Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.famerp.br/handle/tede/458
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorConstantino, Elaine-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3665011971237885por
dc.contributor.advisor1Moraes, Maria Silvia de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0797025354871785por
dc.contributor.referee1Nagamine, Kazuo Kawano-
dc.contributor.referee2Santos, Tiago Vinicius André dos-
dc.date.accessioned2018-11-06T18:25:11Z-
dc.date.issued2018-03-23-
dc.identifier.citationConstantino, Elaine. A utopia do ensinar. 2018. 42 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto.por
dc.identifier.doi1363por
dc.identifier.urihttp://bdtd.famerp.br/handle/tede/458-
dc.description.resumopresente estudo tem a finalidade de verificar fatores estressores de professores em sala de aula com alunos de inclusão nas escolas públicas, frente a queixas constantes de problemas físicos e psicológicos, apresentados por esses profissionais, além do aumento de abandono de cargo e dificuldades em lidar com a inclusão. A amostra para a pesquisa contou com professores concursados efetivos da rede pública em atuação por mais de três anos, graduados em pedagogia e com pós – graduação na área da educação, com no mínimo uma inclusão por classe. A pesquisa também procura levantar os motivos do absenteísmo dos professores frente ao modo de como lidam com diagnósticos variados na ausência de uma equipe multifuncional de apoio, observando se há resultados satisfatórios de ensino/aprendizagem. Todos os professores participaram de livre e espontânea vontade e assinaram o termo de consentimento conforme requisição do Comitê de Ética da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto/SP.por
dc.description.abstractThe present study aims to verify the stressors of teachers in the classroom with students of inclusion in public schools, in the face of constant complaints of physical and psychological problems presented by these professionals, in addition to the increase in dismissal and difficulties in dealing with inclusion. The research sample was effective teachers of the public education network that were actives for more than three years, graduated in pedagogy and postgraduate in the area of education, with at least one inclusion per class. The research also seeks to raise teachers' absenteeism motives as to how they deal with varied diagnoses in the absence of a multifunctional support team, noting satisfactory teaching / learning outcomes. All the professors participated of their own free will and signed the consent form as requested by the Ethics Committee of “Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto” / SP.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Suzana Dias (suzana.dias@famerp.br) on 2018-11-06T18:25:11Z No. of bitstreams: 1 ElaineConstantino_dissert.pdf: 322808 bytes, checksum: 27ea28fdc438f43584c69cf98723a5e8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-11-06T18:25:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ElaineConstantino_dissert.pdf: 322808 bytes, checksum: 27ea28fdc438f43584c69cf98723a5e8 (MD5) Previous issue date: 2018-03-23eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdade de Medicina de São José do Rio Pretopor
dc.publisher.departmentFaculdade 2::Departamento 3::2806819863218485658::500por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsFAMERPpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia::2588426296948062698::500por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMainstreaming (Education)eng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectStress, Psychologicaleng
dc.subjectInclusão Educacionalpor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectEstresse Psicológicopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::8765449414823306929::600por
dc.titleA utopia do ensinarpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ElaineConstantino_dissert.pdfDocumento principal315,24 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.