Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.famerp.br/handle/tede/786
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorWood, João Pedro Mamede-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5796010445911200por
dc.contributor.advisor1Gazetta, Cláudia Eli-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6786693660319589por
dc.contributor.referee1Paschoal, Vania Del’arco-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0591361982921620por
dc.contributor.referee2Gomes, Jomara Brandini-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4559970706433442por
dc.date.accessioned2023-05-17T17:39:06Z-
dc.date.issued2022-07-09-
dc.identifier.citationWood, João Pedro Mamede. Engajamento no trabalho e sentido de vida entre professores: um estudo correlacional. 2022. 46 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto.por
dc.identifier.doi1665por
dc.identifier.urihttp://bdtd.famerp.br/handle/tede/786-
dc.description.resumoAnalisar os níveis de Engajamento no Trabalho e Sentido de Vida entre professores e verificar se há correlação entre estes fatores. Método: Foram entrevistados 33 professores da educação básica de escolas do município de São José do Rio Preto/SP, subdivididas em três grupos: escolas públicas; escolas particulares; e uma filantrópica, que trabalha com Metodologia de Projetos. Foi realizado um estudo transversal, descritivo e correlacional, sobre o nível de engajamento no trabalho e de sentido de vida em professores. Para a coleta de dados, foram utilizados três instrumentos: um questionário de dados sociodemográficos; o Utrecht Work Engagement Scale (UWES) para verificar o nível de Engajamento e o Teste de Propósito de Vida (PIL-Test-12) para verificar o nível de Sentido de Vida; todos realizados através de um formulário online, enviado pelo Google Forms. Resultados: De acordo com a análise do engajamento no trabalho, não foram observadas diferenças estatisticamente significativas entre a natureza das escolas e os níveis de dedicação, absorção, vigor e escore geral. Os professores da escola que utiliza a Metodologia de Projetos apresentaram maior nível de dedicação, vigor e escore geral do que os professores das demais escolas. Os professores das escolas públicas apresentaram níveis mais baixos de absorção e vigor do que os professores das demais escolas. A análise da percepção pessoal do Sentido de Vida dos professores, segundo a natureza das escolas, apontou um maior percentual de professores com sentimentos de realização existencial e vazio existencial nas escolas privadas. Nenhum professor de escola pública apresentou sentimento de Realização Existencial. Em relação à análise de correlação, os resultados mostram uma correlação positiva, forte e estatisticamente significativa entre as dimensões do Engajamento no Trabalho, e uma correlação fraca e não significativa entre as dimensões do Engajamento do Trabalho e o Sentido de Vida, evidenciando que o aumento do nível de Engajamento no Trabalho pouco interfere no nível de Sentido de Vida. Conclusão: Esse estudo levantou dados relevantes sobre o Engajamento no Trabalho e Sentido de Vida entre professores de educação básica, possibilitando compreender um pouco mais a realidade desta classe profissional, e permitindo a construção de algumas hipóteses a respeito de sua relação com esses dois fatores. Assim, nosso trabalho contribui com as discussões sobre as causas do alto nível de professores descontentes com a sua profissão, demonstrando que, para além dos fatores já relacionados pela literatura, há outros a serem considerados, como o nível de Sentido de Vida. Em adição, sinalizando perguntas que podem ser investigadas por estudos vindouros, que busquem compreender a relação entre o contexto escolar e pedagógico e o Engajamento no Trabalho dos professores.por
dc.description.abstractTo analyze the levels of Work Engagement and Meaning in Life among teachers and to verify if these factors are related. Method: Thirty-three primary education teachers from schools in the city of São José do Rio Preto/SP were interviewed, and the schools were divided into three groups: public schools, private schools, and a philanthropic one, which has been working with Project Methodology. A cross-sectional, descriptive and correlational study was carried out on the level of engagement at work and meaning in life among teachers. For data collection, three instruments were used: a questionnaire of sociodemographic data, the Utrecht Work Engagement Scale (UWES) to verify the level of Engagement, and the Purpose in Life Test (PIL-Test-12) to observe the level of Meaning in Life, all carried out through an online form, sent via Google Forms. Results: In the analysis of engagement at work, no statistically significant differences were observed between the nature of the schools and the levels of dedication, absorption, vigor and general score. The teachers from the school that had been using Project Methodology showed a higher level of dedication, vigor and general score than the teachers from the other schools. Public school teachers showed lower levels of absorption and vigor than teachers from other schools. The analysis of teachers' personal perception of the Meaning in Life, according to the nature of the schools, pointed out a higher percentage of teachers with feelings of Existential Fulfillment and Existential Emptiness in private schools. No public school teacher showed feelings of Existential Fulfillment. Regarding the correlation analysis, the results showed a positive, strong and statistically significant correlation between the dimensions of Engagement at Work, and a weak and non-significant correlation between the dimensions of Work Engagement and Meaning in Life, showing that the increase in Engagement at Work levels has little effect on the level of Meaning in Life. Conclusion: This study has provided relevant data about Engagement at Work and Meaning in Life among primary educational teachers, making it possible to better understand the reality of these professionals, and allowing the construction of some hypotheses about their relationship with these two dimensions. Thus, our work contributes to discussions about the causes of the high level of teachers dissatisfied with their profession, showing that, in addition to the factors already mentioned in the literature, there are others to be considered, such as the level of Meaning in Life. Moreover, it points out to questions that can be investigated by further studies that can attempt to understand the relationship between the school and pedagogical settings as well as the teachers’ Work Engagement.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Suzana Dias (suzana.dias@famerp.br) on 2023-05-17T17:39:06Z No. of bitstreams: 1 JoãoPedroMamedeWood_Dissert.pdf: 746693 bytes, checksum: 0d5e4d12e8f97fbeb50cf61564f64d79 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-17T17:39:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JoãoPedroMamedeWood_Dissert.pdf: 746693 bytes, checksum: 0d5e4d12e8f97fbeb50cf61564f64d79 (MD5) Previous issue date: 2022-07-09eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdade de Medicina de São José do Rio Pretopor
dc.publisher.departmentFaculdade 1::Departamento 2por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsFAMERPpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Enfermagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLogoterapiapor
dc.subjectLogotherapyeng
dc.subjectPerspectiva de Curso de Vidapor
dc.subjectLife Course Perspectiveeng
dc.subjectCiências da Saúdepor
dc.subjectHealth Sciencespor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDEpor
dc.titleEngajamento no trabalho e sentido de vida entre professores: um estudo correlacionalpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoãoPedroMamedeWood_Dissert.pdfDocumento principal729,19 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.