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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMenezes, João Daniel de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3781445811510444por
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Rita de Cássia Helu Mendonça-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3382026798255936por
dc.contributor.advisor-co1André, Júlio César-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8954013807560316por
dc.contributor.referee1Iembo, Tatiane-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1851542946209824por
dc.contributor.referee2Brandão, Vânia Zaqueu-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4424566028851160por
dc.date.accessioned2025-06-26T19:13:03Z-
dc.date.issued2024-09-02-
dc.identifier.citationMenezes, João Daniel de Souza. Análise fatorial confirmatória e consistência interna do attittudes to patient safety questionnaire - III (APSQ-III) para avaliação dos conhecimentos e atitudes sobre segurança do paciente em ingressantes de cursos da área da saúde. 2024. [49]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, [São José do Rio Preto] .por
dc.identifier.urihttp://bdtd.famerp.br/handle/tede/856-
dc.description.resumoObjetivo: Validar para o português Brasil o instrumento de coleta de dados Attitudes to Patient Safety Questionnaire (APSQ). Métodos: O processo de adaptação transcultural seguiu as diretrizes recomendadas, incluindo tradução, síntese, retrotradução, avaliação por comitê de especialistas e pré-teste. A validação foi realizada com uma amostra de 292 estudantes de cursos da área da saúde. As propriedades psicométricas foram avaliadas por meio de análise fatorial confirmatória, confiabilidade e comparação entre grupos. Resultados: A versão adaptada apresentou boa equivalência semântica, idiomática, experimental e cultural em relação ao instrumento original. O modelo final com 26 itens e 9 fatores apresentou ajuste satisfatório e cargas fatoriais em média altas. No entanto, dois fatores apresentaram baixa confiabilidade. As correlações entre os fatores revelaram associações significativas, corroborando a importância do trabalho em equipe, da cultura de segurança e da comunicação de erros. A comparação entre grupos indicou uma diferença significativa apenas no fator "Confiança ao reportar erro", com os homens apresentando maior confiança do que as mulheres. Conclusão: A versão brasileira do APSQ-III demonstrou propriedades psicométricas satisfatórias, sendo uma ferramenta válida e confiável para avaliar as atitudes dos estudantes em relação à segurança do paciente. Sua aplicação pode contribuir para o aprimoramento da formação acadêmica e para a promoção de uma cultura de segurança nos serviços de saúde. A disponibilidade de um instrumento adaptado e validado para o contexto brasileiro permitirá a avaliação das atitudes e conhecimentos sobre segurança do paciente em estudantes da área da saúde. Os resultados obtidos poderão subsidiar o planejamento e a implementação de intervenções educacionais voltadas para a promoção da segurança do paciente, contribuindo para a formação de profissionais mais conscientes e comprometidos com a qualidade e segurança dos cuidados de saúde. Além disso, a aplicação do APSQ-III em diferentes contextos pode contribuir para a identificação de fatores associados às atitudes dos estudantes e para o desenvolvimento de estratégias de melhoria da qualidade da assistência em saúde, beneficiando a sociedade como um todo.por
dc.description.abstractObjective: To validate the Attitudes to Patient Safety Questionnaire (APSQ) for Brazilian Portuguese. Methods: The cross-cultural adaptation process followed recommended guidelines, including translation, synthesis, back-translation, expert committee evaluation, and pre-testing. Validation was conducted with a sample of 292 students from health-related courses. Psychometric properties were assessed through confirmatory factor analysis, reliability, and group comparisons. Results: The adapted version showed good semantic, idiomatic, experiential, and cultural equivalence to the original instrument. The final model, with 26 items and 9 factors, exhibited satisfactory fit and generally high factor loadings. However, two factors demonstrated low reliability. Correlations between factors revealed significant associations, underscoring the importance of teamwork, safety culture, and error communication. Group comparisons indicated a significant difference only in the “Confidence in Reporting Errors” factor, with men showing greater confidence than women. Conclusion: The Brazilian version of the APSQ-III demonstrated satisfactory psychometric properties, making it a valid and reliable tool for assessing students’ attitudes towards patient safety. Its application can contribute to improving academic training and promoting a safety culture in health services. The availability of an adapted and validated instrument for the Brazilian context will allow for the assessment of attitudes and knowledge about patient safety among health students. The results obtained can support the planning and implementation of educational interventions aimed at promoting patient safety, contributing to the training of professionals who are more aware and committed to the quality and safety of healthcare. Additionally, the application of the APSQ-III in different contexts can help identify factors associated with students’ attitudes and the development of strategies to improve the quality of healthcare, benefiting society as a whole.eng
dc.description.provenanceSubmitted by ROSANGELA KAVANAMI (rokavan@famerp.br) on 2025-06-26T19:13:03Z No. of bitstreams: 1 JOÃO DANIEL DE SOUZA MENEZES.pdf: 3763934 bytes, checksum: ad2fb71f9130be0dd76126b1c4565b29 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-26T19:13:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JOÃO DANIEL DE SOUZA MENEZES.pdf: 3763934 bytes, checksum: ad2fb71f9130be0dd76126b1c4565b29 (MD5) Previous issue date: 2024-09-02eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdade de Medicina de São José do Rio Pretopor
dc.publisher.departmentFaculdade 1::Departamento 2por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsFAMERPpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Enfermagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEstudantes de Enfermagempor
dc.subjectStudents, Nursingeng
dc.subjectAutoeficáciapor
dc.subjectSelf Efficacyeng
dc.subjectDesempenho Acadêmicopor
dc.subjectAcademic Perfomanceeng
dc.subjectDesempenho Profissionalpor
dc.subjectWork Perfomanceeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpor
dc.titleAnálise fatorial confirmatória e consistência interna do attittudes to patient safety questionnaire - III (APSQ-III) para avaliação dos conhecimentos e atitudes sobre segurança do paciente em ingressantes de cursos da área da saúdepor
dc.title.alternativeConfirmatory factor analysis and internal consistency of the Attitudes To Patient Safety Questionnaire - III (APSQ-III) for assessing knowledge and attitudes about patient safety in new entrants to health courseseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde

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