se esse atendimento de socorro for realizado de forma correta, aumenta em 70% a sobrevivência da pessoa. Objetivos: Identificar o conhecimento prévio de estudantes de ensino médio sobre parada cardiorrespiratória e reanimação cardiopulmonar, verificar o grau de aprendizado imediatamente e, após três meses do treinamento teórico-prático em suporte básico de vida. Métodos: Estudo prospectivo, longitudinal, com abordagem quantitativa. A população foi constituída por 142 estudantes de ensino médio de uma instituição privada e 83 de uma pública. Os dados foram coletados através de questionário estruturado, segundo as diretrizes da American Heart Association (2015), com questões abertas e de múltipla escolha, aplicado antes do treinamento teórico-prático sobre suporte básico de vida, imediatamente após e passados três meses do primeiro encontro. A estatística foi feita com análise descritiva e no âmbito inferencial, foi usado o Teste Friedman e Mann Whitney para analisar a significância estatística entre os períodos. Resultados: Constatou-se eficácia do treinamento por meio da análise dos scores pré, pós-imediato e pós-tardio nas duas instituições. Na avaliação prévia, a instituição privada apresentou melhor desempenho em relação à pública. Nas avaliações imediata e tardia, não houve diferenças estatísticas significantes entre as instituições. Os estudantes pesquisados possuíam conhecimento insuficiente sobre suporte básico de vida e após a intervenção houve aumento significativo no aprendizado desses alunos. A análise dos períodos pós-treinamento demonstrou que existem questões específicas que obtiveram maior absorção de aprendizado: número do serviço médico de emergência, como facilitar a respiração de uma pessoa em parada cardiorrespiratória, atitude ao encontrar alguém inconsciente, conceito de reanimação cardiopulmonar e local/posição da vítima para realizar a massagem cardíaca também questões com menos retenção de conhecimentos: sinais de parada cardiorrespiratória, manobras corretas de reanimação cardiorrespiratória e passos para utilização do desfibrilador externo automático. Nas duas instituições, a questão sobre o número de atendimento de urgência no Brasil apresentou um aumento muito significativo de acertos nos períodos pós-treinamento. Entretanto, estimava-se maior número de respostas corretas no período pré-treinamento, considerando-se que a desinformação leva à demora no acionamento dos serviços de emergência médica e contribui para o aumento de mortes e possíveis sequelas por falta de atendimento especializado. Conclusões A escola de ensino médio mostrou-se ideal para a disseminação de informações, pois o estudante treinado torna-se capaz de realizar atendimento de parada cardiorrespiratória. Os treinamentos são pertinentes e devem ser instituídos sistematicamente. Ressalta-se a atuação do enfermeiro em programas de educação permanente sobre suporte básico de vida para estudantes de ensino médio ou inserção deste conteúdo como parte integrante da grade curricular das escolas, visando propiciar melhoria no atendimento às vítimas em ambiente extra- hospitalar.por
dc.description.abstractCardiopulmonary resuscitation maneuvers aim to artificially maintain the cerebral arterial flow and other vital organs until the spontaneous circulation is restored, therefore, the attendance of the cardiorespiratory arrest should occur in up to four minutes so that irreversible brain damage does not occur. If this help is promply provided, it increases the survival of the person by 70%. Objectives: To identify the prior knowledge of high school students on cardiorespiratory arrest and cardiopulmonary resuscitation, to verify the degree of learning immediately and after three months of theoretical-practical training in basic life support. Methods: Prospective, longitudinal study with a quantitative approach. The population comprised 142 high school students from a private institution and 83 from a public one. Data were collected through a questionnaire structured according to the American Heart Association Guidelines (2015), with open and multiple choice questions, applied before the theoretical-practical training on basic life support, immediately after and after three months of the first meeting. The statistic was performed with descriptive analysis and in the inferential scope; Friedman and Mann Whitney Tests were used to analyze the statistical significance between the periods. Results: The training effectiveness was verified through the analysis of pre, post-immediate and post-late scores in both institutions. In the previous evaluation, the private institution performed better than the public one. In the immediate and late evaluations, there were no statistically significant differences between the institutions. The students evaluated had insufficient knowledge about basic life support and, after the intervention there was a significant increase in their learning. The analysis of the post-training periods showed that there are specific issues that have obtained greater absorption of learning: emergency medical service amount, how to ease a person's breathing during a cardiorespiratory arrest, attitude to find someone unconscious, concept of cardiopulmonary resuscitation and local / position of the victim to perform cardiac massage; and also issues with less retention of knowledge: signs of cardiorespiratory arrest, correct cardiorespiratory resuscitation maneuvers and steps to use the automatic external defibrillator. In both institutions, the question about the amount of emergency care in Brazil showed a very significant increase in the number of appointments in the post-training periods. However, a greater number of correct responses were estimated in the pre-training period, considering that the disinformation leads to the delay on the activation of emergency medical services and contributes to the increase of deaths and possible sequels due to lack of proper care. Conclusions: High school education was ideal for disseminating information since the trained student can be able to perform the attendance on cardiorespiratory arrest. The trainings are pertinent and should be systematically provided. Emphasis is placed on nurses' performance in continuum education programs on basic life support for high school students or insertion of this content as an integral part of the school curriculum framework, aiming to provide better care for victims in extra-hospital settings.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Suzana Dias (suzana.dias@famerp.br) on 2019-07-10T18:36:32Z No. of bitstreams: 1 PerpétuaMendesMagalhaesSereno_Dissert.pdf: 1523064 bytes, checksum: 340650ef515604c2d020fa356f84a111 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-10T18:36:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PerpétuaMendesMagalhaesSereno_Dissert.pdf: 1523064 bytes, checksum: 340650ef515604c2d020fa356f84a111 (MD5) Previous issue date: 2018-11-21eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdade de Medicina de São José do Rio Pretopor
dc.publisher.departmentFaculdade 1::Departamento 2por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsFAMERPpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Enfermagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectParada Cardíacapor
dc.subjectHeart Arresteng
dc.subjectReanimação Cardiopulmonarpor
dc.subjectCardiopulmonary Resuscitationeng
dc.subjectInfarto do Miocárdiopor
dc.subjectMyocardial Infarctioneng
dc.subjectAssistência Ambulatorialpor
dc.subjectAmbulatory Careeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpor
dc.titleEnsino e aprendizagem sobre atendimento inicial da parada cardíaca e reanimação cardiopulmonar para estudantes de ensino médiopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PerpétuaMendesMagalhaesSereno_Dissert.pdfDocumento principal1,49 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.