Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.famerp.br/handle/tede/559
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Michele Fragua de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3279031424889352por
dc.contributor.advisor1Cesarino, Cláudia Bernardi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0387180975003759por
dc.contributor.referee1Vendramini, Silvia Helena Figueiredo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2143064338145473por
dc.contributor.referee2Gomes, Jomara Brandini-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4559970706433442por
dc.date.accessioned2019-07-05T17:32:49Z-
dc.date.issued2018-12-11-
dc.identifier.citationOliveira, Michele Fragua de. Processo de aprendizagem das inteligências múltiplas utilizando a pedagogia de projetos com adolescentes. 2018. 109 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto.por
dc.identifier.doi1443por
dc.identifier.urihttp://bdtd.famerp.br/handle/tede/559-
dc.description.resumoAs Doenças Renais (DR) podem muitas vezes levar a perda progressiva da função renal. Portanto, é importante o desenvolvimento de atitudes preventivas baseadas na cooperação, no respeito às singularidades, o estímulo à intersetorialidade e o compromisso com a integridade do ser humano. Assim, o ambiente escolar tem como missão primordial desenvolver processos de ensino aprendizagem e desempenhar papel fundamental na formação e atuação das pessoas em todas as circunstâncias da vida social. Objetivo: Analisar o processo de aprendizagem das Inteligências Múltiplas utilizando a Pedagogia de Projetos com adolescentes na prevenção de DR. Metodologia: Trata-se de pesquisa-ação, com abordagem qualitativa desenvolvida no ano de 2018. Fez parte da pesquisa uma amostra conveniente de cinco adolescentes escolares de 14 anos de idade, regularmente matriculados em escola de ensino fundamental. Foi utilizada para coleta de dados a questão norteadora “Conte-me como foi realizar esse trabalho em sua vida”. A pesquisa fundamentou-se no referencial teórico das inteligências múltiplas e usou como ferramenta a Pedagogia de Projetos. Para a análise dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo de Bardin. Resultados: As categorias observadas foram: prevenção de doenças renais, construção de conhecimento e qualidade de vida. O processo de aprendizagem das inteligências múltiplas utilizando a Pedagogia de Projetos com adolescentes atende a diversidade humana, visto que cada ser é único. Conclusão: Os participantes do estudo apresentaram protagonismo na elaboração de atividades de prevenção de doenças renais e possibilitou a promoção da saúde e prevenção de doenças renais no ambiente escolar entre adolescentes.por
dc.description.abstractKidney Disease (KD) often leads to progressive loss of kidney function, thus a preventive procedure based on cooperation, respect for the patients’ particularities, encouraging intersectoral actions, and a commitment to the patients’ integrity is important. Therefore, schools’ primary mission is to develop teaching/learning process and play an essential role in the education of people in all aspects of social life. Objective: To analyze the Multiple Intelligences learning process applying the pedagogy of projects tool addressing the prevention of KD among adolescents. Methodology: This action research with a qualitative approach was conducted in 2018. It was part of a project that included a convenience sample composed of five adolescents, aged 14 years old and regularly enrolled in middle school. The following question guided data collection: “Tell me what it was like to perform this work in your life”. The study was based on the Multiple Intelligences Theory and employed the Pedagogy of Projects tool. Data were analyzed using Bardin’s content analysis. Results: Categories included kidney disease prevention and the construction of knowledge and quality of life. The Multiple Intelligences learning process using the Pedagogy of Projects among adolescents respects human diversity considering each individual is unique. Conclusion: The study’s participants played a leading role in the development of activities concerning the prevention of kidney diseases and enabled health promotion and prevention of kidney disease in the school environment of adolescents.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Suzana Dias (suzana.dias@famerp.br) on 2019-07-05T17:32:49Z No. of bitstreams: 1 MichelFraguadeOliveira_Dissert.pdf: 4789579 bytes, checksum: e4a5f3100f39e7af55c7b7367b700025 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-05T17:32:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MichelFraguadeOliveira_Dissert.pdf: 4789579 bytes, checksum: e4a5f3100f39e7af55c7b7367b700025 (MD5) Previous issue date: 2018-12-11eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdade de Medicina de São José do Rio Pretopor
dc.publisher.departmentFaculdade 1::Departamento 2por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsFAMERPpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Enfermagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectNefropatiaspor
dc.subjectKidney Diseaseseng
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectLearningeng
dc.subjectAdolescentepor
dc.subjectAdolescenteng
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpor
dc.titleProcesso de aprendizagem das inteligências múltiplas utilizando a pedagogia de projetos com adolescentespor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MichelFraguadeOliveira_Dissert.pdfDocumento principal4,68 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.