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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/tede/314
Tipo do documento: Dissertação
Título: Qualidade de vida profissional de atendentes de Central de Telecomunicações
Autor: Parise, Janaina Amoriele 
Primeiro orientador: Soler, Zaída Aurora Sperli Geraldes
Primeiro membro da banca: Freitas, Luciana Venancio Secches de
Segundo membro da banca: Beretta, Denise
Resumo: Introdução: Com as inovações tecnológicas relacionadas ao desenvolvimento da Internet, o setor de telecomunicações foi reestruturado, resultando em ritmo de trabalho desgastante e adoecimento dos trabalhadores de diferentes setores computacionais. Na área de telefonia móvel o processo de trabalho revela necessidade de pesquisas sobre a qualidade de vida profissional de teleatendentes. Objetivo: Avaliar a qualidade de vida no trabalho de atendentes de uma central de telecomunicações, segundo variáveis sóciodemográficas e problemas no processo laboral. Metodologia: Pesquisa de delineamento descritivo-exploratório, com análise quantitativa dos dados, desenvolvida com atendentes de uma empresa prestadora de serviços no setor de telecomunicações, situada em São José do Rio Preto. A pesquisa foi aprovada por Comitê de Ética em pesquisa em seres humanos e foram utilizados dois questionários: um sóciodemográfico e o validado - QVP 35, versão brasileira. Resultados: Na caracterização dos trabalhadores teve-se: 80,2% do sexo feminino; 66,3 % solteiros; escolaridade até ensino médio, idade média de 28 anos; 92,9% único emprego, tempo médio de trabalho na empresa de 3 anos e jornada diária de 6 horas de trabalho. Relataram como positivo na QVP: Motivação Intrínseca, Capacitação para o trabalho, Recursos disponíveis e Apoio Social, enquanto que a Carga de trabalho e o Apoio Organizacional foram destacados como aspectos negativos na empresa. Conclusão: Os resultados deste estudo revelam as áreas que mais comprometem a qualidade de vida profissional na empresa e subsidiam ações do enfermeiro do trabalho que contribuam para a diminuição do adoecimento dos trabalhadores e maior produtividade para a empresa.
Abstract: Introduction: Technological innovations related to the Internet have caused the restructuring of the telecommunications industry and resulted in an exhausting pace of work and illness among workers from different Telecommunications and Computing sectors. Thus, the professional quality of life of call center workers needs to be studied carefully. Objective: To assess the professional quality of life of call center workers, according to socio-demographic characteristics and problems in the labor process. Methods: This is a descriptive, exploratory, quantitative study conducted with call center workers of a telecommunications company in Sao Jose do Rio Preto, SP. This study was approved by the Ethics Committee for Research on Human Subjects. We used two questionnaires: a socio-demographic questionnaire and the Brazilian validated version of the Professional Quality of Life Questionnaire (ProQoL-35). Results:Workers's socio-demographic characteristics: 80.2% were female; 66.3% were single; up to high school education; mean age 28 years; for 92.9% it was their only job; mean time of work in the company was 3 years; 6-hour work days. Positive PQoL factors reported: Intrinsic motivation, training, available resources and social support. Negative PQoL factors reported: workload and (perceived) organizational support. Conclusion: The results of this study reveal the factors that most affect the professional quality of life in the company studied and contribute to the implementation of actions by occupational health nurses to reduce illness among workers and increase productivity for the company.
Palavras-chave: Qualidade de Vida
Quality of Life
Rede de Telecomunicações
Telecommunication Network
Condições de Trabalho
Working Conditions
Saúde do Trabalhador
Occupational Health
Enfermagem do Trabalho
Occupational Health Nursing
Área(s) do CNPq: ENFERMAGEM::ENFERMAGEM DE SAUDE PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Sigla da instituição: FAMERP
Departamento: Faculdade 1::Departamento 1
Programa: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Citação: Parise, Janaina Amoriele. Qualidade de vida profissional de atendentes de Central de Telecomunicações. 2014. 59 p. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Enfermagem) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 1221
URI: http://hdl.handle.net/tede/314
Data de defesa: 5-Dez-2014
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

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