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Tipo do documento: Dissertação
Título: Desenvolvimento e avaliação de programa de educação permanente para técnicos em enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva cardiopediátrica
Autor: Borim, Bruna Cury 
Primeiro orientador: Croti, Ulisses Alexandre
Primeiro membro da banca: Tanamati, Carla
Segundo membro da banca: Moscardini, Airton Camacho
Resumo: A enfermagem enfrenta transformações contínuas demonstrando a importância da educação permanente profissional na ampliação de conhecimentos acompanhando a evolução tecnológica e sem prejudicar a qualidade da assistência. Auxiliares e técnicos em enfermagem representam quase 80% do atual quadro de enfermagem no Brasil e são responsáveis pelo cuidado direto e ininterrupto ao paciente. Há necessidade de aprimoramento de conhecimentos desses profissionais para possibilitar a excelência do cuidado de enfermagem. Objetivo: Propor e avaliar um programa de educação permanente para técnicos em enfermagem em unidade de terapia intensiva cardiopediátrica baseado na aplicação de informações em ambiente virtual de aprendizagem denominado EDUCATE. Casuística e Método: No período de julho a setembro de 2015, vinte e quatro técnicos em enfermagem de UTI Cardiopediátrica do Hospital da Criança e Maternidade de São José do Rio Preto, SP participaram efetivamente do programa de educação permanente denominado EDUCATE desenvolvido em ambiente virtual de aprendizagem utilizando plataforma Wix®, permitindo acesso à videoaulas e questionários de avaliação teórica pré e pós-treinamento pelas participantes fora do ambiente de trabalho. Instrumentos de avaliação pontuaram evolução de conhecimento, dificuldades técnicas e avaliação didática e geral. Resultados: Apresentada de forma descritiva demonstrou-se que a evolução de conhecimento foi positiva por mais de 66,7%. Conteúdo e didática foram considerados “excelentes” para a maioria das participantes e 90% demonstraram interesse pela utilização de recursos tecnológicos. Dificuldades técnicas encontradas por 40% das participantes incluíram problemas de acesso à internet, log-in e falta de conhecimento tecnológico. Conclusão: A avaliação do programa de educação permanente baseado na aplicação de informações em ambiente virtual de aprendizagem EDUCATE demonstrou ser eficaz e capaz de contribuir para melhoria do conhecimento teórico das técnicas em enfermagem em unidade de terapia intensiva cardiopediátrica.
Abstract: The Nursing profession has been facing continuous transformations demonstrating the importance of professional continuing education to extend knowledge following the technological development without impairing quality of care. Nursing assistants and technicians account for nearly 80% of the current Nursing professionals in Brazil and are responsible for direct and uninterrupted patient care. There is a need for knowledge improvement of these professionals to achieve excellence in Nursing care. Objective: To develop and evaluate a continuing education program for Nursing technicians in pediatric cardiac intensive care unit based on a virtual learning environment entitled EDUCATE. Methods: From July to September 2015, twenty-four Nursing technicians working at the pediatric cardiac ICU at Hospital da Criança e Maternidade from São José do Rio Preto, SP participated fully in the continuing education program called EDUCATE developed in a virtual environment learning using Wix® platform, allowing access to video classes and pre and post-training theoretical evaluation questionnaires outside the work environment. The evaluation tools recorded their knowledge evolution, technological difficulties, didactic and overall rating. Results: Knowledge development, descriptively presented, was positive at more than 66.7%. Content and training were considered "excellent" for the majority of participants and 90% showed interest in utilizing technological resources. Technical difficulties were encountered by 40% of participants which included problems with internet access, log-in and lack of technical expertise (5%). Conclusion: The continuing education program evaluation based on a virtual learning environment (EDUCATE) showed to be effective and able to contribute in theoretical knowledge improvement for Nursing technicians in pediatric cardiac intensive care unit.
Palavras-chave: Cuidados de Enfermagem
Nursing Care
Educação Continuada em Enfermagem
Education, Nursing, Continuing
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Sigla da instituição: FAMERP
Departamento: Faculdade 1::Departamento 1
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde
Citação: Borim, Bruna Cury. Desenvolvimento e avaliação de programa de educação permanente para técnicos em enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva cardiopediátrica. 2015. 105 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 1139
URI: http://bdtd.famerp.br/handle/tede/571
Data de defesa: 3-Dez-2015
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde

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