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Tipo do documento: Dissertação
Título: Uma perspectiva de rede psicométrica em ciências sociais: investigar as medidas de autoeficácia na Educação Especial
Título(s) alternativo(s): Psychometric Network Perspective in the Social Sciences: Investigating Self-Efficacy Measures in Special Education
Autor: Lopes, Sônia Maria Maciel 
Primeiro orientador: André, Júlio César
Primeiro coorientador: Soler, Zaida Aurora Sperli Geraldes
Primeiro membro da banca: Werneck, Alexandre Lins
Segundo membro da banca: Iembo, Tatiane
Resumo: Objetivo: Adaptar a Escala de Autoeficácia na Formação Superior (AEFS) para o contexto da autoeficácia no exercício de função dos Professores Especialistas de Currículo (PECs) da educação especial e investigar as propriedades psicométricas da escala adaptada. Método: A AEFS foi adaptada para o contexto educacional especial, gerando a Escala de Autoeficácia no Exercício de Função - Contexto Educação (EAEF - Educ). A amostra foi composta por 66 PECs da educação especial da rede estadual de São Paulo. Foram realizadas análises fatoriais confirmatória e exploratória, além de análises de confiabilidade, utilizando os índices alpha de Cronbach, ômega de McDonald e confiabilidade composta. Resultados: A estrutura fatorial original da AEFS, composta por cinco fatores, não foi confirmada na EAEF - Educ por meio da análise fatorial confirmatória. A análise exploratória (EGA e bootEGA) indicou uma solução de cinco fatores com índices de ajuste (CFI, TLI e RMSEA) e confiabilidade adequados. Foi proposta uma nova nomenclatura para os fatores, com base no conteúdo dos itens: Autoeficácia na Aplicação do Conhecimento e Formação Profissional; Autoeficácia na Interação Social e Desenvolvimento Profissional; Autoeficácia no Estabelecimento de Metas e Expressão de Opiniões; Autoeficácia no Cumprimento de Demandas Externas; e Autoeficácia na Resolução de Problemas e Busca de Recursos. Conclusões: A EAEF - Educ apresentou evidências de validade e confiabilidade para a amostra estudada. Os resultados apontam direções para estudos futuros com amostras maiores e em diferentes contextos educacionais, além de intervenções práticas visando o fortalecimento das crenças de autoeficácia dos PECs da educação especial. A adaptação e validação da EAEF-Educ fornece um instrumento confiável para mensurar a autoeficácia no exercício de função no setor educacional. Ao possibilitar a avaliação desse construto em professores especialistas em currículo, o estudo contribui para o desenvolvimento de estratégias que visem fortalecer a autoeficácia desses profissionais. Uma maior autoeficácia dos PECs da educação epescial pode impactar positivamente na qualidade da formação docente, na implementação de políticas educacionais especiais e, consequentemente, na melhoria do ensino. Os resultados obtidos fornecem subsídios para ações institucionais voltadas para o aprimoramento da atuação dos PECs da educação especial e para a promoção de um ambiente educacional mais eficaz e inclusivo.
Abstract: Objective: To adapt the Self-Efficacy in Higher Education Scale (AEFS) to the context of self-efficacy in the exercise of function of Specialist Curriculum Teachers (PECs) and to investigate the psychometric properties of the adapted scale. Method: The AEFS was adapted for the special education context, generating the Self-Efficacy Scale in the Exercise of Function - Education Context (EAEF - Educ). The sample consisted of 66 PECs from the São Paulo state school system. Confirmatory and exploratory factor analyses were carried out, as well as reliability analyses using Cronbach's alpha, McDonald's omega and composite reliability indices. Results: The original factor structure of the AEFS, consisting of five factors, was not confirmed in the EAEF - Educ by means of confirmatory factor analysis. The exploratory analysis (EGA and bootEGA) indicated a five-factor solution with adequate fit indices (CFI, TLI and RMSEA) and reliability. A new nomenclature was proposed for the factors, based on the content of the items: Self-efficacy in Applying Knowledge and Professional Training; Self-efficacy in Social Interaction and Professional Development; Self-efficacy in Setting Goals and Expressing Opinions; Self-efficacy in Meeting External Demands; and Self-efficacy in Problem Solving and Resource Finding. Conclusions: The EAEF - Educ showed evidence of validity and reliability for the sample studied. The results point to directions for future studies with larger samples and in different educational contexts, as well as practical interventions aimed at strengthening the self-efficacy beliefs of CSPs. The adaptation and validation of the EAEF-Educ provides a reliable instrument for measuring self-efficacy in the exercise of functions in the education sector. By making it possible to assess this construct in curriculum specialist teachers, the study contributes to the development of strategies aimed at strengthening the self-efficacy of these professionals. Greater self-efficacy among CSPs in special education can have a positive impact on the quality of teacher training, the implementation of special educational policies and, consequently, the improvement of teaching. The results obtained provide support for institutional actions aimed at improving the performance of special education CSPs and promoting a more effective and inclusive educational environment.
Palavras-chave: Autoeficácia
Self Efficacy
Docentes
Faculty
Psicometria
Psychometrics
Análise Fatorial
Factor Analysis, Statistical
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Sigla da instituição: FAMERP
Departamento: Faculdade 1::Departamento 2
Programa: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Citação: Lopes, Sônia Maria Maciel. Uma perspectiva de rede psicométrica em ciências sociais: investigar as medidas de autoeficácia na Educação Especial. 2024. 58 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.famerp.br/handle/tede/885
Data de defesa: 14-Ago-2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

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