???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdtd.famerp.br/handle/tede/565
Tipo do documento: Dissertação
Título: Fitoterapia e essências florais no controle da ansiedade entre docentes do curso de graduação em enfermagem
Autor: Zanusso, Carmem Silvia 
Primeiro orientador: Ribeiro, Rita de Cássia Helú Mendonça
Primeiro membro da banca: Paula, Adriana Aparecida Delloiagono de
Segundo membro da banca: Pompeo, Daniele Alcalá
Terceiro membro da banca: Bertolin, Daniela Comelis
Resumo: A docência, principalmente na área da saúde, envolve atividades com intensa e constante interação entre as mais diversas pessoas, o que pode gerar impactos negativos, os quais afetam não somente as expectativas dos alunos. Contudo, é visível notar que a saúde do professor acaba sendo a mais afetada pelos impactos negativos durante o processo de ensino e aprendizagem. Objetivo: Verificar se o fitoterápico Melissa officinalis combinado com a Essência Floral Agrimony eupatoria aliviam os sintomas da ansiedade de docentes do Curso de Graduação de enfermagem em uma instituição de ensino pública. Método: Trata-se de um estudo quase experimental, com pré e pós-testes, realizado nos três departamentos de Enfermagem da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto- SP. A amostra foi constituída por 30 docentes do Curso de Graduação em Enfermagem, que foram submetidas à aplicação do Teste de Ansiedade da Escala de Beck (BAI) e classificadas nos níveis de ansiedade mínima de 0-10 pontos, leve de 11-19 pontos, moderada de 20-30 pontos e severa de 31-63 pontos. Nessa primeira fase, após a aplicação do teste BAI e, independente do resultado classificatório de ansiedade, todas as participantes tomaram placebo. Na segunda fase, o teste BAI foi reaplicado e as participantes foram alocadas a dois grupos: (1) intervenção do fitoterápico Melissa officinalis com a essência floral Agrimony, Agrimônia eupatori e (2) controle. Já na fase final, os dois grupos foram submetidos novamente ao Teste de Ansiedade da Escala de Beck (BAI). Resultados: Os escores de ansiedade, após a administração do remédio, diminuíram no grupo intervenção quando comparado ao controle. Conclusão: A combinação da administração do fitoterápico Melissa officinalies e da essência floral Agrimony eupatoria foi efetiva para reduzir a ansiedade em docentes do Curso de Graduação em Enfermagem.
Abstract: Teaching, especially in the health area, involves activities with intense and constant interaction among the most diverse people, which can generate negative impacts, which affect not only the students' expectations. However, it is noticeable that the health of the teacher ends up being the most affected by the negative impacts during the teaching and learning process. Objective: To verify if the phytotherapic Melissa officinalis combined with the Floral Essence Agrimony eupatoria alleviates the anxiety symptoms of teachers of the Undergraduate Nursing Course in a public educational institution.Method: This is a quasi-experimental study, with pre- and post-tests, carried out in the three departments of Nursing at the School of Medicine of São José do Rio Preto - SP. The sample consisted of 30 undergraduate nursing undergraduates, who were submitted to the Beck Scale Anxiety Test (BAI) and rated at the minimum anxiety levels of 0-10 points, light of 11-19 points, moderate of 20-30 points and severe of 31-63 points. In this first phase, after the application of the BAI test and, independently of the classificatory result of anxiety, all the participants took placebo. In the second phase, the BAI test was reapplied and the participants were allocated to two groups: (1) intervention of the phytotherapic Melissa officinalis with the floral essence Agrimony, Agrimônia eupatori and (2) control. In the final phase, the two groups were again submitted to the Beck Scale Anxiety Test (BAI). Results: Anxiety scores, after administration of the medication, decreased in the intervention group when compared to the control group. Conclusion: The combination of the administration of the phytotherapic Melissa officinalies and the floral essence Agrimony eupatoria was effective to reduce anxiety in undergraduate Nursing teachers.
Palavras-chave: Educação em Enfermagem
Education, Nursing
Docentes de Enfermagem
Faculty, Nursing
Fitoterapia
Phytotherapy
Transtornos de Ansiedade
Anxiety Disorders
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Sigla da instituição: FAMERP
Departamento: Faculdade 1::Departamento 2
Programa: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Citação: Zanusso, Carmem Silvia. Fitoterapia e essências florais no controle da ansiedade entre docentes do curso de graduação em enfermagem. 2019. 79 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 1447
URI: http://bdtd.famerp.br/handle/tede/565
Data de defesa: 11-Feb-2019
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CarmemSilviaZanusso_Dissert.pdfDocumento principal2,49 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.