Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.famerp.br/handle/tede/359
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDuque, Mildren Lopes Wada-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2100139675480763por
dc.contributor.advisor1Cesarino, Claudia Bernardi-
dc.contributor.referee1Ponce, Maria Amélia Zanon-
dc.contributor.referee2Vendramini, Silvia Helena Figueiredo-
dc.date.accessioned2017-05-17T13:21:43Z-
dc.date.issued2015-12-15-
dc.identifier.citationDuque, Mildren Lopes Wada. Pedagogia de projetos na prevenção de doenças cardiovasculares. 2015. 87 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto.por
dc.identifier.doi1255por
dc.identifier.urihttp://bdtd.famerp.br/handle/tede/359-
dc.description.resumoAs doenças cardiovasculares (DCV) representam a principal causa de morte no Brasil, sendo categorizadas como doenças crônicas não transmissíveis, pois requerem gerenciamento contínuo por um período de vários anos ou décadas. Portanto, é necessária a intervenção precoce sobre esses fatores de risco. Este estudo é uma pesquisa-ação. Objetivo: Este estudo é uma pesquisa-ação, que tem como objetivo analisar ação educativa da prevenção de fatores de risco cardiovasculares utilizando como base teórica a pedagogia de projetos com seis adolescentes do estudo de uma escola de ensino fundamental. Métodos: Depois da intervenção educativa foi realizada uma questão norteadora aos participantes do estudo. Emergiram duas categorias na análise de conteúdo de Bardin: aquisição de conhecimentos sobre hábitos saudáveis e a mudança no estilo de vida. Resultados: A intervenção educativa utilizando a pedagogia de projetos possibilitou para os sujeitos do estudo a reflexão sobre seu modo de vida, ajudando na construção de novos conhecimentos, a consciência de seu cotidiano e a prevenção dos fatores de risco cardiovasculares. Conclusões: A pedagogia de projetos mostrou eficácia na educação em saúde, contudo pela escassez de estudos sobre ela necessita que mais pesquisas sejam realizadas.por
dc.description.abstractCardiovascular diseases (CVD) are the leading cause of death in Brazil, being categorized as chronic diseases because they require ongoing management over a period of several years or decades. Therefore, early intervention on these risk factors is required. Objective: This study is an action research, which aims to analyze educational activities for the prevention of cardiovascular risk factors using as theoretical basis for projects in pedagogy of six teenagers in the study of an elementary school. Methods: After the educational intervention was carried out one guiding question to study participants. Two categories emerged from the Bardin content analysis: acquisition of knowledge about healthy habits and change in lifestyle. Results: The educational intervention using the pedagogy of projects allowed for study subjects to reflect on their way of life, helping to build new knowledge, awareness of their daily life and the prevention of cardiovascular risk factors. Conclusions: The pedagogy projects showed effectiveness in health education, however the lack of studies on it requires more research is done.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabíola Silva (fabiola.silva@famerp.br) on 2017-05-17T13:21:43Z No. of bitstreams: 1 mildrenlopeswduque_dissert.pdf: 2644196 bytes, checksum: cad7cf66c594b0fad1982f1f4acc56e2 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-17T13:21:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 mildrenlopeswduque_dissert.pdf: 2644196 bytes, checksum: cad7cf66c594b0fad1982f1f4acc56e2 (MD5) Previous issue date: 2015-12-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdade de Medicina de São José do Rio Pretopor
dc.publisher.departmentFaculdade 1::Departamento 2::2907770059257635076::600por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsFAMERPpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Enfermagem::5708931012041588413::500por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCardiovascular Diseaseseng
dc.subjectDisease Preventioneng
dc.subjectProjectseng
dc.subjectDoenças cardiovascularespor
dc.subjectPrevenção de Doençaspor
dc.subjectProjetospor
dc.subject.cnpqENFERMAGEM::ENFERMAGEM DE SAUDE PUBLICA::5647390027954931658::600por
dc.titlePedagogia de projetos na prevenção de doenças cardiovascularespor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mildrenlopeswduque_dissert.pdf2,58 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.