Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.famerp.br/handle/tede/236
Tipo do documento: Tese
Título: Autonomia na formação do fisioterapeuta: um programa de educação conscientizadora
Autor: Borges Filho, Roberto 
Primeiro orientador: Almeida, Sérgio José Alves de
Primeiro membro da banca: Cesarino, Cláudia Bernardi
Segundo membro da banca: Martins, Raul Aragão
Terceiro membro da banca: Lamari, Neuseli Marino
Quarto membro da banca: Sabini, Maria Aparecida Cória
Resumo: Este estudo teve por objetivo a aplicação adaptada da metodologia de Paulo Freire à graduandos em Fisioterapia. Para o desenvolvimento das ações foram utilizadas observações durante os períodos iniciais da graduação sob a forma de estudo piloto e posteriormente no período de estágio (Fisioterapia Esportiva), foi aplicado o método de forma adaptada pelo pesquisador.Os dados gerais foram selecionados pelo pesquisador em cinco temas geradores:Autonomia,Formação Acadêmica,Relação horizontal x vertical,o pensar criticamente as transformações e a liberdade de expressão.Foram verificadas pelo pesquisador através de conclusões com base na experiência profissional, transformações de atitudes nas ações desenvolvidas pelos graduandos após a aplicação do método.Os resultados permitem concluir que as estratégias metodológicas, aplicadas sob o enfoque da educação conscientizadora adaptada á área em questão, foram adequadas para o desenvolvimento de uma consciência crítica desses graduandos com relação às dificuldades encontradas no contexto das ações, direcionando para uma prática transformadora.
Abstract: The aim of this study was to contribute to an understanding of educative activities during the physiotherapy graduation course to improve awareness of the roles of students utilizing the consciousness-raising education method. The research-action method was followed. To collect information on the difficulties and limitations experienced by students, initial observations during the graduation courses. The data were collected into five themes: Autonomy, formal education, relationships (horizontal x vertical), critically consideration of the transformations and freedom of speech. The discussions correlated to actions were developed based on the teaching method of Paulo Freire. After this phase, there were transformations in the attitudes of students during actions developed in the training period. The results show that the methodological strategies applied, focusing on consciousness-raising education, were adequate to develop the critical awareness of the students in respect to the difficulties experienced with actions during the training period, directed to a transforming practice.
Palavras-chave: Education
Physiotherapy
Background Experience
Educação
Fisioterapia
Formação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL::123123123123::600
Idioma: por
País: BR
Instituição: Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Sigla da instituição: FAMERP
Departamento: Medicina Interna; Medicina e Ciências Correlatas::123123123123::600
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde::123123123123::600
Citação: BORGES FILHO, Roberto. Autonomia na formação do fisioterapeuta: um programa de educação conscientizadora. 2006. 97 f. Tese (Doutorado em Medicina Interna; Medicina e Ciências Correlatas) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.famerp.br/handle/tede/236
Data de defesa: 18-Set-2006
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
robertoborgesfilho_tese.pdf462,41 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.