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Tipo do documento: Dissertação
Título: Supervisão em psicologia clínica e da saúde: modelo cognitivo comportamental
Autor: Pereira, Carlos Fernando 
Primeiro orientador: Valerio, Nelson Iguimar
Primeiro membro da banca: Pasqual, Priscila Silveira Duarte
Segundo membro da banca: Sciarra, Adilia Maria Pires
Resumo: Esse estudo é de extrema importância, pois tem como tripé a supervisão, supervisor e supervisionandos. Objetivos: Identificar, caracterizar e comparar o processo de supervisão cognitivo-comportamental em Psicologia Clínica e em Psicologia da Saúde, sob as perspectivas de supervisores e de supervisionandos. Métodologia: Participaram do estudo, 60 indivíduos sendo 30 supervisores e 30 supervisionandos, escolhidos aleatoriamente. Os dados foram coletados em Instituições devidamente credenciadas, as quais mantinham o modelo Cognitivo-Comportamental como formação. Para a coleta, foram utilizados protocolo contendo: Dados de Identificação Sociodemográfica, de Formação e Experiências dos Participantes; Questionário Pereira & Valerio sobre o Processo de Supervisão e Questionário nas Versões para Estagiário e para Supervisores, adaptado do Questionário de Impasses na Supervisão de Psicoterapia de Nigam, Camerom e Leverette, por Oliveira e colaboradores, para a população brasileira. Os dados foram analisados qualitativa e quantitativamente. As informações qualitativas foram agrupadas por categorias de respostas esquematizadas por Juízes interdependentes, com Índice de Concordância igual ou superior a 75% entre eles. Para as variáveis quantitativas foi utilizada estatística descritiva por frequência, porcentagem, média, mediana e desvio padrão, considerando-se a dispersão dos fenômenos estudados. Resultados: A idade dos participantes variou de 31 a 61 anos para supervisores e de 23 a 42 para supervisionandos. O sexo feminino e a religião católica foram predominantes para todos os grupos; o estado civil casado foi indicado por supervisores e o de solteiro, por supervisionandos. São José do Rio Preto, SP foi referida como a cidade de origem, moradia atual e de formação educacional pela maioria dos respondentes. O tempo de formação variou de um a 36 anos, e como supervisão foi de um a 33 anos, sendo o maior indicado pelos grupos de supervisores e o menor pelo grupo de surpevisionandos. A Terapia Cognitivocomportamental e a Psicologia da Saúde constituem os modelos de base de atuação e os cursos de especialização Lato-Sensu mais mencionados por ambos os grupos; o mestrado e o doutorado mais indicados pelos supervisores. Para o processo de supervisão ,os dados demonstram altas pontuações em todos os domínios, no instrumento Pereira & Valerio. Entretanto, Ética e Ensino predominam com maiores porcentagens entre todos o grupos, enquanto que Assistência, Gerenciamento e Pesquisa variaram entre estes, com os menores desempenhos. Análise dos fatores investigados pelo instrumento de Oliveira et al. aponta o Aprimoramento do Aprendizado como o mais assinalado pela maior parte dos grupos, e a Compreensão, com os piores resultados. Conclusão: Os dados sociodemográficos e os aspectos sobre supervisão estão compatíveis com a literatura pertinente ao tema e esperados para esta população e permitirão a elaboração de projetos e programas para o desenvolvimento qualificado do processo de supervisão.
Abstract: Objectives: To identify, characterize and compare the process of cognitive-behavioral supervision in Clinical Psychology and Health Psychology, under the perspective of supervisors and supervisees. Methodology: Sixty individuals, 30 supervisors and 30 supervisees, randomly chosen, participated in the study. Data were collected in accredited institutions, which maintained the Cognitive-Behavioral model as a training. Protocols for collection were: Data of Sociodemographic Identification, Training and Experiences of the Participants; Questionnaire Pereira & Valerio on the Supervision Process and Questionnaire on the Trainee and Supervisor Versions, adapted from the Questionnaire of Deadlock in the Psychotherapy Supervision of Nigam, Camerom and Leverette, by Oliveira et al., for the Brazilian population. Data were analyzed qualitatively and quantitatively. Qualitative information was grouped according to categories of answers schematized by interdependent judges, with a Concordance Index equal to or greater than 75% among them. For the quantitative variables, descriptive statistics were used by frequency, percentage, mean, median and standard deviation, considering the dispersion of the phenomena studied. Results: The participants' ages ranged from 31 to 61 years for supervisors and from 23 to 42 for supervisees. For all the groups, female sex and catholic religion were predominant; married civil status was pointed out by supervisors and the single one by supervisees. São José do Rio Preto, SP was referred as the city of origin, home at present and local of formation by the majority of the respondents. The training time ranged from one to 36 years, and supervision was from one to 33 years, the longer time pointed out by the groups of supervisors and the shorter by the supervisees group. Cognitive-behavioral therapy and health psychology are the basic models of action and Lato-Sensu specialization courses more mentioned by both groups; Master and Doctorate degrees most indicated by the supervisors. For the supervision process, data showed high scores in all domains, in the Pereira & Valerio instrument. However, Ethics and Teaching predominated with higher percentages among all groups, while Assistance, Management and Research varied among them, with the lowest performances. Analysis of the factors investigated by the instrument of Oliveira et al. have pointed out to the Improvement of Learning as the most marked by most groups, and Understanding, with the worst results. Conclusion: Socio-demographic data and aspects of supervision are according to the related literature as well as expected for this population and will allow the drawing of projects and programs for the qualified development of the supervision process.
Palavras-chave: Psychology, Clinical
Cognitive Therapy
Psicologia Clínica
Terapia Comportamental Cognitiva
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::8765449414823306929::600
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Sigla da instituição: FAMERP
Departamento: Faculdade 2::Departamento 3::2806819863218485658::500
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia::2588426296948062698::500
Citação: Pereira, Carlos Fernando. Supervisão em psicologia clínica e da saúde: modelo cognitivo comportamental. 2017. 120 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 1360
URI: http://bdtd.famerp.br/handle/tede/452
Data de defesa: 5-Set-2017
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

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