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Tipo do documento: Dissertação
Título: Impacto de uma intervenção psicoeducacional na autoeficácia percebida de estudantes de enfermagem
Autor: Severian, Patrícia Fernandes Garcia 
Primeiro orientador: Pompeo, Daniele Alcalá
Primeiro coorientador: Eid, Leticia Palota
Primeiro membro da banca: Oller, Graziella Allana Serra Alves de Oliveira
Segundo membro da banca: Miyazaki, Maria Cristina de Oliveira Santos
Terceiro membro da banca: Paula, Adriana Delloiagono de
Quarto membro da banca: Souza, Maria da Graça Girade
Resumo: A passagem do ensino médio para a universidade pode ser uma fase estressante e desafiadora. Desta forma, pesquisas têm apontado que estudantes de enfermagem possuem frequentemente estresse, ansiedade, depressão e reduzido enfrentamento frente às adversidades. Assim, torna-se evidente a necessidade de ampliar as investigações acerca dessas intervenções que possam promover e fortalecer habilidades necessárias para suportar as adversidades da vida pessoal e acadêmica e, desta forma, evitar ou minimizar o adoecimento. OBJETIVO: avaliar o impacto de um programa psicoeducacional nos níveis de autoeficácia, autoestima e sintomas ansiosos e depressivos em estudantes no início da graduação em enfermagem. MÉTODOS: pesquisa multicêntrica, quase experimental, do tipo tempo-série, desenvolvida em duas instituições de ensino superior públicas, com 82 estudantes. O programa psicoeducacional foi elaborado com base no construto da autoeficácia e baseou-se nas atividades de enfermagem da intervenção "Fortalecimento da autoestima", proposta pela Nursing Interventions Classification. Os desfechos avaliados foram: autoeficácia, mensurada pela Escala de Autoeficácia Geral e Percebida; autoestima, mensurada pela Escala de Autoestima de Rosenberg; sintomas ansiosos e depressivos, avaliados pela Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão. RESULTADOS: A ansiedade e a depressão estiveram presentes em 73,17% e 31,1% dos estudantes, respectivamente. Houve maior frequência de autoestima moderada (89,02%) e o nível de autoeficácia da maioria foi moderada (31,45 pontos). O indicador 9 da NOC (Mantenho boa aparência e higiene) apresentou escore superior em relação aos demais. A autoeficácia foi associada à ansiedade (HADS-A; P<0,001) e depressão (HADS-D; P<0,001) e a autoestima não foi associada às variáveis sociodemográficas. A intervenção psicoeducacional teve efeito positivo na percepção de autoeficácia geral de estudantes de enfermagem. A autoestima e os sintomas ansiosos e depressivos não foram influenciados. CONCLUSÃO: Intervenções baseadas na saúde mental positiva são importantes métodos de prevenção e poderiam ser implementadas a cada semestre, especialmente nos primeiros anos da graduação. IMPACTO SOCIAL: Os resultados obtidos agregam dados científicos no repertório de possíveis intervenções que podem ser implementadas pela comunidade acadêmica, sendo de natureza inédita em âmbito nacional. Sugere um programa psicoeducacional, pautado em uma intervenção da NIC, que demonstrou validez no fortalecimento da percepção de autoeficácia, uma vez que prepara o jovem para o enfrentamento assertivo do estresse pessoal e acadêmico, além de amortecer efeitos negativos de depressão e ansiedade. As implicações desse estudo incluem, ainda, um avanço no contexto da prevenção primária, uma vez que abrange recursos emocionais positivos e essenciais para prevenção da instalação de condições clínicas mentais negativas, em detrimento do predomínio de estudos voltados para estudantes com quadros de depressão e ansiedade já instalados.
Abstract: The transition from high school to university can be a stressful and challenging phase. In this way, research has shown that Nursing students often have some stress, anxiety, depression and reduced coping with adversity. Therefore, it is apparent that there is a need to extend research on these interventions that can promote and strengthen the skills needed to cope with personal and academic life adversities and, thus, avoiding or reducing illness. OBJECTIVE: To evaluate the impact of a psychoeducational program on levels of self-efficacy, self-esteem, and anxious and depressive symptoms in students at the time of beginning their Nursing graduation course. METHODS: Multicentric, almost experimental, time-series type research, developed in two public institutions of higher education, with 82 students. The psychoeducational program was developed based on the construction of self-efficacy and was based on the Nursing activities of the intervention "Strengthening Self-Esteem", proposed by Nursing Interventions Classification. The outcomes evaluated were: self-efficacy, measured by the General and Perceived Self-Efficacy Scale; self-esteem, measured by the Rosenberg Self-esteem Scale; anxious and depressive symptoms, evaluated by the Hospital Anxiety and Depression Scale. RESULTS: Anxiety and depression were present in 73.17% and 31.1% of students, respectively. A higher frequency of moderate self-esteem (89.02%) and a moderate level of self-efficacy of most students (31.45 points) were observed. Indicator 9 of the NOC (I keep good appearance and hygiene) had a higher score than the others. Self-efficacy was associated with anxiety (HADS-A; P<0.001) and depression (HADS-D; P<0.001) and self-esteem was not associated with sociodemographic variables. Psychoeducational intervention had a positive effect on the perception of general self-efficacy of Nursing students. Self-esteem and anxious as well as depressive symptoms were not influenced. CONCLUSION Interventions based on positive mental health are important methods of prevention and could be developed each semester, especially during the first years of Nursing graduation. SOCIAL IMPACT: These results can provide scientific data to the directory of possible interventions that could be implemented by the academic community, since these are unprecedented in nature into the national context. A psychoeducational program based on NIC intervention is suggested since it has showed effectiveness for strengthening the perception of self-efficacy; that is, it could enable young person to face assertively personal and academic stress, in addition, diminishing negative effects of depression and anxiety. The implications of this study also comprise an advancement in the context of primary prevention, since it covers positive emotional resources that are essential to prevent the onset of negative mental clinical conditions, to the detriment of the predominance of studies aimed at students with depression and anxiety already established.
Palavras-chave: Estudantes de Enfermagem
Students, Nursing
Autoeficácia
Self Efficacy
Medicina do Comportamento
Behavioral Medicine
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Sigla da instituição: FAMERP
Departamento: Faculdade 1::Departamento 2
Programa: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Citação: Severian, Patrícia Fernandes Garcia. Impacto de uma intervenção psicoeducacional na autoeficácia percebida de estudantes de enfermagem. 2020. 96 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 1487
URI: http://bdtd.famerp.br/handle/tede/601
Data de defesa: 30-Jul-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

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