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dc.creatorRocha, Simone Secco dapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0821698597107711por
dc.contributor.advisor1Conte, Agnes Cristina Fettpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703652U0&dataRevisao=nullpor
dc.contributor.referee1ávila, Lazslo Antoniopt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707574E1por
dc.contributor.referee2Moraes, César dept_BR
dc.date.accessioned2016-01-26T12:51:39Z-
dc.date.available2013-08-28pt_BR
dc.date.issued2012-02-17pt_BR
dc.identifier.citationROCHA, Simone Secco da. O contexto do diagnóstico da síndrome de Asperger. 2012. 90 f. Dissertação (Mestrado em Medicina Interna; Medicina e Ciências Correlatas) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto, 2012.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.famerp.br/handle/tede/153-
dc.description.resumoOs Transtornos Invasivos do Desenvolvimento (TID) têm heterogeneidade sintomática e etiologia pouco esclarecida, com envolvimento de fatores ambientais e genéticos. Compõem um grupo de cinco doenças, entre elas a Síndrome de Asperger (SA), a de maior dificuldade de diagnóstico, por compartilhar sintomas com outras afecções psiquiátricas e pela falta de clareza dos critérios diagnósticos contidos nas classificações oficiais. Este estudo avaliou o contexto do diagnóstico da SA. Foram investigados 45 indivíduos, 39 homens e seis mulheres (6,5:1), com diagnóstico conclusivo de SA, confirmado com a utilização de um instrumento padronizado. Os responsáveis foram submetidos a uma entrevista de acordo com um questionário construído pela autora. Em média, aos 3,3 anos houve a percepção sintomática por parte dos pais (55%) mas, apenas aos 5,3 anos em média, a criança realizou a primeira avaliação clínica. O tempo entre a percepção sintomática e o diagnóstico conclusivo foi, em média, de 8,5 anos. O diagnóstico mais frequente antes do de SA, foi de Transtorno do Déficit da Atenção e Hiperatividade (TDAH-33,3%), isolado ou combinado com outros diagnósticos. O psiquiatra foi o responsável pelo diagnóstico conclusivo em 77,8% dos casos, em média, na idade de 11,8 anos. As orientações oferecidas pelos profissionais que concluíram o diagnóstico de SA foram: frequentar escola regular (68,9%), procurar um psicólogo (57,8%), fazer uso de medicamentos (57,8%), procurar um fonoaudiólogo (37,8%) e realizar avaliação genética (35,6%). Os resultados mostraram que os sintomas da SA são primeiramente mais percebidos pelos pais, que a idade da primeira avaliação clínica relacionada aos sintomas geralmente é tardia, que o TDAH isolado ou combinado com outros diagnósticos, é o mais frequente e erroneamente recebido pelos pacientes antes da conclusão de SA, que é feita tardiamente, e na maior parte dos casos por um psiquiatra. Além disso, as orientações dadas às famílias após o diagnóstico de SA são insuficientes. Portanto, o contexto do diagnóstico de Síndrome de Asperger é complexo, difícil, possivelmente agravado pela falta de preparo dos profissionais da saúde em reconhecer os sintomas, falta de especialistas na doença ou pela dificuldade de acesso aos profissionais especializados.por
dc.description.abstractPervasive developmental disorders (PDDs) have symptomatic heterogeneity and a little known etiology, with the involvement of genetic and environmental factors. They are part of a group of five disorders, including Asperger syndrome (AS), which has the greatest diagnostic difficulty, because of the symptoms similar to other psychiatric conditions and also because of the lack of clarity with regard to diagnostic criteria included in the official classifications. This study evaluated the diagnostic context of AS. Forty-five individuals were investigated, 39 men and 06 women (6,5:1) with conclusive diagnosis of AS, confirmed by using a standard instrument. Parents or caretakers were interviewed according to a questionnaire designed by the author. On average, at the age of 3,3 symptomatic perception was observed by the parents (55%) but the first physical examination of children was only performed at the average age of 5,3.The time interval between symptomatic perception and conclusive diagnosis was 8,5 years, on average. The attention deficit disorder and hyperactivity (TDA/H-33,3%) was the most common diagnosis before obtaining a diagnosis of AS, in isolation or in combination with other diagnoses. The psychiatrist was responsible for the conclusive diagnosis in 77,8% of cases, on average, at the age of 11,8. The recommendations given by professionals who concluded the diagnosis of AS were: regular attendance to school (68,9%), considering seeing a psychologist (57,8%), making use of medicines (57,8%), considering seeing a speech-language pathologist (37,8%) and carrying out genetic evaluation (35,6%). The results revealed that: 1) symptoms of AS are usually noticed first by parents; 2) after considering the symptoms the first clinical examination of children is generally carried out at late age; 3) TDA/H in isolation or in combination with other diagnoses is the most frequent and mistakenly given to patients before the conclusion of AS, which is drawn late and is most frequently accomplished by a psychiatrist. In addition, the recommendations to instruct parents after the diagnosis of AS are unsatisfactory. Therefore, the diagnostic context of Asperger syndrome is complex and difficult, probably worsened by the lack of preparation of health professionals to detect the symptoms, aggravated by the lack of experts in the disorder or by the difficulties in the accessibility to specialized health professionals.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-01-26T12:51:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 simoneseccodarocha_dissert.pdf: 740139 bytes, checksum: cc3361e614f12885ebee89003ea2768c (MD5) Previous issue date: 2012-02-17eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdade de Medicina de São José do Rio Pretopor
dc.publisher.departmentMedicina Interna; Medicina e Ciências Correlatas::123123123123::600por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsFAMERPpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências da Saúde::123123123123::600por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAsperger syndromeeng
dc.subjectDiagnosiseng
dc.subjectChild psychiatryeng
dc.subjectAutism spectrumeng
dc.subjectAsperger Syndromeeng
dc.subjectDiagnosiseng
dc.subjectChild Psychiatryeng
dc.subjectSíndrome de Aspergerpor
dc.subjectDiagnósticopor
dc.subjectPsiquiatria infantilpor
dc.subjectEspectro autísticopor
dc.subjectSíndrome de Aspergerpor
dc.subjectDiagnósticopor
dc.subjectPsiquiatria infantilpor
dc.subjectPsiquiatría infantilspa
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::PSIQUIATRIA::123123123123::600por
dc.titleO contexto do diagnóstico da síndrome de Aspergerpor
dc.typeDissertaçãopor
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