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Tipo do documento: Dissertação
Título: Satisfação dos pacientes estomizados diante do atendimento de um serviço de atenção à pessoa estomizada
Autor: Santos, Aliene Cristina 
Primeiro orientador: Pinto, Maria Helena
Primeiro membro da banca: Gomes, João Júnior
Segundo membro da banca: Pereira, Adriana Pelegrini dos Santos
Resumo: Verificar a satisfação da pessoa estomizada em relação ao atendimento e a os equipamentos fornecidos pela unidade de serviço de referência ao estomizado. Método: Trata se de um estudo descritivo exploratório, transv ersal, por meio de entrevista estruturada e análise de prontuário em um Serviço de Atenção ao Estomizado, com 126 pessoas com estomia que compareceram na uni dade para acompanhamento. Foram realizadas análises estatísticas: descritiva e inferencial. No âmbi to inferencial utilizou se, dentro dos padrões esperados, o teste U de Mann Whitney e Regressão Linear Multivariada. Resultados: Do total de 126 pessoas com estomia , 61 ,9% eram do sexo masculino, idade mínima de 39 e máxima de 91 anos; 51,59% vivia m com co mpanheiro(a); 53,17% com escolaridade de 01 05 anos; 64,29% referiram atividade remunerada antes da cirurgia e 61,9% eram aposentados. A Neoplasia foi a causa da estomia em 62,7% dos paci entes, 44,44% foram submetidos à colectomia e 64,29% com estomias d e permanência definitiva. Em 29,00% dos pacientes o tempo de estomia variou entre 60 e 119 meses; 55,56% afirmaram ter recebido orientações e 52,38% não foram orientados no pré operatório. Os pacientes relataram que foram orientados sobre a troca correta do equipamento coletor: 82,54% receberam orientações após a cirurgia; 71,43% utilizavam bolsa intestinal de uma peça; 82,54% recebiam 10 unidades; 71,43% não recebiam nenhum material adjuvante e 56 (44,44%) real izavam a troca da bolsa a cada três dias; 92 ,06% afirmaram ser suficientes para uso mensal. D o total, 94,44% nunca ficaram sem receber 85,71% re lataram que o equipamento atendia totalmente as suas necessidades; 88,10% pacientes relataram estar totalmente satisfeitos com o atendimento realizado pelo serviço; 89,68% relacionaram o agendamento de consultas com o médico e Enfermeiro Estomaterapeuta com o a maior facilidade no Serviço e 75,40% não relat aram dificuldades. Em relação à satisfação do equipamento coletor, 80,16% afirmaram estar totalmente satisfeitos com a qualidade do material e 67,46% manifestaram total segurança com o uso diário do equipamento; 92,08% afirmaram estar satisfeitos com as orientações e materiais recebidos Os pacient es que realizavam troca a cada quatro dias (86,79%) referi ram também estar totalmente satisfeitos e 79,21% afirmaram estar totalmente satisfeitos com o equipamento. Ao relacionar a qualidade do material com o tipo de estomia: estomia: 74,26% que apresentavam colostomia relataram totalmente satisfeitos; 74,26% que apresentavam colostomia relataram totalmente satisfeitos; 29,7% que possuíam29,7% que possuíam estomia por um período de 60 a 119 meses também afirmaram estomia por um período de 60 a 119 meses também afirmaram totalmente satisfeitos com o equipamento coletor. Os testes estatísticos não totalmente satisfeitos com o equipamento coletor. Os testes estatísticos não evidenciaram dependência entre qualidade do equipamento coletor com as demais evidenciaram dependência entre qualidade do equipamento coletor com as demais varáveis (p > 0,05).varáveis (p > 0,05). Conclusão: Conclusão: Os dados aOs dados apontam que a mpontam que a maioria dos entrevistados aioria dos entrevistados estava satisfeitaestava satisfeita com o atendimento realizado no Serviço de Atenção ao Estomizado. com o atendimento realizado no Serviço de Atenção ao Estomizado. Assim, destacaAssim, destaca--se a importância do enfermeiro estomaterapeuta se a importância do enfermeiro estomaterapeuta comocomo funçãofunção essencialessencial nas pnas práticas de cuidado com estomias. Cráticas de cuidado com estomias. Cuidadosuidados, ta, tais comois como,, orientações orientações desde o período prédesde o período pré--operatório, com a demarcação doperatório, com a demarcação daa estomestomiia como a como explicaçõesexplicações e e esclarecimentos específicos sobre a cirurgia e a importância do acompanhamentoesclarecimentos específicos sobre a cirurgia e a importância do acompanhamento pós cirúrgico periódico com avaliação e indicação do equippós cirúrgico periódico com avaliação e indicação do equipamento coletor paraamento coletor para um um retorno àretorno à vida social com segurança e qualidade de vida.vida social com segurança e qualidade de vida.
Abstract: To verify the satisfaction of ostomized patients regarding the care and e quipment provided by a referral service unit to ostomized people Method: This is a descriptive exploratory, cross sectional study, by means of structured interview and analysis of medical records in a Stomized Care Service, with 126 ostomy people wh o have attended the unit for follow up. Statistical analyses were performed: descriptive and inferential. In the inferential context, the Mann Whitney U test and Multivariate Linear Regression were used, according to expected standards. Results: Of the tot al 126 stomized; 62.9% were male, minimum age of 39 and maximum age of 91 years; 51.59% lived with partner; 53.17% with school attendance of 01 05 years; 64.29% reported paid activity before surgery and 61.9% were retired. Neoplasia was the cause of stomie s in 62.7% of patients; 44.44% underwent colectomy and 64.29% with permanent stomies. In 29.00% of patients, time of stomies ranged from 60 to 119 months; 55.56% said they had received guidance and 52.38% were not guided in the preoperative period . The pa tients reported that they were advised on the correct exchange of the collector equipment: 82.54% received guidance after surgery; 71.43% used a one piece intestinal bag; 82.54% received 10 units; 71.43% did not receive any adjuvant material and 56 (44.44% 44.44%) exchanged the bag every three days; 92.06% said they were sufficient for monthly use. Of the total, 94.44% were never without receiving; 85.71% reported that the equipment fully attended their needs; 88.10% patients reported being fully satisfied with the care provided by the service; 89.68% related the appointment schedule with the doctor and Nurse Stoma Therapist as the easiest in the service and 75.40% reported no difficulti es. Regarding the satisfaction of the collecting equipment, 80.16% said they were totally satisfied with the quality of the material and 67.46% expressed total safet with the daily use of the equipment; 92.08% said they were satisfied with the orienttions and materials received. The pat ients who performed the change every four d ays (86.79%) also reported being very satisfied and 79.21% said they were very satisfied with the equipment. When relating the quality of the material to the type of stoma: 74.26% who had colostomy reported being totally satisfied; 29.7% who had stoma for a period of 60 to 119 months also reported being totally satisfied with the collecting equipment. The statistical tests showed no d ependence between the quality of the collector equipment and the other variables (p > 0.05). quality of the collector equipment and the other variables (p > 0.05). Conclusion:Conclusion: Data have pointed ouData have pointed out that the majority of the interviewees were satisfied with the t that the majority of the interviewees were satisfied with the serservice provided by the Osvice provided by the Ostomytomy Care Service. Thus, the importance of theCare Service. Thus, the importance of the stoma stoma nurse nurse as as essential functionessential function inin the practices of stomathe practices of stoma care is highlighted. Care, such care is highlighted. Care, such as guidance since the preopas guidance since the preoperative period, with the demaerative period, with the demarcation of the stoma as rcation of the stoma as properproper explanations and clarifications about the surgery and the importance of explanations and clarifications about the surgery and the importance of periodic postperiodic post--surgical followsurgical follow--up with assessment and indication of the collector up with assessment and indication of the collector equipment to return to social life with sequipment to return to social life with safety and quality of life.afety and quality of life.
Palavras-chave: Satisfação do Paciente
Patient Satisfaction
Estomia
Ostomy
Assistência Integral a Saúde
Comprehensive Health Care
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Sigla da instituição: FAMERP
Departamento: Faculdade 1::Departamento 2
Programa: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Citação: Santos, Aliene Cristina. Satisfação dos pacientes estomizados diante do atendimento de um serviço de atenção à pessoa estomizada. 2020. 85 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 1477
URI: http://bdtd.famerp.br/handle/tede/604
Data de defesa: 26-Ago-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

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