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Tipo do documento: Dissertação
Título: Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade em escolares de São José do Rio Preto e categorização de publicações sobre o tema
Autor: Darim, Naiara Perin 
Primeiro orientador: Fucuta, Patrícia da Silva
Primeiro membro da banca: Miyazaki, Maria Cristina Oliveira Santos
Segundo membro da banca: Pasqual, Priscila Silveira Duarte
Resumo: O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é o transtorno de aprendizagem mais discutido na última década; sua prevalência e o consumo dos medicamentos para o seu tratamento vêm aumentando. Objetivos: Os objetivos desse trabalho foram avaliar a prevalência do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade nas escolas de São José do Rio Preto e organizar as publicações sobre TDAH feitas na última década por psicólogos brasileiros. Método: Para coletar dados sobre o TDAH na cidade, todas as escolas que concordaram em participar da pesquisa foram visitadas e responderam a um questionário; para categorizar as publicações dos psicólogos foi feita pesquisa nos principais periódicos online, e dentre aqueles, os selecionados foram lidos e categorizados. Resultados: Das duzentas e cinquenta e duas escolas de São José do Rio Preto, 181 (72%) participaram da pesquisa, que alcançou um total de 62.899 alunos. A prevalência de alunos com diagnóstico de TDAH foi 1,32%, e de alunos medicados com metilfenidato 1,2%. Houve um número mais alto de alunos diagnosticados com TDAH nas escolas particulares. Entre os alunos medicados, 89 eram menores de 6 anos, o que contradiz a indicação da bula do medicamento. Sobre a categorização de publicações, foram selecionadas e organizadas 203 publicações. Conclusões: De acordo com os dados coletados, o relato de TDAH nas escolas em São José do Rio Preto foi 1,32% e o uso de metilfenidato foi relatado em 1,2% dos casos; um número considerável de crianças abaixo de 6 anos fazendo uso do medicamento foi encontrado. Com a categorização das publicações ficou claro que a maioria das pesquisas são de campo, a área da psicologia mais abordada é a Neuropsicologia e que as orientações do Conselho Federal de Psicologia sobre evitar a patologização e medicalização da infância fazem parte de diversas pesquisas da categoria sobre o assunto.
Abstract: Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is the most discussed learning disorder in the last decade; Its prevalence and the consumption of the medicines for its treatment have been increasing. Goals: The goals of this study were to evaluate the prevalence of Attention Deficit Hyperactivity Disorder at São José do Rio Preto’s schools and to organize the publications on ADHD made in the last decade by Brazilian psychologists. Method: To collect data on ADHD in the city, all schools that agreed to participate in the survey were visited and answered a questionnaire; To categorize the publications of psychologists a research was done in the main online journals, and among those, the selected were read and categorized. Results: Of the 250 schools in São José do Rio Preto, 181 (72%) participated in the study, which reached a total of 62,899 students. The prevalence of students diagnosed with ADHD was 1.32%, and of students receiving methylphenidate 1.2%. There were a higher number of students diagnosed with ADHD in private schools. Among the medicated students, 89 were under the age of 6, which contradicts the indication of usage of this kind of medication. About the categorization of publications, 203 publications were selected and organized. Conclusions: According to the data collected, the report of ADHD in schools in São José do Rio Preto was 1.32% and methylphenidate use was reported in 1.2% of cases; A considerable number of children under 6 years of age using the drug were found. With the categorization of the publications it became clear that the majority of the researches are of field, the area of psychology more approached is Neuropsychology and that the orientations of the Federal Council of Psychology on avoiding the pathologization and medicalization of childhood are part of several researches of the category about the subject.
Palavras-chave: Attention Deficit Disorder with Hyperactivity
Specific Learning Disorder
Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade
Transtorno de Aprendizagem Específico
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::8765449414823306929::600
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Sigla da instituição: FAMERP
Departamento: Faculdade 2::Departamento 3::2806819863218485658::500
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia::2588426296948062698::500
Citação: Darim, Naiara Perin. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade em escolares de São José do Rio Preto e categorização de publicações sobre o tema. 2016. 71 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 1381
URI: http://bdtd.famerp.br/handle/tede/491
Data de defesa: 15-Dez-2016
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

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