???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdtd.famerp.br/handle/tede/797
Tipo do documento: Dissertação
Título: Intervenção educativa: prevenção da covid 19 em profissionais de saúde por meio de ambiente virtual de aprendizado
Autor: Santiquio, Camilla da Silva Nunes 
Primeiro orientador: Werneck, Alexandre Lins
Primeiro membro da banca: Lourenção, Luciano Garcia
Segundo membro da banca: Gomes, Jomara Brandini
Resumo: Analisar o impacto da intervenção educativa na Prevenção da COVID-19 entre profissionais de saúde que atuam em uma Unidade Básica de Saúde; referência no atendimento de sintomáticos respiratórios Metodologia: Trata-se de um estudo epidemiológico quase experimental com pré e pós-teste, abordagem quantitativa do tipo analítica com correlação entre variáveis. Os dados foram coletados no Centro de Saúde II na cidade de Mirassol, SP, no período de abril de 2020 a maio de 2022. A população do estudo foram 30 profissionais lotados neste Centro de Saúde. O estudo foi dividido em quatro etapas: 1- Aplicação do pré teste 2- Capacitação da equipe do Centro de Saúde II; 3- Testagem periódica quinzenal para detecção de anticorpos contra a COVID-19 e 4- Aplicação do pós-teste Resultados: Do total da amostra, 83,33% são do sexo feminino e 36,6% são da enfermagem. A idade com maior prevalência é a de pessoas com 60 anos ou mais, que representa 30% da amostra; 80% relataram não apresentar qualquer condição de risco. Com relação à escolaridade, 50% possuem ensino médio. Com relação à função/ocupação, no grupo composto por administrativos, atendentes e serviço de apoio/limpeza, observou-se que as variáveis possuem tendência estatística de significância, ou seja, o resultado de uma influência no resultado da outra em uma possível variação, visto que o valor de p=0,02 e 0,008, respectivamente, no pré-teste, e de p=0,01 e 0,004, nos pós-testes. Comparando os valores das variáveis independentes (Conhecimento contra o coronavírus, Prevenção contra o coronavírus e Ambiente de trabalho), sem agrupamento, antes e após a intervenção, com relação aos valores de média, mediana, moda, desvio padrão e erro padrão é possível notar um aumento expressivo dos valores de média, mediana e moda e uma redução dos valores de desvio e erro padrão. Ao equiparar os resultados obtidos entre os profissionais que fizeram parte da pesquisa e os que não participaram da intervenção educacional; nota-se que a taxa de positividade dos participantes da pesquisa foi de 14,94% quando comparada aos dos profissionais que não fizeram parte do estudo, que foi de 34,52%. Conclusão: Os resultados reforçam a importância da aplicação da educação em saúde na prevenção da contaminação contra a COVID-19, bem como, o adoecimento dos profissionais que fizeram parte do estudo.
Abstract: Analyze the impact of an educational intervention on COVID-19 prevention among health professionals who work in a Primary Health Care Unit, a reference in symptomatic respiratory care. Methodology: We conducted a quasi-experimental epidemiological study with a pre-test and post-test application. We also used a quantitative approach of analytical type with a correlation between variables. Data were collected at the Health Center II in Mirassol, São Paulo State, from April 2020 to May 2022. The study population was 30 professionals working in this Health Center. We divided the study into four stages: 1- Application of the pre-test, 2- Training of the Health Center II team, 3- Periodic biweekly testing to detect antibodies against COVID-19, and 4- Application of the post-test. Results: Of the total sample, 83.33% are female, and 36.6% are nursing. The most prevalent age is that of people 60 or older, representing 30% of the sample; 80% reported not having any risk condition. Regarding education, 50% have a high school degree. Regarding the function/occupation, in the group composed of administrative, attendants, and support/cleaning services, we observed that the variables have a statistical significance trend, i.e., the result of one influence the outcome of the other in a possible variation, since the value of p=0.02 and 0.008, respectively, in the pre-test, and p=0.01 and 0.004, in the post-tests. Comparing the values of the independent variables (Knowledge against coronavirus, Prevention against coronavirus, and Work environment), without grouping, before and after the intervention, regarding the values of mean, median, mode, standard deviation, and standard error, it is possible to notice an expressive increase in the values of mean, median, and mode, and a reduction in the importance of standard deviation and error. When comparing the results obtained between the professionals who took part in the research and those who did not participate in the educational intervention, we noticed that the positivity rate of the research participants was 14.94% when compared to the professionals who did not take part in the study, which was 34.52%. Conclusion: The results reinforce the importance of the application of health education in the prevention of contamination against COVID-19, as well as the illness of the professionals who took part in the study.
Palavras-chave: COVID-19
COVID-19
Aprendizagem
Learning
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Sigla da instituição: FAMERP
Departamento: Faculdade 1::Departamento 2
Programa: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Citação: Santiquio, Camilla da Silva Nunes. Intervenção educativa: prevenção da covid 19 em profissionais de saúde por meio de ambiente virtual de aprendizado. 2022. 58 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 1657
URI: http://bdtd.famerp.br/handle/tede/797
Data de defesa: 16-Sep-2022
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CamilladaSilvaNunesSantiquio_Dissert.pdfDocumento principal739,66 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.