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Tipo do documento: Dissertação
Título: Auditoria e gestão na saúde suplementar: glosa na visão de uma operadora de planos de saúde de autogestão
Título(s) alternativo(s): Audit and management in supplementary health: gloss from the perspective of a self-management health plan operator
Autor: Priszkulnik, Goldete 
Primeiro orientador: Jericó, Marli de Carvalho
Primeiro membro da banca: Oliveira, Martha Regina de
Segundo membro da banca: Santos, Marcos Antônio
Resumo: Introdução: As glosas efetuadas pelas Operadoras de Planos de Saúde (OPSs) e/ou recebidas pelos prestadores de saúde, trazem no seu escopo a percepção instintiva de processos administrativos de não conformidades, aprofundando a relação de desconfiança tão presente entre os partícipes da saúde suplementar. Objetivo: Analisar o perfil das glosas em uma Operadora de Planos de Saúde na modalidade autogestão. Método: Trata-se de estudo transversal, de campo, quantitativo, descritivo e analítico, com correlação entre variáveis em uma Operadora de médio porte de abrangência nacional. Utilizou-se dados secundários oriundos do sistema operacional e de faturamento da Operadora de Planos de Saúde em estudo. A população consistiu em registros de glosa, os quais foram analisados conforme Tabela de domínio do padrão de Troca de Informações na Saúde Suplementar, no período de 2018 a 2022. O projeto foi submetido à autorização da Operadora de Planos de Saúde e atende a resolução 510/16 do Conselho Nacional de Saúde. Os dados foram submetidos a análise estatística descritiva e inferencial. Resultados: No período de 2018 a 2022 houve redução de 38,60% do quantitativo de beneficiários. A taxa média de glosa foi de 10%/ano, o valor médio/glosa/ano de R$ 550,00, o valor glosa médio per capita/ano de R$ 932,15. As glosas totalizaram R$184.850.874,10, com altos valores financeiros relacionados às internações e a glosas administrativas – cerca de R$80,69 milhões. O motivo TISS de glosas mais frequente e de maior valor foi o código 1705 relacionado a valor diferente entre o contratado e o apresentado. Não houve diferença significante entre os valores e taxas de glosas relacionadas às regiões brasileiras. Conclusão: O presente estudo evidencia a necessidade de levantamentos dos motivos de glosa dentro das OPSs para que possam ser avaliados, qualificados e quantificados. Ações de melhoria são imperativas, sob pena de termos os índices de glosas exacerbados que poderiam em um primeiro momento terem seus motivos sanados, proporcionando um faturamento médico hospitalar que possa refletir a realidade da assistência sem necessidade de correções e/ou acertos futuros, proporcionando uma garantia da receita e uma certeza do pagamento realizado.
Abstract: Introduction: Glosses issued by Health Plan Operators (OPSs) and/or received by healthcare providers bring with them the instinctive perception of administrative processes of non-compliance, deepening the relationship of distrust so present between the participants in supplementary healthcare. Objective: To analyze the gloss profile of a self-managed health plan operator. Method: This is a cross sectional, field, quantitative, descriptive and analytical study, with correlation between variables in a medium-sized nationwide operator. Secondary data was used from the operational and billing system of the Health Plan Operator under study. The population comprised chargeback records, which were analyzed according to the Supplementary Health Information Exchange Standard Domain Table, from 2018 to 2022. The project was submitted for authorization by the Health Plan Operator and complies with Resolution 510/16 of the National Health Council. Data were submitted to descriptive and inferential statistical analysis. Results: There was a 38.60% reduction in the number of beneficiaries in the period from 2018 to 2022; that is, the average gloss rate was 10%/year, the average value/gloss/year was R$550.00, the average gloss value per capita/year was R$932.15. Glosses totaled R$184,850,874.10, with high financial amounts related to hospitalizations and administrative glosses - around R$80.69 million. The most frequent and highest value TISS reason for denials was code 1705, related to a different value between the contracted amount and the amount presented. There was no significant difference between the amounts and rates of glosses related to the Brazilian regions. Conclusion: This study points out to the need for a survey of the reasons for denials within PHOs so that they can be assessed, qualified and quantified. Actions for improvement are imperative; otherwise we will see a multiplication of chargeback rates that could have been resolved in the first instance. Moreover, providing hospital medical billing that can reflect the reality of care without the need for future corrections and/or adjustments, providing a guarantee of revenue and certainty of payment.
Palavras-chave: Administração em Saúde
Health Administration
Gestão em Saúde
Health Management
Saúde Suplementar
Supplemental Health
Registros Eletrônicos de Saúde
Eletronic Health Records
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Sigla da instituição: FAMERP
Departamento: Faculdade 1::Departamento 2
Programa: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Citação: Priszkulnik, Goldete. Auditoria e gestão na saúde suplementar: glosa na visão de uma operadora de planos de saúde de autogestão. 2024. 90 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.famerp.br/handle/tede/870
Data de defesa: 7-Out-2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

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