Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.famerp.br/handle/tede/543
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMinato, Carla Teixeira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2641811957951254por
dc.contributor.advisor1Santos Junior, Randolfo dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6577785031007806por
dc.contributor.advisor-co1Rondina, João Marcelo-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9939262925159287por
dc.contributor.referee1Carlson Filho, Carlos Magnus-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0298241322250398por
dc.contributor.referee2Miyazaki, Maria Cristina Oliveira Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9924379303292356por
dc.date.accessioned2019-06-10T16:38:36Z-
dc.date.issued2018-12-14-
dc.identifier.citationMinato, Carla Teixeira. Curso online para profissionais da saúde: como dar más notícias. 2018. 92 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto.por
dc.identifier.doi1425por
dc.identifier.urihttp://bdtd.famerp.br/handle/tede/543-
dc.description.resumoMás notícias podem ser compreendidas como aquelas que alteram drástica e negativamente a perspectiva do paciente em relação ao seu futuro. A transmissão de uma má notícia não é uma tarefa fácil para o profissional da saúde, que pode, inclusive, receber processos ao transmiti-la de forma incorreta. Objetivo: desenvolver um curso voltado para a comunicação de más notícias tendo como público-alvo adultos, que será disponibilizado aos profissionais da área da saúde. Aplicar um questionário preliminar para diagnosticar os conhecimentos prévios dos profissionais e um questionário posterior para verificar a percepção desse profissional após o curso. Método: Foram avaliados 25 respondentes do questionário preliminar e 16 respondentes que concluíram o curso. Resultados: 100% dos concluintes se sentiu mais confortável em transmitir uma má notícia após a realização do curso; a maioria dos concluintes apontou uma melhora em suas habilidades de transmissão de más notícias; 100% aponta que o curso fez sentido para ele; 93,75% acredita ser relevante a utilização de instrumento ou método para informar más notícias e 100% dos concluintes acredita que os métodos apresentados no curso são práticos e podem ser utilizados no seu dia-a-dia. Conclusão: O curso foi desenvolvido e aplicado e a amostra de concluintes demonstrou efetividade na percepção de melhora após a sua conclusão.por
dc.description.abstractBad news can be understood as those that drastically and negatively alter the patient's perspective on their future. The transmission of bad news is not an easy task for the health professional, who may even receive processes by transmitting it incorrectly. Objective: to develop a course aimed at communicating bad news, targeting adults, which will be made available to health professionals. Apply a preliminary questionnaire to diagnose the professionals' previous knowledge and a subsequent questionnaire to verify the perception of this professional after the course. Method: We evaluated 25 respondents from the preliminary questionnaire and 16 respondents who completed the course. Results: 100% of the graduates felt more comfortable transmitting bad news after completing the course; most of the editors pointed out an improvement in their bad news transmission skills; 100% points out that the course made sense to him; 93.75% believe that the use of an instrument or method to report bad news is relevant and 100% of the students believe that the methods presented in the course are practical and can be used in their daily lives. Conclusion: The course was developed and applied and the sample of participants showed an efficacy in the perception of improvement after its conclusion.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Suzana Dias (suzana.dias@famerp.br) on 2019-06-10T16:38:36Z No. of bitstreams: 1 CarlaTeixeraMinato_Dissert.pdf: 3010248 bytes, checksum: 7a0749b1d3afacfc65a7011a1b470d68 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-10T16:38:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CarlaTeixeraMinato_Dissert.pdf: 3010248 bytes, checksum: 7a0749b1d3afacfc65a7011a1b470d68 (MD5) Previous issue date: 2018-12-14eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdade de Medicina de São José do Rio Pretopor
dc.publisher.departmentFaculdade 2::Departamento 3por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsFAMERPpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPessoal de Saúdepor
dc.subjectHealth Personneleng
dc.subjectComunicação em Saudepor
dc.subjectHealth Communicationeng
dc.subjectPolítica de Saúdepor
dc.subjectHealth Policyeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDEpor
dc.titleCurso online para profissionais da saúde: como dar más notíciaspor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CarlaTeixeraMinato_Dissert.pdf2,94 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.