Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.famerp.br/handle/tede/387
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilveira, Patricia Cristina-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5437966803791550por
dc.contributor.advisor1Werneck, Alexandre Lins-
dc.contributor.referee1Rodrigues, Luciene Cavalcanti-
dc.contributor.referee2Cesarino, Claudia Bernardi-
dc.date.accessioned2017-12-21T15:54:24Z-
dc.date.issued2017-02-22-
dc.identifier.citationSilveira, Patricia Cristina. Design instrucional para disciplina de tecnologia da informação na pesquisa e na educação à distância na área de saúde. 2017. 103 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto.por
dc.identifier.doi1303por
dc.identifier.urihttp://bdtd.famerp.br/handle/tede/387-
dc.description.resumoObjetivo: Desenvolver a disciplina “Tecnologia da Informação na Pesquisa na Educação à Distância na Área da Saúde” em ambiente virtual de aprendizagem com aplicação do Design Instrucional Contextualizado. Método: Estudo descritivo, transversal e quantitativo-qualitativo realizado entre março e outubro de 2015. Referências teóricas de metodologias ativas e aplicação das fases de análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação que constituem o design instrucional contextualizado para o ensino-aprendizagem com uso de recursos tecnológicos. Resultados: O conteúdo da disciplina, distribuído em diferentes mídias e atividades com recursos tecnológicos, promove interações on-line entre alunos e professores-tutores em ambiente virtual de aprendizagem. A maioria dos alunos (76%) pertence a Geração Y, 76% são graduados em Enfermagem e 90% são pós-graduados (especialização, aperfeiçoamento e aprimoramento). A disciplina teve avaliação global de 38% como “excelente” e 52% como “boa”, sendo que 90% dos alunos desejam que outras disciplinas da pós-graduação façam uso de ambientes virtuais de aprendizagem. Conclusão: O design instrucional contextualizado proporcionou um ambiente virtual para acesso de material didático e mediação dialógica professor-aluno como suporte às aulas presenciais.por
dc.description.abstractObjective: Develop the discipline “Information Technology in Research and in Distance Education in Health Sciences” in a Virtual Leaning Environment with the application of Contextualized Instructional Design." Method: We carried out a descriptive, transversal, qualitative and quantitative study from March to October 2015. We used theoretical references of active methodologies and the application of the phases of analysis, design, development, implementation, and evaluation that constitute the instructional design contextualized for teaching and learning with use of technology resources. Results: The content of the discipline, distributed in different media and activities with technological resources, promoted online interactions between students and teachers-tutors in a virtual-learning environment. Most of the students (76%) belong to Y Generation; 76% are nursing graduated students, and 90% are post-graduates (specialization, Enhancement, and improvement for non-medical professionals). The discipline had an overall rating of 38% as "excellent," and 52% as "good." The vast majority of the students (90%) wish that other postgraduate courses also use virtual-learning environments. Conclusion: The contextualized instructional design provided a virtual environment for access to educational material and teacher-student dialogic mediation as a support for in person classes.eng
dc.description.abstractObjetivo: Desarrollar una disciplina "Tecnologia de la Información sobre la Investigación en la Educación en el Área de la Salud" en ambiente virtual de aprendizaje con la aplicación del Diseño Instrucional Contextualizado. Método: Estudio descritivo, transversal y cuantitativo-cualitativo realizado entre marzo y octubre de 2015. Referencias teóricas de metodologías ativas y aplicadas en las fases de análisis, diseño, desarrollo, implementación y evaluación que constituyen el diseño instrucional contextualizado para el aprendizaje de los recursos tecnológicos. Resultados: Contenido de la disciplina, distribuido en diferentes medios y actividades, con recursos tecnológicos, promovido por interacciones on-line entre alumnos y profesores-tutores en ambiente virtual de aprendizaje. Gran parte de los alumnos (76%) pertenece a la generación Y, 76% están graduados en Enfermería y 90% en post-grado (especialización, máster y perfeccionamento). La disciplina tuvo evaluación global de 38% como "excelente" y 52% como "buena", siendo que el 90% de los alunos desea que otras disciplinas de la post-graduación use ambientes virtuales de aprendizaje. Conclusión: El diseño instrucional contextualizado proporcionó un entorno virtual para tener acceso a los materiales educativos y la mediación diálogica profesor-alumno como apoyo a las clases regulares.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Fabíola Silva (fabiola.silva@famerp.br) on 2017-12-21T15:54:24Z No. of bitstreams: 1 patriciacsilveira_dissert.pdf: 3523439 bytes, checksum: 94c72873ccd3fb79fdf51691f49330e4 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-21T15:54:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 patriciacsilveira_dissert.pdf: 3523439 bytes, checksum: 94c72873ccd3fb79fdf51691f49330e4 (MD5) Previous issue date: 2017-02-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdade de Medicina de São José do Rio Pretopor
dc.publisher.departmentFaculdade 1::Departamento 2::2907770059257635076::600por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsFAMERPpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Enfermagem::5708931012041588413::500por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducation, Nursingeng
dc.subjectEducation, Distanceeng
dc.subjectInformation Technologyeng
dc.subjectTecnologia Educacionalpor
dc.subjectEducational Technologypor
dc.subjectEducação em Enfermagempor
dc.subjectEducação a Distânciapor
dc.subjectTecnologia da Informaçãopor
dc.subjectTecnología Educacionalspa
dc.subjectEducación en Enfermeríaspa
dc.subjectEducación a Distanciaspa
dc.subjectTecnología de la Informaciónspa
dc.subject.cnpqENFERMAGEM::ENFERMAGEM DE SAUDE PUBLICA::5647390027954931658::600por
dc.titleDesign instrucional para disciplina de tecnologia da informação na pesquisa e na educação à distância na área de saúdepor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
patriciacsilveira_dissert.pdf patriciacsilveira_dissert3,44 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.