Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/tede/56
Tipo do documento: Dissertação
Título: Pode o conhecimento do diagnóstico oncológico influenciar na experiência do paciente em tratamento quimioterápico?: A realidade de um hospital escola
Autor: Faria, Tamara Veiga 
Primeiro orientador: Cury, Patricia Maluf
Primeiro membro da banca: Bonilha, Jane Lopes
Segundo membro da banca: Serrano, Sergio Vicente
Terceiro membro da banca: Betônico, Gustavo Navarro
Resumo: Historicamente, o câncer é associado a experiências malditas, de infortúnios fisicos, mentais e sociais, sendo visto como uma doença cruel, intratável e misteriosa. A apresentação do diagnóstico é a mais delicada no processo de tratamento oncológico, pois envolve a apresentação de um diagnóstico que traz consigo uma grande carga de preconceito pela maioria dos pacientes, agregado ao medo, incertezas sobre o futuro e imagens pré-concebidas do tratamento oncológico. Sabe-se que o envolvimento do paciente no tratamento é fundamental e que, portanto para que ele decida sobre sua terapêutica será necessário que ele conheça seu diagnóstico. A quimioterapia, uma opção terapêutica para o câncer, também évista como sendo muito assustadora, pois muitas pessoas têm idéias preconcebidas sobre ela e principalmente quanto seus efeitos colaterais. Com isso, defmimos como objetivo geral deste estudo "Correlacionar o conhecer o diagnóstico de doença oncológica e as experiências durante o tratamento" Trata-se de uma pesquisa qualitativa na qual a amostra constou 6 pacientes sendo que 3 tinham conhecimento do diagnóstico e 3 o desconheciam. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas e de observações dos participantes no contexto sociocultural hospitalar e domiciliar. A análise dos dados foi realizada segundo a análise de conteúdo de Bardin. As unidades de significados foram: A descoberta da doença, a indicação e início do tratamento, os efeitos colaterais e a importância das informações de enfermagem e os sonhos. Com as experiências relatadas pelos informantes foi possível compreender que a principal influência no tratamento quimioterápico depende das características pessoais, culturais e sociais que cada paciente traz consigo. O conhecimento do diagnóstico oncológico faz com que o paciente tenha mais esperança e mais força para enfrentar a doença. Nota de Resumo No entanto o paradoxo da pesquisa foi que aqueles que não conhecem o diagnóstico seguem melhor as orientações dadas durante a consulta de enfermagem, porém apresentam-se fragilizados muitas das vezes e com dúvidas constantes sobre o tratamento. A pesquisa realça a necessidade de o profissional mudar sua linguagem no momento da revelação do diagnóstico, pois a utilização de alguns termos pode contribuir para atribuição de significados diferentes da realidade.
Palavras-chave: Enfermagem Oncológica
Enfermagem Pediátrica
Serviço Hospitalar de Oncologia
Quimioterapia
Enfermería Oncológica
Oncologic Nursing
Enfermería Pediátrica
Pediatric Nursing
Servicio de Oncología en Hospital
Oncology Service, Hospital
Drug Therapy
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::CLINICA MEDICA::NEFROLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Sigla da instituição: FAMERP
Departamento: Medicina Interna; Medicina e Ciências Correlatas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde
Citação: FARIA, Tamara Veiga. Pode o conhecimento do diagnóstico oncológico influenciar na experiência do paciente em tratamento quimioterápico?: A realidade de um hospital escola. 2009. 50 f. Dissertação (Mestrado em Medicina Interna; Medicina e Ciências Correlatas) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/56
Data de defesa: 9-Jun-2009
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tamaraveigafaria_diseert.pdf277,55 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.