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Tipo do documento: Tese
Título: Desenvolvimento, implementação e estudo de usabilidade de um portal digital para educação em saúde: o caso da cardiopedbrasil® centro do coração da criança
Autor: Silveira, Patricia Cristina 
Primeiro orientador: Croti, Ulisses Alexandre
Primeiro membro da banca: Nina, Vinícius José da Silva
Segundo membro da banca: Pinto Júnior, Valdester Cavalcante
Terceiro membro da banca: Salerno, Pedro Rafael
Quarto membro da banca: Sbrogio, Renata de Oliveira
Resumo: A Internet promove interatividade e produção do conhecimento para pessoas com interesse em comum, inclusive, sobre o tema saúde por meio de portais digitais de educação e redes sociais para profissionais da saúde, familiares e pacientes. A cardiopatia congênita, anormalidade estrutural do coração e/ou dos grandes vasos, é o defeito congênito mais comum em todo mundo e o diagnóstico, tratamento e cuidados envolve toda equipe de cardiologia pediátrica e familiares dos pacientes com necessidade de melhor comunicação e educação permanente de informações que podem ser divulgadas em mídias digitais. Objetivo: Desenvolver, implementar e analisar a usabilidade de um portal digital de educação em saúde no auxílio a formação inicial e continuada de profissionais da saúde e apoiar no acolhimento das famílias de crianças portadoras de cardiopatias congênitas para promover uma melhor qualidade de vida aos pacientes e familiares com informações confiáveis, adequadas e acessíveis. Casuística e Método: Pesquisa quantitativa e pesquisa-ação com aplicação do design instrucional, metodologias de ensinoaprendizagem e softwares de produção audiovisual para divulgação de conteúdos sobre cardiopatias congênitas em portal digital e redes sociais. Resultados: Desenvolvimento, implementação e estudo de usabilidade do portal digital CardioPedBrasil® Centro do Coração da Criança com produção audiovisual disponível também nas principais redes sociais: Facebook®, Instagram® e YouTube® com alcance de público nacional e internacional. Conclusão: O Portal Digital de Educação e Saúde CardioPedBrasil® Centro do Coração da Criança e suas redes sociais possibilitam o compartilhamento de conhecimento e conteúdo educacional multimídia alavancando positivamente a comunicação e a interação com linguagem adequada aos profissionais de saúde e familiares de crianças com cardiopatias congênitas.
Abstract: The Internet promotes interactivity and the production of knowledge for people with a common interest, including on the topic of health through digital education websites and social networks for health professionals, family members and patients. Congenital heart disease, a structural abnormality of the heart and/or great vessels, is the most common congenital defect worldwide and the diagnosis, treatment and care involve the entire pediatric cardiology team and family members of patients in need of better communication and permanent education of information that can be disseminated in digital media. Objective: To develop, implement and analyze the usability of a digital health education website to help the initial and continuing training of health professionals and support the reception of families of children with congenital heart diseases to promote a better quality of life for patients and family members with reliable, adequate and accessible information. Casuistry and Method: Quantitative research and action research with the application of instructional design, teaching-learning methodologies and audiovisual production software to disseminate content on congenital heart diseases on digital website and social networks. Results: Development, implementation and usability study of the CardioPedBrasil® Centro do Coração da Criança digital website with audiovisual production also available on the main social networks: Facebook®, Instagram® and YouTube® with national and international audience reach. Conclusion: The Digital Education and Health Website CardioPedBrasil® Centro do Coração da Criança and its social networks allow the sharing of knowledge and multimedia educational content, positively leveraging communication and interaction with appropriate language for health professionals and family members of children with congenital heart disease.
Palavras-chave: Educação em Saúde
Health Education
cardiologia
Cardiology
Design Centrado no Usuário
User-Centered Design
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Sigla da instituição: FAMERP
Departamento: Faculdade 1::Departamento 1
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde
Citação: Silveira, Patricia Cristina. Desenvolvimento, implementação e estudo de usabilidade de um portal digital para educação em saúde: o caso da cardiopedbrasil® centro do coração da criança. 2022. 142 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 1653
URI: http://bdtd.famerp.br/handle/tede/735
Data de defesa: 8-Abr-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde

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