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dc.creatorJustino, Camila Cristina Catan-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3662850163432973por
dc.contributor.advisor1Santos, Maria de Lourdes Sperli Geraldes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6644111325153781por
dc.contributor.advisor-co1Sasaki, Natália Sperli Geraldes Marin dos Santos-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0736728404928048por
dc.contributor.referee1Bolini, Helenice Bianchi-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3096741097435082por
dc.contributor.referee2Cordova, Rosemeire Aparecida Milhim-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9876503649249970por
dc.date.accessioned2019-07-11T14:27:56Z-
dc.date.issued2019-04-24-
dc.identifier.citationJustino, Camila Cristina Catan. Transtorno do espectro autista: assistência educacional em associações de pais e amigos dos excepcionais do interior paulista. 2019. 65 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto.por
dc.identifier.doi1446por
dc.identifier.urihttp://bdtd.famerp.br/handle/tede/564-
dc.description.resumoTranstorno do Espectro Autista é condição geral para um grupo de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro, antes, durante ou logo após o nascimento. Fatores ambientais, genéticos ou fisiológicos, são mensurados no momento do diagnóstico. Objetivo: Descrever e analisar o funcionamento e características das Instituições de Ensino Especial do Conselho de Catanduva para atender alunos com TEA. Método: Estudo descritivo, transversal, de abordagem quantitativa, realizado em 11 APAES que pertencem ao Conselho das APAES da Regional de Catanduva/SP. Os dados foram coletados por meio de questionários as Instituições, após parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto-SP. Resultados: As análises estatísticas mostraram que foram incluídas 11 instituições de educação especial, que funcionam em horário comercial, com média de 111,9 alunos matriculados, idade mínima média de 2,8 anos, e máxima de 58,3 anos. Do total, 63,6% prestam atendimento para Deficiência Intelectual e Deficiência Múltipla, 81,8% desenvolvem atendimento na fase I de escolarização (6 anos até 14 anos e 11 meses) e 72,7% na fase II com programa socioeducacional (15 anos a 30 anos). A média de alunos por sala de estimulação precoce é de 10,9. A média de alunos na fase I é de 35, mediana de 10,0 (dp: ±68,3; mínima 0 alunos; máxima 236 alunos). Na fase II a média é de 20,0 alunos. Destes, 63,6% têm atendimento específico para TEA. O principal método de ensino empregado foi o PECS (36,4%). A maior parte das instituições possui atendimento com profissional especializado (63,6%) e sala de aula adaptada (63,6%). A média de instituições com diretor foi de 0,9, de coordenador 1,0 por instituição, de pedagogo especialista a média 7,2 e professor especialista em educação física, arte e informática, a média foi de 1,5. A média de cuidador foi 1,1 e de monitor 1,5. Na área da saúde os principais profissionais atuantes foram assistente social (média 1,2), auxiliar ou técnico de Enfermagem (média 0,3), enfermeiro (média 0,1), fisioterapeuta (média 1,4),fonoaudiólogo (média 1,3), médico (média 0,9), nutricionista (média 0,5), psicólogo (média 1,1) e terapeuta ocupacional (média 1,2).Conclusão: Com vistas ao objetivo do estudo; podemos concluir que a maior parte destas Instituições de Ensino Especial estão preparadas para o atendimento da criança com TEA e mesmo com algumas incapacidades; estas Instituições podem contribuir com parcerias com o ensino regular, no sentido de apoiar a capacitação e orientação do ensino para criança com TEA.por
dc.description.abstractAutistic Spectrum Disorder is a general condition for a group of complex brain development disorders, before, during or shortly after birth. Environmental, genetic or physiological factors are measured at the time of diagnosis. Objective: To describe and analyze the functioning and characteristics of the Special Education Institutions of Catanduva Council to attend students with ASD. Method: A descriptive, cross - sectional, quantitative approach study carried out in 11 APAES from the Regional Council of Catanduva / SP. Data were collected through Institutionals´ questionnaires after approval from the Research Ethics Committee of the Medical School of São José do Rio Preto-SP. Results: The statistical analysis showed that 11 special education institutions were included, working on during business hours, with a mean of 111.9 students enrolled, mean minimum age of 2.8 years, and maximum of 58.3 years. From the total, 63.6% have been providing services for Intellectual Disability and Multiple Disability, 81.8% developing care in phase I schooling (6 years to 14 years and 11 months) and 72.7% in phase II with a socio-educational program (15 years to 30 years). The average number of students per room for early stimulation is 10.9. The mean number of students in phase I is 35, median 10.0 (SD: ± 68.3, minimum 0 students, maximum 236 students). In phase II the average is 20.0 students. From these, 63.6% have specific ASD care . The main teaching method used was the PECS (36.4%). Most of the institutions have specialized professional services (63.6%) and appropriate classroom (63.6%). The average of institutions with school principal was 0.9, o coordinator 1.0 per institution, specialist pedagogue the average 7.2 and specialized teacher on physical education, art and computer science, the average was 1.5. The average caregiver was 1.1 and monitor 1.5. In the health area, the main professionals were social worker (average 1,2), auxiliary or Nursing technician (average 0.3), nurse (average 0.1), physiotherapist (average 1.4), speech therapist (average 1 , median (0.9), nutritionist (mean 0.5), psychologist (mean 1.1) and occupational therapist (mean 1.2). Conclusion: Taking into account the objective of the study; we can conclude that most Special Education Institutions are prepared to attend the child with ASD and even with some disabilities; these Institutions can contribute with partnerships with regular education as well as to support the training and orientation of teaching for children with ASD.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Suzana Dias (suzana.dias@famerp.br) on 2019-07-11T14:27:56Z No. of bitstreams: 1 CamilaCristinaCatanJustino_Dissert.pdf: 912519 bytes, checksum: 848fc728f221f6c7c1f904f61e2d9d7e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-11T14:27:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CamilaCristinaCatanJustino_Dissert.pdf: 912519 bytes, checksum: 848fc728f221f6c7c1f904f61e2d9d7e (MD5) Previous issue date: 2019-04-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdade de Medicina de São José do Rio Pretopor
dc.publisher.departmentFaculdade 1::Departamento 2por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsFAMERPpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Enfermagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapor
dc.subjectAutism Spectrum Disordereng
dc.subjectTranstorno Autísticopor
dc.subjectAutistic Disordereng
dc.subjectCriança Excepcionalpor
dc.subjectChild, Exceptionaleng
dc.subjectEducação Especialpor
dc.subjectEducation, Specialeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpor
dc.titleTranstorno do espectro autista: assistência educacional em associações de pais e amigos dos excepcionais do interior paulistapor
dc.typeDissertaçãopor
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