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Tipo do documento: Dissertação
Título: Fatores impactantes no resultado do ENADE em cursos de graduação em medicina
Autor: Anbar Neto, Toufic 
Primeiro orientador: Moscardini, Aírton Camacho
Primeiro membro da banca: Braile, Domingo Marcolino
Segundo membro da banca: Naoum, Paulo Cesar
Resumo: Introdução: A avaliação de cursos de medicina ainda é considerada controversa para muitas instituições de ensino superior (IES). O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) é um instrumento utilizado na aferição da qualidade dos cursos de graduação. A identificação de fatores que influenciam o resultado desse exame pode contribuir para o fornecimento de subsídios necessários para melhoria da qualidade dos cursos de medicina e, por conseguinte, do conceito no ENADE. Objetivo: Avaliar fatores impactantes no resultado do ENADE em cursos de graduação em medicina, considerando-se variáveis demográficas, acadêmicas, educacionais, e de infraestrutura na área da saúde. Material e Método: Foram estudados fatores que influenciaram no resultado do ENADE 2010 obtido por 136 cursos de medicina. A coleta de dados foi realizada em bases de dados públicas e em planilhas do Ministério da Educação. Foram 7investigadas variáveis demográficas (localização geográfica), acadêmicas e educacionais (organização acadêmica, tempo de existência do curso, quantidade de vagas, titulação do corpo docente, carga horária total, programa de pós-graduação strictu sensu, categoria administrativa e metodologia de ensino) e de infraestrutura na área da saúde (número de leitos totais e destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS) no município do curso). A análise de dados baseou-se no desempenho dos cursos de medicina no ENADE 2010, sendo divididos em dois grupos: ENADE 1-2 (conceito negativo) versus ENADE 4-5 (conceito positivo). Resultados: A maioria dos cursos de medicina (82,9%) pertencentes a universidades obteve conceito 4 ou 5. O tempo de existência dos cursos (anos) foi maior no grupo ENADE 4-5 (mediana= 43). O número de vagas foi maior no grupo ENADE 1- 2 (mediana= 100). Na titulação do corpo docente, houve predomínio de mestres e doutores no grupo ENADE 4-5. A carga horária foi levemente superior no grupo ENADE 4-5 (mediana = 8.400 horas). A maior parte dos cursos (93,4%) com programas de pós-graduação strictu sensu obteve conceito 4 ou 5. A maioria (96,3%) dos cursos pertencentes à IES públicas obteve conceito 4 ou 5. Dos cursos com metodologia de ensino tradicional, 76,3% obtiveram conceito 4 ou 5. No grupo ENADE 1-2 estavam disponíveis uma quantidade de leitos SUS/1.000 habitantes menor (mediana = 2,24) do que no grupo ENADE 4-5 (mediana = 2,34). No grupo ENADE 1-2 estavam disponíveis uma quantidade de leitos totais/1.000 habitantes menor (mediana = 3,41) do que no grupo ENADE 4-5 (mediana = 3,95). Conclusões: Fatores que impactaram positivamente no conceito ENADE dos cursos de medicina incluem estar inserido em universidade, maior tempo de existência, menor quantidade de vagas, predomínio de mestrado e doutorado na titulação do corpo docente, existência de programas de pós-graduação strictu sensu, pertencer a IES pública, maior quantidade de leitos totais e destinados ao SUS. Fatores que impactaram negativamente no conceito ENADE foram menor quantidade de mestres e doutores na titulação do corpo docente, ausência de programa de pós-graduação strictu sensu e pouco tempo de existência do curso.
Abstract: Introduction: The evaluation of medical courses is still considered controversial by many higher education institutions (HEIs). The Brazilian National Student Performance Examination (ENADE) is an instrument used to measure the quality of undergraduate courses. The identification of factors that influence the result of this examination can contribute to providing support necessary to improve the quality of medical courses and, therefore, their rating in ENADE. Objective: To assess factors that impact on the ENADE outcomes of graduate and undergraduate medical courses in respect to academic, educational and demographic variables and the infrastructure of the local healthcare system. Material and Method: Factors that influenced the ENADE outcomes obtained by 136 medical courses in 2010 were investigated. The data were collected from databases and spreadsheets of the Ministry of education. Demographic (geographic location), and educational and academic variables (academic organization, age of course, number of places, qualifications of faculty members, course load hours, strictu sensu post-graduation program, administrative category and teaching methodology) were investigated as was the infrastructure of the local healthcare system [total number of beds and beds dedicated to Brazilian National Health Service (SUS) patients in the municipal of the medical school]. Data analysis was based on the performance of medical courses in the ENADE in 2010. Courses were divided into two groups: ENADE Grades 1-2 (negative rating) versus ENADE Grades 4-5 (positive rating). Results: Most medical courses (82.9%) belonging to larger universities obtained Grades 4 or 5. The time of existence of courses was greater in the ENADE Grade 4-5 Group (median: 43 years). The number of places was higher in the ENADE Grade 1-2 Group (median: 100). There was a predominance of faculty members with masters and doctors degrees in the ENADE Grade 4-5 Group. The course load hours was slightly higher in the ENADE Grade 4-5 Group (median: 8400 hours). Most courses (93.4%) with strictu sensu postgraduate programs obtained Grades 4 or 5. Most courses (96.3%) belonging to public HEIs obtained Grades 4 or 5. Most courses (76.3%) that used traditional teaching methodology obtained Grades 4 or 5. The number of NHS beds/1000 inhabitants was lower in the ENADE Grade 1-2 Group than in the ENADE Grade 4-5 Group (median: 2.24 vs. 2.34). The number of total beds/1000 inhabitants was lower in the ENADE Grade 1-2 Group in relation to ENADE Grade 4-5 Group (median: 3.41 vs. 3.95). Conclusions: Factors that positively impacted on ENADE outcomes for medical courses include being part of larger universities, older courses, fewer students, predominance of staff with master's and doctoral degrees, having a strictu sensu postgraduate program, being a public HEIs and higher numbers of total beds and beds dedicated to NHS patients in the municipal.
Palavras-chave: Evaluation
Education, Medical, Undergraduate
Avaliação
Educação de Graduação em Medicina
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::8765449414823306929::600
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Sigla da instituição: FAMERP
Departamento: Faculdade 1::Departamento 1::306626487509624506::500
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde::1102159680310750095::500
Citação: Anbar Neto, Toufic. Fatores impactantes no resultado do ENADE em cursos de graduação em medicina. 2014. 37 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 1195
URI: http://bdtd.famerp.br/handle/tede/287
Data de defesa: 17-Nov-2014
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde

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