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Tipo do documento: Dissertação
Título: Identificação das habilidades motoras e visuomotoras em escolares com dislexia visual
Autor: Magro, Rafael Ribeiro 
Primeiro orientador: Martins, Marielza Regina Ismael
Primeiro membro da banca: Bastos, José Alexandre
Segundo membro da banca: Moioli, Altair
Terceiro membro da banca: Cruz, Luciana Aparecida Nogueira da
Quarto membro da banca: Ribeiro, Rita de Cássia Helú Mendonça
Resumo: A dislexia do desenvolvimento e uma condicao que tem sido associada as dificuldades motoras, porem pouco se sabe a respeito do que e compartilhado ou diferenciado entre os seus subtipos. OBJETIVO: Caracterizar a amostra para classificar escolares com dislexia visual e identificar as suas habilidades motoras e visuomotoras. Definindo um perfil motor. METODOS: Trata.se de um estudo de observacao transversal, descritivo com amostra de 80 escolares; ambos os sexos; divididos em dois grupos: 40 escolares diagnosticados com Dislexia do Desenvolvimento (G1), com media de idade de 11,22}1,4 anos e 40 escolares sem queixas de dificuldade de aprendizagem (G2), com media de idade de 11,37}1,28 anos. Utilizaram.se os instrumentos Prova de Avaliacao dos Processos de Leitura (PROLEC), Teste das Habilidades Perceptuais Visuais (TVPS.3) e Teste de Proficiencia Motora de Bruininks-Oseretsky (TPMBO). RESULTADOS: Os escolares de G1 comparados aos de G2: apresentaram um pior desempenho em todas as provas do PROLEC; no TVPS.3, os resultados Muito Baixo e Baixo/Medio de G1 foram maiores que de G2 na maioria dos subtestes e resultados em coordenacao visuomotora e destreza manual de G1 foram inadequadas e inferiores que G2 pelo TPMBO. Em uma segunda etapa foram classificados os dislexicos visuais, encontrando assim 12 (30.) dislexicos visuais. As habilidades motoras dos dislexicos visuais do estudo, apresentaram classificacoes percentuais inferiores na velocidade de reacao, controle visuomotor e destreza manual. CONCLUSAO: Conclui.se que as dificuldades motoras nao permitem definir um perfil motor tipico do dislexico visual, mas sim identificar areas de dificuldades em habilidades motoras especificas, favorecendo uma abordagem especifica.
Abstract: Developmental dyslexia is a condition that has been associated to motor difficulties; however, little is known about what is shared or differentiated among its subtypes. OBJECTIVE: Characterize the sample to classify students with visual dyslexia and identify their motor and visual-motor skills. Defining a motor profile. METHODS: This is a cross-sectional, descriptive study with a sample of 80 students; both sexes; divided into two groups: 40 students diagnosed with Developmental Dyslexia; mean age of 11.22 ± 1.4 years and 40 students without complaints of learning difficulties; mean age of 11.37 ± 1.28 years. The instruments used in the Reading Processes Assessment Test (PROLEC), the Visual Perceptual Skills Test (TVPS – 3) and the Bruininks-Oseretsky Motor Proficiency Test (TPMBO) were used. RESULTS: The students from G1 compared to those from G2 have presented a worse performance in all PROLEC tests; in TVPS – 3 the Very Low and Low / Average results in G1 were higher than in G2 in most subtests, and results in visual-motor coordination and manual dexterity of G1 were inadequate and inferior to G2 by TPMBO. In a second stage, visual dyslexics were classified, thus finding 12 (30%) visual dyslexics. The motor skills of the visual dyslexics of the study, presented lower percentage classifications in reaction speed, visual motor control and manual ability. CONCLUSION: It is concluded that motor difficulties do not allow defining a typical motor profile of the visual dyslexic, but rather identify areas of difficulty in specific motor skills, fostering a specific approach.
Palavras-chave: Dislexia
Dyslexia
Dislexia Adquirida
Dyslexia, Acquired
Destreza Motora
Motor Skills
Educação de Pessoas com Deficiência Visual
Education of Visually Disabled
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Sigla da instituição: FAMERP
Departamento: Faculdade 1::Departamento 2
Programa: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Citação: Magro, Rafael Ribeiro. Identificação das habilidades motoras e visuomotoras em escolares com dislexia visual. 2020. 101 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 1486
URI: http://bdtd.famerp.br/handle/tede/616
Data de defesa: 11-Set-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

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