???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdtd.famerp.br/handle/tede/543
Tipo do documento: Dissertação
Título: Curso online para profissionais da saúde: como dar más notícias
Autor: Minato, Carla Teixeira 
Primeiro orientador: Santos Junior, Randolfo dos
Primeiro coorientador: Rondina, João Marcelo
Primeiro membro da banca: Carlson Filho, Carlos Magnus
Segundo membro da banca: Miyazaki, Maria Cristina Oliveira Santos
Resumo: Más notícias podem ser compreendidas como aquelas que alteram drástica e negativamente a perspectiva do paciente em relação ao seu futuro. A transmissão de uma má notícia não é uma tarefa fácil para o profissional da saúde, que pode, inclusive, receber processos ao transmiti-la de forma incorreta. Objetivo: desenvolver um curso voltado para a comunicação de más notícias tendo como público-alvo adultos, que será disponibilizado aos profissionais da área da saúde. Aplicar um questionário preliminar para diagnosticar os conhecimentos prévios dos profissionais e um questionário posterior para verificar a percepção desse profissional após o curso. Método: Foram avaliados 25 respondentes do questionário preliminar e 16 respondentes que concluíram o curso. Resultados: 100% dos concluintes se sentiu mais confortável em transmitir uma má notícia após a realização do curso; a maioria dos concluintes apontou uma melhora em suas habilidades de transmissão de más notícias; 100% aponta que o curso fez sentido para ele; 93,75% acredita ser relevante a utilização de instrumento ou método para informar más notícias e 100% dos concluintes acredita que os métodos apresentados no curso são práticos e podem ser utilizados no seu dia-a-dia. Conclusão: O curso foi desenvolvido e aplicado e a amostra de concluintes demonstrou efetividade na percepção de melhora após a sua conclusão.
Abstract: Bad news can be understood as those that drastically and negatively alter the patient's perspective on their future. The transmission of bad news is not an easy task for the health professional, who may even receive processes by transmitting it incorrectly. Objective: to develop a course aimed at communicating bad news, targeting adults, which will be made available to health professionals. Apply a preliminary questionnaire to diagnose the professionals' previous knowledge and a subsequent questionnaire to verify the perception of this professional after the course. Method: We evaluated 25 respondents from the preliminary questionnaire and 16 respondents who completed the course. Results: 100% of the graduates felt more comfortable transmitting bad news after completing the course; most of the editors pointed out an improvement in their bad news transmission skills; 100% points out that the course made sense to him; 93.75% believe that the use of an instrument or method to report bad news is relevant and 100% of the students believe that the methods presented in the course are practical and can be used in their daily lives. Conclusion: The course was developed and applied and the sample of participants showed an efficacy in the perception of improvement after its conclusion.
Palavras-chave: Pessoal de Saúde
Health Personnel
Comunicação em Saude
Health Communication
Política de Saúde
Health Policy
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Sigla da instituição: FAMERP
Departamento: Faculdade 2::Departamento 3
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citação: Minato, Carla Teixeira. Curso online para profissionais da saúde: como dar más notícias. 2018. 92 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 1425
URI: http://bdtd.famerp.br/handle/tede/543
Data de defesa: 14-Dec-2018
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CarlaTeixeraMinato_Dissert.pdf2,94 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.