Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.famerp.br/handle/tede/334
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFavaro, Danielli Teixeira Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7350482608198012por
dc.contributor.advisor1Santos, Maria de Lourdes Sperli Geraldes-
dc.contributor.advisor-co1Santos, Natália Sperli Geraldes Marin dos-
dc.contributor.referee1Bertolin, Daniela Comelis-
dc.contributor.referee2Martin, Jose Fernando Vilela-
dc.date.accessioned2017-02-16T18:11:50Z-
dc.date.issued2015-08-27-
dc.identifier.citationFavaro, Danielli Teixeira Lima. Influência das ações educativas nos parâmetros antropométricos e glicêmicos em portadores de diabetes e hipertensão. 2015. 58 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto.por
dc.identifier.doi1234por
dc.identifier.urihttp://bdtd.famerp.br/handle/tede/334-
dc.description.resumoIntrodução: O Diabetes Mellitus e a Hipertensão Arterial são doenças crônicas não transmissíveis, importantes e crescentes problemas de saúde pública mundial, considerando suas proporções epidêmicas, altos custos financeiros e sociais para o controle e tratamento de suas complicações. Os dados epidemiológicos são alarmantes e se devem principalmente à obesidade, ao sedentarismo e ao envelhecimento da população. A prevenção dessas doenças e de suas complicações pode ocorrer através de educação em saúde individual e em grupo. Para auxiliar no controle e na prevenção do Diabetes e da Hipertensão, os programas educativos são importante medida para a mudança de comportamento, adoção de uma dieta balanceada e da prática de atividades físicas. Objetivo: Analisar a influência da participação em grupos educativos para o controle do diabetes e da hipertensão arterial, nos parâmetros antropométricos e clínicos. Método: Estudo prospectivo, descritivo, quantitativo, 172 sujeitos. Foram analisadas variáveis sociodemográficas, clínicas, laboratorias e antropométricas no 1º, 5º e 8º encontros de grupos educativos. Resultados: 68.6% mulheres; 85.4% brancos; 64.0% ensino fundamental incompleto; 47.7% aposentados; 65.0% diagnóstico de diabetes entre 6 a 20 anos, 90.1% não tabagistas e não etilistas. A Pressão arterial diastólica diminuiu do 5º ao 8ºencontro com (p<0.05). A glicose de jejum e a hemoglobina glicada diminuíram do 1º ao 5º encontro (p<0.05). Não mudaram os parâmetros antropométricos. Conclusão: Diante da significância dos resultados, sugere-se que a estratégia de grupos educativos, seguindo os preceitos da longitudinalidade, com equipe multiprofissional capacitada e integrada, possa constituir resultados favoráveis para o controle do Diabetes e Hipertensão Arterial.por
dc.description.abstractIntroduction: Diabetes Mellitus and Hypertension are chronic diseases, important and growing public health problem worldwide, considering its epidemic proportions, high financial and social costs for the control and treatment of its complications. Epidemiological data are alarming and are mainly obesity, sedentary lifestyle and aging of the population. The prevention of these diseases and their complications can occur through education in individual health and group. To assist in the control and prevention of diabetes and hypertension, educational programs are an important measure for behavior change, adopting a balanced diet and physical activity. Objective: To analyze the influence of participation in educational groups for the control of diabetes and high blood pressure, anthropometric and clinical parameters. Method: Prospective, descriptive, quantitative, 172 subjects. Sociodemographic, clinical, laboratorial and anthropometric variables in the 1st, 5th and 8th meetings of educational groups were analyzed. Results: 68.6% women; 85.4% white; 64.0% completed elementary education; 47.7% retired; 65.0% diagnosed with diabetes between 6 to 20 years, 90.1% nonsmokers and non-alcoholic. Diastolic blood pressure decreased from 5 to 8ºencontro with (p <0.05). The fasting glucose and glycated hemoglobin decreased from 1st to 5th meeting (p <0.05). They have not changed anthropometric parameters. Conclusion: Given the significance of the results, it is suggested that the strategy of educational groups, following the precepts of longitudinality with qualified and integrated multidisciplinary team, could constitute favorable results for the control of Diabetes and Hypertension.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabíola Silva (fabiola.silva@famerp.br) on 2017-02-16T18:11:50Z No. of bitstreams: 1 daniellitlimafavaro_dissert.pdf: 1083697 bytes, checksum: 6bce73579fcc37ed0f57176067cff7f1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-02-16T18:11:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 daniellitlimafavaro_dissert.pdf: 1083697 bytes, checksum: 6bce73579fcc37ed0f57176067cff7f1 (MD5) Previous issue date: 2015-08-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdade de Medicina de São José do Rio Pretopor
dc.publisher.departmentFaculdade 1::Departamento 1::306626487509624506::500por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsFAMERPpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Enfermagem::5708931012041588413::500por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHealth Promotioneng
dc.subjectDiabetes Mellituseng
dc.subjectHealth Educationeng
dc.subjectHypertensioneng
dc.subjectPromoção da Saúdepor
dc.subjectDiabetes Mellituspor
dc.subjectEducação em Saúdepor
dc.subjectHipertensãopor
dc.subject.cnpqENFERMAGEM::ENFERMAGEM DE SAUDE PUBLICA::5647390027954931658::600por
dc.titleInfluência das ações educativas nos parâmetros antropométricos e glicêmicos em portadores de diabetes e hipertensãopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
daniellitlimafavaro_dissert.pdfdaniellitlimafavaro_dissert1,06 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.