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Tipo do documento: Dissertação
Título: Proposta de simulador computacional para ensino de fatores mecânicos do parto
Autor: Braga, Lidiana Passos 
Primeiro orientador: Soler, Zaída Aurora Sperli Geraldes
Primeiro coorientador: Rodrigues, Luciene Cavalcanti
Primeiro membro da banca: Rondina, João Marcelo
Segundo membro da banca: Faria, Denise Gonzales Stelluti de
Terceiro membro da banca: Irigoyen, Beatriz Barco Tavares Jontaz
Resumo: Tecnologia pode ser definida como a aplicação prática de um conhecimento científico. Com o surgimento de tecnologias voltadas para a informação e comunicação, o processo de ensino e aprendizagem em todas as áreas do conhecimento foi ampliado e facilitado. O interesse nesta temática coloca em consonância a formação profissional da pós-graduanda, da orientadora e coorientadora desta pesquisa. Na área de Obstetrícia, uma dificuldade que se revela é a compreensão dos fatores do parto para a sua condução adequada na realização do parto normal, ou seja, aprender a "partejar". O Brasil é citado, como um campeão em cesarianas e um dos aspectos mais relacionados à tal ocorrência é que se deixou de ensinar e aprender a partejar – acompanhar o trabalho de parto de parturientes de risco obstétrico habitual -, ação realizada via de regra, em todo mundo, pela obstetriz/enfermeira(o) obstetra, cabendo ao médico a atenção àquelas com agravos na gestação e parto. Objetivo: Propor um simulador computacional para o ensino dos fatores do parto com o desenvolvimento de quatro objetos virtuais de aprendizagem: (1) Pelve Obstétrica, (2) Cabeça Fetal, (3) Relações Útero-fetais, (4) Mecanismos do Parto na apresentação cefálica fletida. Método: Trata-se de uma pesquisa metodológica aplicada, utilizando-se de desenho instrucional proposto por Galvis-Panqueva para desenvolvimento de softwares educacionais, seguindo cinco estágios: Análise, Projeto, Desenvolvimento, Avaliação e Administração. A finalidade é facilitar a compreensão dos fatores do parto para uma atenção mais eficiente durante os seus períodos clínicos realizados via vaginal, contribuindo não só para o aumento dos partos normais e para a humanização do nascimento, mas também para destacar a importância da obstetriz/enfermeira(o) obstetra neste contexto. Resultados: Dentro das etapas da metodologia Galvis-Panqueva, executamos a de Análise, Projeto e Desenvolvimento. Levantamos os itens mais necessários para os objetos virtuais, foram verificados os softwares que poderiam ser utilizados para o desenvolvimento e, por fim, foram criadas animações para a apresentação dos conteúdos necessários para o aprendizado e atividades interativas para aplicação do conhecimento adquirido. Conclusão: Ao desenvolver estes recursos pudemos verificar a grande dimensão na área de criação de objetos virtuais de aprendizagem, permitindo um novo olhar para a área de Enfermagem Obstétrica e para o processo de partejar.
Abstract: Technology can be defined as the practical application of a scientific knowledge. In addition to the advent of technologies focused on information and communication, the teaching and learning process has been expanded and facilitated in all areas of knowledge. The same interest on this theme has joined the professional education of the post-graduate student, the advisor and co-advisor of this research. The understanding of the childbirth factors for adequate conduction in the accomplishment of the normal childbirth, that is, to learn how to midwifery is a concern in the area of Obstetrics. Brazil is ponted out as a champion on cesarean section and one of the most related aspects to this occurrence is that teaching and learning on how to midwifery has been broken - to follow the women in labor of common obstetric risk -, an action usually carried out by the obstetrician / obstetrician nurse, besides the doctor's attention to those with problems in pregnancy and childbirth. Objective: To propose a computer simulator to teach the factors of childbirth with the development of four virtual learning objects: (1) Obstetric Pelvis, (2) Fetal Head, (3) Uterus-Fetal Relationships, (4) Mechanisms of Labor during flexed cephalic presentation. Method: This is an applied methodological research, using an instructional design proposed by Galvis-Panqueva for the development of educational software, following five stages: Analysis, Design, Development, Evaluation and Administration. The purpose is to facilitate the understanding of the factors of delivery for a more efficient attention during its clinical periods performed vaginally, contributing not only to the increase of normal births as well as the humanization of the birth, but also to highlight the importance of the obstetrician / nurse in this environment. Results: We have performed Analysis, Design and Development within the steps of the Galvis-Panqueva methodology. We have taken into account the most necessary items for the virtual objects, checked the software that could be used for development and, finally created animations for the presentation of the important contents for interactive learning and activity to apply the knowledge acquired. Conclusion: Developing these resources, we were able to observe the great dimension into the area of creation of virtual learning objects, allowing a new view on the area of Obstetric Nursing and the process of midwifery .
Palavras-chave: Enfermagem Obstétrica
Obstetric Nursing
Parto
Parturition
Treinamento por Simulação
Simulation Training
Parto Obstétrico
Delivery, Obstetric
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Sigla da instituição: FAMERP
Departamento: Faculdade 1::Departamento 2
Programa: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Citação: Braga, Lidiana Passos. Proposta de simulador computacional para ensino de fatores mecânicos do parto. 2019. 78 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 1463
URI: http://bdtd.famerp.br/handle/tede/593
Data de defesa: 12-Jun-2019
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

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